• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Lei garante frete mínimo no transporte de cargas; saiba o que muda

agosto 7, 2026

Camaçari certifica mais de 250 educandos pelo Programa Brasil Alfabetizado

agosto 7, 2026

Com foco na saúde mental, Prefeitura lança núcleo inédito de apoio aos profissionais da educação

agosto 7, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Lei garante frete mínimo no transporte de cargas; saiba o que muda
  • Camaçari certifica mais de 250 educandos pelo Programa Brasil Alfabetizado
  • Com foco na saúde mental, Prefeitura lança núcleo inédito de apoio aos profissionais da educação
  • CDL Salvador projeta aumento de 5% nas vendas do Dia dos Pais
  • Camaçari conquista prêmios de Melhor Estrutura e Organização do São João da Bahia 2026
  • Vitória x Athletico: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo
  • Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais
  • Aposentadas do ISSM concluem curso de informática em parceria com o Senac
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Educação»País tem pior índice em 10 anos de escolas públicas com projetos para combater racismo, aponta levantamento
Educação

País tem pior índice em 10 anos de escolas públicas com projetos para combater racismo, aponta levantamento

uesleiiclone8By uesleiiclone8julho 26, 2023Updated:julho 26, 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em 2021, apenas 50,1% tinham em sua grade iniciativas sobre o tema. Dados foram compilados pelo Todos pela Educação a partir do Saeb. Taxa aponta queda preocupante.

O Brasil registrou em 2021 o pior índice em dez anos de escolas públicas com projetos para combater racismo: apenas 50,1% tinham em sua grade curricular iniciativas para discutir o tema, segundo levantamento da entidade Todos Pela Educação divulgado na segunda-feira (24).

🚨 O dado preocupa porque mostra uma piora: em 2015, o índice era de 75,6%, maior patamar do período.

Os números foram compilados com base em 65.935 respostas ao questionário do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) dadas por diretores escolares entre 2011 e 2021.

O Saeb é uma prova nacional de português e de matemática aplicada a cada dois anos pelo governo federal a alunos de séries específicas para medir o desempenho deles nessas duas áreas básicas.

Abaixo, confira o percentual de escolas no Brasil com programas contra o racismo:

Escolas com projetos sobre relações étnico-raciais/racismo (Saeb)

”O que esses dados mostram é que não é só na qualidade da educação, de maneira mais estrita, que o Brasil precisa avançar. Ainda temos muito o que avançar em termos de educação cidadã.”
— Daniela Mendes, analista de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação

Procurado pelo g1, o MEC informou que tem trabalhado para mudar esse cenário desde o início do atual governo, mas reconhece que “ainda há um longo caminho pela frente”. (Leia mais sobre as medidas adotadas ao final desta reportagem.)

Ensino obrigatório de história afro e indígena
Para Washington Góes, técnico de programas e projetos do Cenpec, ONG que luta pela qualidade do ensino brasileiro, os números acima refletem o desmonte de políticas públicas, especialmente na área de educação nos últimos anos.

Em sua opinião, um dos caminhos para reverter esse quadro é garantir a aplicação das leis que obrigam as escolas a ensinarem em sala de aula história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

Com o apoio das leis, é possível levar o debate de questões étnico-raciais para dentro das escolas. A partir daí, de alguma forma, o tema pode ser pautado.
— Washington Góes, técnico de programas e projetos do Cenpec

A importância dessa disciplina é destacada por educadores e historiadores como forma de combater o racismo, valorizar a diversidade e reconhecer a contribuição e o papel fundamentais do povo negro na construção da nossa sociedade.

Mesmo após 20 anos da sanção da primeira lei sobre o tema, porém, o ensino de história afro-brasileira ainda é uma realidade distante das escolas.

Além da aplicação dessas leis, resultado da luta dos movimentos étnico-raciais, o movimento Todos pela Educação cobra do governo federal investimento em outras políticas públicas para diminuir as desigualdades entre alunos.

O governo federal tem um papel muito importante de demonstrar a prioridade política da pauta e de incentivar e apoiar as redes na implementação de ações antirracistas, contra a violência de gênero e contra a LGBTfobia.
— Daniela Mendes

Segundo ela, as medidas devem incluir:

oferta de formação continuada de profissionais da educação sobre questões étnico-raciais;
elaboração de materiais didáticos; e
apoio na prática pedagógica dos profissionais.

“Ações como essas podem viabilizar a implementação de fato dessa legislação, para que tenhamos o resultado que queremos, que é uma escola mais acolhedora, na qual o aluno queira permanecer, e que ofereça uma melhor oportunidade de aprendizado”, diz Daniela.

O que diz o MEC
O MEC informou que “tem trabalhado para modificar esse cenário desde o início da atual gestão”.

Segundo a pasta, a primeira ação foi a recriação da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), que tem em sua estrutura a Diretoria de Políticas de Educação Étnico-racial Educação Escolar Quilombola com o objetivo para formular, articular e executar as políticas voltadas para a implementação da lei que trata do ensino de história e cultura afro-brasileira.

Além disso, o MEC afirmou que foi retomada a formação de professores a partir do apoio financeiro às universidades e relançado o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, que fomenta a pesquisa na graduação e pós-graduação.

Outra iniciativa resgatada foi a Cadara, a comissão de assessoramento do MEC formada por entes federais e sociedade civil para assuntos relacionados à educação dos afro-brasileiros.

“Ainda há um longo caminho pela frente, mas hoje a Secadi está empenhada em garantir recursos para que no próximo ano possa investir ainda mais em ações de combate ao racismo”, afirmou.

Fonte: g1

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleQueimadas caem 1% no Brasil, mas crescem 14% na Amazônia, diz MapBiomas
Next Article Sem educação financeira, ofensiva do governo contra dívidas pode resultar em inadimplência e até inflação
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Com foco na saúde mental, Prefeitura lança núcleo inédito de apoio aos profissionais da educação

agosto 7, 2026

Cidade do Saber inicia inscrições para novos cursos gratuitos com cerca de 150 vagas

agosto 6, 2026

Camaçari empossa 300 Embaixadores da Alfabetização e fortalece parceria entre escola e família

agosto 5, 2026

Carreta Escola de Gastronomia inicia turmas de agosto em Guarajuba

agosto 4, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Lei garante frete mínimo no transporte de cargas; saiba o que muda

By Patriciaagosto 7, 20260

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil Lei sancionada nesta quarta-feira (5) traz garantias ao pagamento do piso mínimo…

Camaçari certifica mais de 250 educandos pelo Programa Brasil Alfabetizado

agosto 7, 2026

Com foco na saúde mental, Prefeitura lança núcleo inédito de apoio aos profissionais da educação

agosto 7, 2026

CDL Salvador projeta aumento de 5% nas vendas do Dia dos Pais

agosto 7, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.