
Segundo primeira contagem, 96% dos votantes escolheram separação da Ucrânia. Consulta pública, anunciada e realizada pela Rússia, foi feita em Zaporizhzhia, Donetsk, Luhansk e Kherson. Soldado das forças separatistas pró-Rússia de Luhansk vota em referendo, em 23 de setembro de 2022.
AP
Os primeiros resultados parciais do referendo de anexação à Rússia de quatro regiões da Ucrânia ocupadas mostraram uma esmagadora maioria de residentes a favor da adesão ao país vizinho, segundo a agência de notícias estatal russa RIA.
Kiev não reconhece os resultados e já afirmou que a consulta pública é uma farsa.
A votação ocorreu durante cinco dias em quatro regiões – Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson – que compõem cerca de 15% do território ucraniano.
O exercício abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas, após o que ele poderia retratar qualquer tentativa ucraniana de recapturá-las como um ataque à própria Rússia. Ele disse em 21 de setembro que estava disposto a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia.
A Ucrânia advertiu repetidamente que a anexação russa de territórios adicionais destruiria qualquer chance de negociações de paz.
A RIA disse que as contagens iniciais mostraram maiorias variando de 96,97% na região de Kherson, com base em 14% dos votos contados, a 98,19% em Zaporizhzhia, com base em 18% da contagem.
Trending
- 4° Leilão do Eco Invest vai fomentar bioeconomia e turismo sustentável com foco na Amazônia
- Transição energética: Brasil enfrenta desafios para adotar fontes sustentáveis de energia
- Contra tarifaço e análises pessimistas, projeções iniciais da Fazenda confirmam acertos
- USF Monte Gordo é requalificada e passa contar com ambiente mais moderno e humanizado
- Moradores de Rio Bonito do Iguaçu podem pedir saque do FGTS
- Lindbergh propõe mudança em regra de cassação de mandato por faltas
- CTI guia visita de alunos de curso de tecnologia à Prefeitura
- Semeando Camaçari: Sedap inicia distribuição de sementes de hortaliças para agricultura familiar

