• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos

setembro 21, 2026

Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%

setembro 21, 2026

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina

setembro 21, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos
  • Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%
  • Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
  • Curso de Liderança Feminina para Vendas incrementa a jornada profissional de empreendedoras da orla de Camaçari
  • CGM realiza 2º Encontro Técnico para alinhar ações e fortalecer o controle interno
  • Como ficará o Clima em camaçari essa semana
  • Inatividade física entre adolescentes preocupa especialistas e acende alerta para excesso de tempo em telas
  • Trump cria “Força de IA” e nomeia “czar” para tecnologia nos EUA
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Educação»Maioria da população do DF não leu nenhum livro nos últimos 3 meses, aponta pesquisa
Educação

Maioria da população do DF não leu nenhum livro nos últimos 3 meses, aponta pesquisa

uesleiiclone8By uesleiiclone8junho 16, 2023Updated:junho 16, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Levantamento foi divulgado pelo ObservaDF, vinculado à Universidade de Brasília. Dados mostram ainda homens leem menos que mulheres.

A maioria da população do Distrito Federal não leu nenhum livro nos últimos três meses. O índice chega a 55%, de acordo com uma pesquisa do ObservaDF, vinculado à Universidade de Brasília (UnB).

O levantamento mostra também que os homens leem com menos frequência que as mulheres, e que a leitura mais frequente entre jovens. O hábito é mais popular entre jovens de 16 a 24 anos, já para pessoas na faixa entre 35 e 44 anos, ler é menos presente no cotidiano.

A pesquisa ainda revela que apenas 23% dos entrevistados têm o costume de leitura “quase” diária.

Os pesquisadores apontam que o hábito de leitura tem relação direta com a situação econômica. No grupo de entrevistados de maior renda, 25,7% leem quase diariamente. O número cai para 13,1% entre os com menor rendimento.

Outros hábitos do morador de Brasília:

📻 Música
Por outro lado, escutar música é comum entre os brasilienses. Os resultados da pesquisa apontam que 45% ouvem música diariamente.

Comparando diferentes classes sociais, a frequência é de 78,6% entre os mais ricos e de 68%, na renda mais baixa. Os pesquisadores afirmam que o hábito é mais frequente entre os jovens.

Veja a porcentagem de pessoas que escutam música várias vezes ao dia, de acordo com a faixa etária:

🎵 16 a 24 anos: 56%

🎵 25 a 34 anos: 34%

🎵 35 a 44 anos: 26,3%

🎵 45 a 59 anos: 19,7%

🎵 60 anos ou mais: 6,6%

🕹️ Jogos digitais

Ainda de acordo com o levantamento, 40% da população do DF consome jogos digitais. Desse total, 24% jogam diariamente.

No entanto, a pesquisa aponta que esse é um hábito “puramente jovem”. A maior proporção está entre pessoas de 25 a 34 anos, com 21,7%. Já entre os entrevistados com 60 anos ou mais, o índice cai para 4,4%.

Além disso, os resultados apontam que os homens jogam com mais frequência e que o hábito é mais comum entre pessoas de classes sociais mais altas.

🏛️ Museus

A pesquisa afirma que “o uso de museus são uma das formas mais elitizadas de consumo cultural no DF, sendo bem mais comum em grupos de renda mais elevada do que baixa”.

Também há diferença na motivação das visitas a esses espaços culturais quando a condição econômica é levada em consideração.

Os entrevistados que ganham mais costumam visitar museus para conhecer o prédio e ver algum concerto ou palestra. Já entre as pessoas de menor renda, a motivação está na própria exposição oferecida pelo museu.

Jovens vão mais frequentemente a museus do que pessoas mais velhas, segundo o levantamento. No entanto, não há diferenças relevantes entre homens e mulheres.

Fonte: g1

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleUnidades de saúde no RS alagam e pacientes são resgatados pelos bombeiros
Next Article “Prévia do PIB” indica crescimento de 0,56% da economia em abril, mostra BC
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Curso de Liderança Feminina para Vendas incrementa a jornada profissional de empreendedoras da orla de Camaçari

setembro 21, 2026

Estado convoca professores da Educação Básica e da Educação Profissional aprovados em processo seletivo

setembro 20, 2026

Aulão preparatório para o ENEM segue na capital baiana para estudantes da rede estadual

setembro 19, 2026

Sedur promove plantio de 30 mudas com estudantes em área de preservação

setembro 18, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos

By Patriciasetembro 21, 20260

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil Intitulado Do primeiro ao último voto, o próximo episódio do programa…

Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%

setembro 21, 2026

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina

setembro 21, 2026

Curso de Liderança Feminina para Vendas incrementa a jornada profissional de empreendedoras da orla de Camaçari

setembro 21, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.