O presidente Lula decidiu tornar público seu cartão de vacinação, atendendo a um pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI), no momento em que a Controladoria-Geral da União (CGU) está prestes a decidir pelo fim do sigilo sobre a caderneta de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
As doses contra a covid recebidas por Lula tiveram ampla cobertura da imprensa e ele próprio publicou em redes sociais.
Tornar público o documento, contudo, seria uma forma de mostrar que o presidente atende a uma padronização das regras de sigilo, que passam a ter critérios mais claros.
Entenda o que é o sigilo de 100 anos e veja casos do governo Bolsonaro que Lula quer expor
Duas fontes do governo confirmaram ao blog que ele não tem problema em abrir seus dados de vacinação.
Em ambos os casos, a partir da decisão de quebra de sigilo, cabe ao Ministério da Saúde abrir os dados a quem os solicitou – neste caso, veículos de comunicação.
Bolsonaro impôs sigilo sobre seu cartão de vacinação, negando pedido de acesso feito quando ele ainda estava na presidência.
VÍDEOS: notícias de política
Trending
- Datafolha: Lula mantém liderança e Flávio estabiliza após ‘Dark Horse’
- Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado
- Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado
- Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento
- Raphinha tem lesão na coxa constatada; prazo para retorno é incerto
- Setur oferece cursos de gastronomia do Senac em Guarajuba
- Camaçari recebe carreta do SAC Móvel
- SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025
