• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol

abril 28, 2026

Messias tem “piso” de 44 votos para o STF, diz Weverton Rocha

abril 28, 2026

Reserva de liquidez despenca 25,7% em março, aponta Tesouro

abril 28, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol
  • Messias tem “piso” de 44 votos para o STF, diz Weverton Rocha
  • Reserva de liquidez despenca 25,7% em março, aponta Tesouro
  • Cartão Conecta Camaçari facilita mobilidade e permite viagens com passagem única
  • Audiência pública da LDO 2027 acontecerá em maio
  • Bahia apresenta nova rota para organizar o cuidado especializado no SUS
  • Apostas da BA acertam cinco números na Mega-Sena e faturam R$ 64 mil cada uma
  • Governo do Estado entrega colégio de tempo integral em Mascote com investimento de R$ 13,1 milhões
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
Home»Camaçari»Os encantos de uma Camaçari cultural – a história de Mestra Joseane
Camaçari

Os encantos de uma Camaçari cultural – a história de Mestra Joseane

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 27, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
os-encantos-de-uma-camacari-cultural-–-a-historia-de-mestra-joseane
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Neste mês de setembro, quando se comemora o aniversário de 264 anos de emancipação política de Camaçari, todos os encantos da cidade se manifestam nas rodas de samba de raiz e capoeira, das cheganças e dos cortejos das baianas de acarajé, e da musicalidade das fanfarras e bandas marciais, que exaltam a história, a arte e a cultura do povo desta terra.

Os sentimentos, que transbordam no coração dos nativos camaçarienses, é de amor, orgulho e admiração por esta cidade, cuja origem data de quase meio século. Como é o caso de Joseane Batista, a Mestra Joseane, líder do Samba Chula Filhos de Oyó, que durante uma visita ao Horto Florestal Linaldo da Silva, orgulhosamente se declarou, “filha de Camaçari, nascida e criada no bairro Natal”.

Aos 49 anos, a mestra de cultura popular, que também é produtora musical e empreendedora de culinária afro-brasileira, atua no sentido de multiplicar a cultura do acarajé e do samba chula. Tendo viajado para alguns estados brasileiros, como Goiás, Brasília e Tocantins, declarou que, “nossa cultura é supervalorizada lá fora. As pessoas ficam tão encantadas, que tocam nas nossas roupas para saber se somos reais. As despedidas são sempre com muita emoção e gratidão”, comentou, lembrando que já tem viagem internacional agendada para o próximo ano.

Com base em suas vivências, em relação às manifestações culturais de outros lugares por onde já passou, a Mestra explicou que a tradição cultural de cada povo tem suas particularidades, que a distingue das demais; e sobre o que vive, vê e sente em Camaçari, exaltou os fazedores de cultura do município, declarando que, “nós temos uma energia e carisma, um molejo e tempero, que são só nossos”.

Ainda sobre os mestres que ensinam a cultura popular em Camaçari, a ativista cultural declarou serem “o que há de mais belo em nossa cultura”. Em tempo, ela falou das dificuldades que mulheres e homens da cultura enfrentam, e prestou homenagens dizendo, “com todo meu coração, parabenizo a todos que fazem tanto pela cultura desta terra. Não é fácil, mas todos trabalham com muito amor e carinho, e merecem reconhecimento. Este é meu salve, e um parabéns especial”.

Mestra Joseane se dedica a promover e fortalecer a atividade artístico-cultural de Camaçari. São 25 anos trabalhando na área com o objetivo de “manter viva a nossa cultura para as gerações futuras”. Ela, que tem dois netos, de 2 e 4 anos, disse que desde cedo as crianças da família são incluídas no cenário cultural. “Minha netinha é nossa sambadeira mirim, e meu netinho já toca triângulo com meu filho, que é violeiro. Tenho muita gratidão a Deus, às divindades e aos nossos ancestrais, por me permitir viver estes momentos, e deixar um legado para meus filhos, e os filhos dos meus filhos. Isto é manter a cultura viva.”

Sobre a participação da administração pública quanto ao incentivo das atividades culturais, Mestra Joseane afirmou que “o governo apoia a cultura no município, e isto é muito bom”. Contemplando a arquitetura, infraestrutura e paisagens naturais do horto municipal, pontuou, “este espaço é maravilhoso, e eu acredito que cultura de raiz e turismo podem se encontrar aqui. As pessoas podem conhecer mais de perto nossos patrimônios imateriais neste ambiente, que é tão convidativo”.

Falando sobre sonhos e desejos dedicados a Camaçari para os próximos 264 anos, a Mestra Joseane fez um pedido para as mães e pais desta cidade, dizendo, “transmitam para seus filhos o valor e a importância das nossas tradições, e incentive-os a fazerem a cultura acontecer no presente e futuro”. Para a gestão de hoje e dos anos que se sucederão, solicitou, “sempre pensem na cultura como uma grande riqueza, porque é produzida com o que há de mais valioso nesta cidade, o povo camaçariense”.

Este é o segundo texto de uma série com quatro matérias especiais em comemoração aos 264 anos da emancipação política de Camaçari. Elas retratam a história do seu povo, formado por aqueles que nasceram e os que chegaram, que com amor e dedicação transformou o município em um dos maiores do estado.

Foto: Tiago Pacheco
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEsperado, resultado parcial dos referendos regiões ucranianas indica anexação à Rússia
Next Article ISSM participa da criação da Associação Baiana de RPPS
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Audiência pública da LDO 2027 acontecerá em maio

abril 28, 2026

Cirurgias eletivas: procedimento de catarata beneficia 110 pacientes em Camaçari

abril 26, 2026

STT inicia estudo técnico para ordenamento do trânsito no Centro

abril 25, 2026

Cirurgias eletivas: procedimento de catarata beneficia 110 pacientes em Camaçari

abril 25, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol

By Patriciaabril 28, 20260

Foto: Original_Frank/ Pixabay A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (27), a…

Messias tem “piso” de 44 votos para o STF, diz Weverton Rocha

abril 28, 2026

Reserva de liquidez despenca 25,7% em março, aponta Tesouro

abril 28, 2026

Cartão Conecta Camaçari facilita mobilidade e permite viagens com passagem única

abril 28, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.