• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

julho 7, 2026

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho
  • Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas
  • Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro
  • Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça
  • Nova Policlínica de Camaçari inicia atendimentos nesta segunda-feira
  • PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula
  • Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho
  • PND 2026: prazo de inscrição é prorrogado até sexta-feira
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz
Brasil

Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz

PatriciaBy Patriciaabril 5, 2026Updated:abril 5, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Imagem ilustrativa / Divulgação / Freepik

O número de casos de influenza A permanece em crescimento no Brasil. De acordo com a nova edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a maior parte dos estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste está em alerta por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que representa risco ou alto risco com sinal de crescimento.

O boletim alerta que a influenza A, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus são as causas na maioria dessas ocorrências de SRAG e podem resultar em morte nos casos mais graves.

Conforme os registros do InfoGripe, divulgados nesta quarta-feira (1º), nas quatro últimas semanas epidemiológicas, 27,4% foram casos positivos de influenza A; 1,5% de influenza B; 17,7% de vírus sincicial respiratório; 45,3% de rinovírus; e 7,3% de Sars-CoV-2 (covid-19).

Nas anotações de óbitos em igual período, entre os registros positivos, houve a presença destes mesmos vírus com 36,9% de influenza A, de 2,5% influenza B, 5,9% de vírus sincicial respiratório, 30% de rinovírus e 25,6% de Sars-CoV-2 (Covid-19). “O estudo é referente à Semana Epidemiológica 12, período de 22 a 28 de março”, acrescentou a Fiocruz no texto de divulgação do Boletim.
Vacinação

Para os pesquisadores, diante desse quadro, a imunização contra a influenza se torna ainda mais necessária, o que pode ser facilitado pela Campanha Nacional de Vacinação, que teve início no sábado passado (28) nessas regiões onde vem sendo registrado o avanço dos casos.

A ação, que é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, com apoio de estados e municípios, continua até 30 de maio, e a população pode procurar a imunização gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

‐É fundamental que pessoas dos grupos prioritários, como idosos, crianças, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde e da educação, estejam em dia com a vacina contra a influenza‑, afirmou a pesquisadora da Fiocruz Tatiana Portella.

Ela chama atenção ainda para a importância de as gestantes, a partir da 28ª semana, se vacinarem contra o VSR, para garantir proteção aos bebês desde o nascimento.

A pesquisadora recomendou também que as pessoas dos estados onde ocorrem evolução de SRAG usem máscaras em locais fechados e com maior aglomeração, principalmente as que integram os grupos de risco. Tatiana Portella ressaltou, ainda, a importância de manter a higiene, como lavar sempre as mãos.

“Em caso de sintomas de gripe ou resfriado, o ideal é manter o isolamento. Se isso não for possível, a orientação é sair de casa usando uma máscara de boa qualidade, como PFF2 ou N95”, sugeriu.

Fonte: Agência Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleQuadrinhos viram ferramenta de conscientização social na EJA
Next Article Unidades de conservação do Brasil participam de exposição na Alemanha
Patricia

Related Posts

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho

julho 6, 2026

Hospital do Homem completa dois anos com mais de 16 mil cirurgias realizadas

julho 6, 2026

Com Haaland “carrasco”, Noruega vence e Brasil deixa a Copa do Mundo

julho 6, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

By Patriciajulho 7, 20260

Foto: Camila Souza/GOVBA A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes…

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026

Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça

julho 7, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.