• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

A ONU não pode ficar silenciosa’, diz Lula ao defender reforma da governança global, em Barcelona

abril 18, 2026

Novo aparelho vai acelerar diagnóstico de câncer infantil em São Paulo

abril 18, 2026

Alunos do ICEIA mergulham em jogo que revela perigos invisíveis dentro de casa

abril 18, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • A ONU não pode ficar silenciosa’, diz Lula ao defender reforma da governança global, em Barcelona
  • Novo aparelho vai acelerar diagnóstico de câncer infantil em São Paulo
  • Alunos do ICEIA mergulham em jogo que revela perigos invisíveis dentro de casa
  • Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia
  • Lula alerta sobre risco de bets e big techs para famílias e democracia
  • 5ª Grande Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo acontece neste sábado
  • Prefeitura decreta ponto facultativo na véspera do feriado de Tiradentes
  • Limpec participa de fórum internacional de Biogás e Biometano e ressalta planos para Camaçari
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
Home»Educação»Quadrinhos viram ferramenta de conscientização social na EJA
Educação

Quadrinhos viram ferramenta de conscientização social na EJA

PatriciaBy Patriciaabril 5, 2026Updated:abril 5, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Fisenge/Divulgação/Agência Brasil

Ao buscar uma maneira de debater o assédio moral e a violência de gênero no ambiente de trabalho, um grupo de pedagogos da Universidade do Estado de São Paulo (USP) incluiu, na sua apostila de aprendizado da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma forma divertida de conscientização.

Em 2026, a partir da apostila Práticas de Alfabetização e de Matemática – anos iniciais do ensino fundamental, alunos da EJA puderam conhecer a Engenheira Eugênia, uma personagem criada em 2013 pelo coletivo de mulheres da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge). Ela surgiu para dar voz às mulheres da profissão e suas lutas por direitos trabalhistas.

Para a diretora do coletivo de mulheres da Fisenge, uma das cocriadoras do projeto, Simone Baía, a demanda era necessária.

“Em uma categoria que até então, hoje em dia tem mudado um pouco, mas naquela época ainda era muito masculina, era um massacre, a quantidade de homens era muito maior do que agora. Nós tínhamos que ter um instrumento, uma maneira fácil de transmitir a coisa”, diz.

A maneira foi criar uma série de tirinhas em quadrinhos publicadas no site da federação, explorando temas como assédio moral, violência contra a mulher, instalação de banheiro feminino em canteiros de obras e no campo, combate ao racismo e à LGBTQIAPNfobia.

Segundo Simone Baía, é papel dos sindicatos criar pontes de diálogo com a sociedade, e a educação é uma ferramenta essencial para essa transformação. E parte desse trabalho chegou até a EJA, pensando na conscientização dos alunos sobre violência de gênero no ambiente de trabalho.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Educação

Brasília (DF), 31/03/2026 - História em quadrinhos vira ferramenta de conscientização social na EJA. Tirinhas da Engenheira Eugênia fazem parte do material de apoio pedagógico. Foto: Fisenge/Divulgação

Brasília (DF), 31/03/2026 – História em quadrinhos vira ferramenta de conscientização social na EJA. Tirinhas da Engenheira Eugênia fazem parte do material de apoio pedagógico. Foto: Fisenge/Divulgação – Fisenge/Divulgação

No quadrinho escolhido, a Engenheira Eugênia sofre assédio moral do seu chefe durante o trabalho e é desqualificada por ele por ser mulher. A proposta da atividade vai além do conteúdo: convida estudantes a reconhecerem essas situações e a refletirem, por meio do diálogo, sobre respeito, igualdade e direitos no ambiente profissional.

E não é a única interação entre o projeto do coletivo e propostas em sala de aula. A iniciativa Viaduto literário apresentou os quadrinhos para crianças do Morro da Providência, na região central do Rio de Janeiro, buscando conscientizar as crianças sobre oportunidades e representatividade.

“As professoras mostraram e aí perguntaram, o que é um engenheiro? O que é uma engenheira? Eles disseram que era uma profissão de gente rica, que não era para eles”, ressaltou Simone.

Nos quadrinhos, a personagem principal é uma mulher negra, engenheira com 15 anos de profissão, mãe de dois filhos e divorciada.

Para o coletivo, era importante trabalhar a representatividade desde o início, quebrando estereótipos ligados à área da engenharia e gerando identificação com a realidade das mulheres que fazem a “jornada dupla”, conciliando o emprego remunerado com as atividades domésticas.

“Tira essa coisa de que a engenharia é só uma profissão de gente rica e que não se preocupa com os pobres. Você traz para a questão realmente social, que é a nossa preocupação enquanto sindicato de federação”, destacou.

Conquistas 

A personagem Engenheira Eugênia já foi traduzida para o inglês, apresentada pelo coletivo em fóruns sindicais internacionais, virou animação e também ganhou espaço em tirinhas de marca página. Em 2016 a iniciativa ganhou o Prêmio Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho) de Direitos Humanos na categoria cidadã em comunicação sindical.

“A gente mantém esse trabalho porque nós entendemos que é uma forma importante de comunicação, de discussão, e a gente quer uma sociedade melhor. Então entendemos que ela pode contribuir com isso também. Discutir é o primeiro passo para mudar alguma coisa”, disse Simone Baía.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleBombeiros buscam por mulher desaparecida após chuva em Piracicaba
Next Article Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz
Patricia

Related Posts

Alunos do ICEIA mergulham em jogo que revela perigos invisíveis dentro de casa

abril 18, 2026

Totem com inteligência artificial é destaque do estande do Governo, na Bienal do Livro da Bahia

abril 17, 2026

Lula diz que país não precisa de escola cívico-militar na educação

abril 16, 2026

Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025

abril 15, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

A ONU não pode ficar silenciosa’, diz Lula ao defender reforma da governança global, em Barcelona

By Patriciaabril 18, 20260

Agência Gov | Via Planalto O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado,…

Novo aparelho vai acelerar diagnóstico de câncer infantil em São Paulo

abril 18, 2026

Alunos do ICEIA mergulham em jogo que revela perigos invisíveis dentro de casa

abril 18, 2026

Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia

abril 18, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.