• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos

setembro 21, 2026

Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%

setembro 21, 2026

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina

setembro 21, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos
  • Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%
  • Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
  • Curso de Liderança Feminina para Vendas incrementa a jornada profissional de empreendedoras da orla de Camaçari
  • CGM realiza 2º Encontro Técnico para alinhar ações e fortalecer o controle interno
  • Como ficará o Clima em camaçari essa semana
  • Inatividade física entre adolescentes preocupa especialistas e acende alerta para excesso de tempo em telas
  • Trump cria “Força de IA” e nomeia “czar” para tecnologia nos EUA
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Política»Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos
Política

Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos

PatriciaBy Patriciasetembro 21, 2026Updated:setembro 21, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Intitulado Do primeiro ao último voto, o próximo episódio do programa Caminhos da Reportagem, que será exibido nesta segunda (21), às 23h30, na TV Brasil, dá voz à parcela dos eleitores brasileiros para quem votar é facultativo e não obrigatório. Jovens com 16 e 17 anos e idosos com 70 anos ou mais estão entre os quase 159 milhões de cidadãos aptos a votar nas eleições de 2026, marcadas para os dias 4 e 25 de outubro.

O programa busca entender por que a maioria dessas pessoas faz questão de ir às urnas para exercer o direito reconquistado após o fim da ditadura militar e a volta da democracia no Brasil.

“A gente vai decidir o que vai acontecer no começo da nossa vida adulta, como as políticas sobre estágios e faculdade”, opina o estudante Brayan de Sousa, de 17 anos.

“Quem tem 70 anos ou mais e vota é uma pessoa que tem consciência da importância do voto”, afirma a pesquisadora Ana Amélia Camarano.

Além de jovens e idosos, a equipe do programa entrevistou ativistas e especialistas no assunto. A jornalista Manuela Pinho, que lutou pelo voto dos adolescentes no fim dos anos 1980 na  campanha “Se liga, 16”, conta que fez mobilizações nas ruas e no Congresso.

“Em 1988 foi a Constituinte e em 1989 teve a primeira eleição presidencial do período democrático, e esse foi um caldo que favoreceu discutir participação e a defesa da democracia. A gente fez abaixo-assinado e conversou com parlamentares. Quando o direito foi conquistado, o momento foi de divulgar”, lembra Manuela.

Há poucos anos, ela reviveu essa história. Foi quando a filha de Manuela, então adolescente, tirou o título de eleitor. “Foi uma vontade dela e eu achei muito interessante. Ela tomou a decisão dela, foi pesquisar e escolheu”, diz.

Quem também não deixa de comparecer às urnas é o fiscal de finanças Manoel de Matos. Com deficiência visual, auditiva e física, ele entende que votar é lutar pelos seus direitos. “Nós nos tornamos muitas vezes invisíveis perante a sociedade. E o voto é uma maneira de nós nos colocarmos como cidadãos para dizer: eu tenho deficiência, mas posso contribuir com a democracia desse país.”

Com o envelhecimento da população brasileira, o perfil do eleitorado também envelheceu. Em 2022, mais de 14,8 milhões de eleitores tinham 70 anos ou mais, em 2026 são mais de 17,2 milhões. Ao mesmo tempo, o número de eleitores com 16 e 17 anos diminuiu em quase meio milhão.

Ficha técnica

  • Reportagem: Marieta Cazarré
  • Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco, Rogerio Verçoza e Sigmar Gonçalves
  • Auxílio técnico: Alexandre Souza, Edivan Viana e Marcelo Vasconcelos
  • Produção: Cintia Vargas e Patrícia Araújo
  • Edição de texto: Paulo Leite
  • Edição de imagem e finalização: Márcio Stuckert
  • Arte: Aleixo Leite, Caroline Ramos e Wagner Maia

Sobre o programa

No ar desde 2008, o Caminhos da Reportagem é uma das produções jornalísticas brasileiras mais prestigiadas pelo público e a crítica. No final de 2025, o programa da TV Brasil ultrapassou a marca de 100 prêmios recebidos. Os reconhecimentos atestam a relevância editorial, a qualidade jornalística e o compromisso da equipe com reportagens aprofundadas sobre os mais variados temas de interesse público.

Exibido às segundas, às 23h30, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para terça, às 3h. A produção disponibiliza as edições especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone.

O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Caminhos da Reportagem – Do primeiro ao último voto: segunda-feira (21/9), às 23h30, na TV Brasil – com reprise na madrugada às 3h.

TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

X – https://x.com/TVBrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleMercado reduz projeção da Selic para 13,50%
Patricia

Related Posts

STF  mantém condenação de Eduardo Bolsonaro por coação em processo sobre trama golpista

setembro 20, 2026

Eleição pressiona Lula a tirar STF dos holofotes

setembro 19, 2026

Fachin desmarca julgamento sobre atuação de Mendonça no caso Master

setembro 18, 2026

TSE vai enviar alertas no e-Título com orientações para eleições

setembro 17, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos

By Patriciasetembro 21, 20260

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil Intitulado Do primeiro ao último voto, o próximo episódio do programa…

Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%

setembro 21, 2026

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina

setembro 21, 2026

Curso de Liderança Feminina para Vendas incrementa a jornada profissional de empreendedoras da orla de Camaçari

setembro 21, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.