• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

IBGE estima safra de grãos recorde em 2026: 354,5 milhões de toneladas

outubro 15, 2026

Travessia Itaparica-Salvador reunirá provas de diversas categorias nos dias 14 e 15 de novembro

outubro 15, 2026

Hospital Aristides Maltez e Instituto Protea realizam mutirão  de câncer de mama 

outubro 15, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • IBGE estima safra de grãos recorde em 2026: 354,5 milhões de toneladas
  • Travessia Itaparica-Salvador reunirá provas de diversas categorias nos dias 14 e 15 de novembro
  • Hospital Aristides Maltez e Instituto Protea realizam mutirão  de câncer de mama 
  • Sedur promove vivência agroecológica e valoriza saberes tradicionais com estudantes de Camaçari
  • Dia do Professor: projeto antirracista de Camaçari contribui para a formação de uma nova consciência entre estudantes
  • Anvisa aprova novo medicamento para tratar lúpus
  • Candidato já pode conferir onde fará reaplicação da PND, no domingo
  • Senado aprova PEC do fim da escala 6×1 e trabalhador terá dois dias de folga por semana
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Educação»Sedur promove vivência agroecológica e valoriza saberes tradicionais com estudantes de Camaçari
Educação

Sedur promove vivência agroecológica e valoriza saberes tradicionais com estudantes de Camaçari

PatriciaBy Patriciaoutubro 15, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur) proporcionou aos estudantes do 3º ano do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas uma experiência de contato com a agroecologia e os saberes tradicionais. A atividade, promovida pela Diretoria de Meio Ambiente da pasta, por meio do Projeto Capacitações Ambientais, foi realizada na quarta-feira (14), no Sítio Dona Lúcia, localizado na comunidade Pinhão Manso, situada na zona rural do município.  

Durante uma trilha pelo quintal amazônico do sítio, os estudantes conheceram diferentes espécies de plantas e aprenderam sobre como podem ser aplicadas na alimentação e na medicina tradicional. Entre os destaques estavam as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), além de frutas e folhas com propriedades medicinais. A vivência também proporcionou a troca de conhecimentos sobre o cultivo e o uso das ervas, bem como a importância para a preservação da biodiversidade.

Ao compartilhar seus conhecimentos com os jovens, a agricultora Maria Lúcia Firmo de Oliveira, proprietária do sítio, destacou a importância de preservar e transmitir os saberes tradicionais às novas gerações. “Receber esses estudantes aqui é uma oportunidade de mostrar a riqueza que existe na natureza e ensinar que muitas das plantas que temos no nosso quintal podem servir de alimento e contribuir para o nosso bem-estar. São conhecimentos que aprendemos com nossos antepassados e que precisam continuar sendo compartilhados e valorizados”, ressaltou.

Para a estudante do 3º ano, Echeley Shakira, a visita foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a natureza e reconhecer a importância das práticas sustentáveis. “Foi uma experiência muito enriquecedora, porque pudemos conhecer de perto plantas que, muitas vezes, passam despercebidas no nosso dia a dia e aprender mais sobre suas utilidades. Também foi importante conhecer essa realidade e entender como podemos cuidar melhor do meio ambiente a partir de atitudes simples”, destacou.

A professora Deise Luz ressaltou que a atividade aproximou os alunos da natureza e possibilitou o resgate com suas próprias histórias familiares. “A visita técnica ao Sítio Dona Lúcia, proporcionou o contato direto dos estudantes com a natureza. E não somente isso, mas também o resgate de suas raízes e ancestralidade. Muitos deles relataram saberes relacionados às plantas e ervas, resgatando aprendizados e vivências familiares. Para outros, tudo era novidade. E ao final, todos manifestaram gratidão e alegria de estarem ali”, afirmou.

A docente também destaca que a experiência contribuiu para ampliar a percepção dos estudantes sobre o território onde vivem e a importância da preservação ambiental. “O bonito é que, para todos, inclusive nós, professoras, foi um momento de aprender, de viver o presente e repensar a nossa relação com o meio ambiente, o respeito à terra e à agricultura familiar, ampliando nossos horizontes em relação ao território e à cultura de nossa própria cidade”, acrescentou.

A docente também destacou que a experiência contribuiu para ampliar a percepção dos estudantes sobre o território onde vivem e a importância da preservação ambiental. “O bonito é que, para todos, inclusive para nós, professoras, foi um momento de aprender, de viver o presente, de repensar a nossa relação com o meio ambiente, além do respeito à terra e à agricultura familiar, ampliando nossos horizontes em relação ao território e à cultura de nossa própria cidade”, acrescentou.

O Projeto Capacitações Ambientais tem como objetivo fortalecer a consciência ambiental e aproximar os jovens de práticas sustentáveis, valorizando a biodiversidade e incentivando uma relação de respeito e cuidado com o planeta. Além das visitas técnicas, as atividades incluem oficinas práticas, que estimulam o aprendizado, e a participação dos estudantes na preservação dos recursos naturais.

A iniciativa integra as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Sedur e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a construção de um futuro sustentável.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleDia do Professor: projeto antirracista de Camaçari contribui para a formação de uma nova consciência entre estudantes
Next Article Hospital Aristides Maltez e Instituto Protea realizam mutirão  de câncer de mama 
Patricia

Related Posts

Enem 2026: professores reúnem dicas e estratégias em aulão preparatório gratuito em Salvador

outubro 14, 2026

Professores dão dicas para o Enem em aulão gratuito em Salvador

outubro 13, 2026

Fundação Pedro Calmon convoca espaços de leitura para cadastro na BiblioRede Bahia antes de lançamento de edital

outubro 12, 2026

Bahia intensifica trabalhos da vigilância epidemiológica e vacinação para prevenir a reintrodução do sarampo

outubro 11, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

IBGE estima safra de grãos recorde em 2026: 354,5 milhões de toneladas

By Patriciaoutubro 15, 20260

Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia A estimativa de setembro para a produção de grãos…

Travessia Itaparica-Salvador reunirá provas de diversas categorias nos dias 14 e 15 de novembro

outubro 15, 2026

Hospital Aristides Maltez e Instituto Protea realizam mutirão  de câncer de mama 

outubro 15, 2026

Sedur promove vivência agroecológica e valoriza saberes tradicionais com estudantes de Camaçari

outubro 15, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.