Segundo primeira contagem, 96% dos votantes escolheram separação da Ucrânia. Consulta pública, anunciada e realizada pela Rússia, foi feita em Zaporizhzhia, Donetsk, Luhansk e Kherson. Soldado das forças separatistas pró-Rússia de Luhansk vota em referendo, em 23 de setembro de 2022.
AP
Os primeiros resultados parciais do referendo de anexação à Rússia de quatro regiões da Ucrânia ocupadas mostraram uma esmagadora maioria de residentes a favor da adesão ao país vizinho, segundo a agência de notícias estatal russa RIA.
Kiev não reconhece os resultados e já afirmou que a consulta pública é uma farsa.
A votação ocorreu durante cinco dias em quatro regiões – Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson – que compõem cerca de 15% do território ucraniano.
O exercício abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas, após o que ele poderia retratar qualquer tentativa ucraniana de recapturá-las como um ataque à própria Rússia. Ele disse em 21 de setembro que estava disposto a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia.
A Ucrânia advertiu repetidamente que a anexação russa de territórios adicionais destruiria qualquer chance de negociações de paz.
A RIA disse que as contagens iniciais mostraram maiorias variando de 96,97% na região de Kherson, com base em 14% dos votos contados, a 98,19% em Zaporizhzhia, com base em 18% da contagem.
Trending
- Lei Seca completa 17 anos: marco na segurança viária brasileira
- Prefeito e ex-prefeito de Mata de São João são denunciados ao MP por suspeita de improbidade
- Mineradora de filho de governador é multada em R$ 4,5 milhões por uso irregular de mercúrio
- Camaforró 2025: Confira as atrações do São João de Camaçari para os 03 dias de festa.
- STF mantém afastamento de presidente da Câmara de Caculé por terceiro mandato consecutivo
- MPF pressiona 18 cidades da Bahia por obras paradas com verba federal
- Inverno começa nesta sexta-feira na Bahia; saiba o que esperar da estação
- Mulher é presa com submetralhadora, revólver e drogas na Bahia