• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

julho 7, 2026

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho
  • Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas
  • Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro
  • Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça
  • Nova Policlínica de Camaçari inicia atendimentos nesta segunda-feira
  • PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula
  • Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho
  • PND 2026: prazo de inscrição é prorrogado até sexta-feira
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Centro de São Paulo tem axé e outras surpresas no domingo de carnaval
Brasil

Centro de São Paulo tem axé e outras surpresas no domingo de carnaval

PatriciaBy Patriciafevereiro 16, 2026Updated:fevereiro 16, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Paulo Pinto/Fonte: Agência Brasil

Na capital paulista, o circuito de blocos da República teve uma tarde de desfiles tranquilos, embalada por ritmos nordestinos como o Axé e o Forró.

Os blocos Domingo Ela Não Vai e Explode Coração foram os grandes puxadores do circuito que, embora cheio, tinha boa mobilidade e facilidade de acesso para os foliões.

São Paulo (SP), 15/02/2026 - Luma Gregório  conversa com Agência Brasil, durante apresentação do Bloco Afro na Rua, na Avenida São Luiz.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Luma Gregório no Bloco Afro na Rua, na Avenida São Luiz – Paulo Pinto/Agência Brasil

“Tá gostoso, para brincar com família e amigos. Alegre, tranquilo e com mais espaço do que em outros circuitos”, disse Luma Gregória, estudante de jornalismo. No Carnaval desde a infância, quando era da ala mirim da Tom Maior, Luma estava com parentes e amigos.

Saindo do Domingo Ela Não Vai, o grupo ainda tinha planos de seguir com o Explode Coração e brincar a folia com Axé – ritmo que, para Luma, é a cara do Carnaval.

A estudante contou que, na segunda, pretende ir com amigos para as marchinhas da Charanga do França e, na terça, embora ainda não saiba aonde, tem certeza de que vai procurar outros bloquinhos de rua.

Outra certeza de Luma é de evitar os megablocos, pois no pré-carnaval não teve uma experiência boa na Consolação: “tinha muita gente e uma parte ficou prensada lá. Saímos para o lado do cemitério, onde dava para acompanhar melhor, mas quem ficou do outro lado teve dificuldades”, lembrou.

O circuito acompanhou as bandas dos trios elétricos, como a do Bloco Afro Tô na Rua, com duas baterias, um percussionista no atabaque, guitarra, baixo e teclado, todos acompanhando o axé nas vozes de Lia, Paula e Marcos, enfrentando com muita energia o sol das 14h, na rua São Luiz com a Consolação. Neste local, o ritmo diminuía e as pessoas dançavam, circulando entre os blocos e começando a dispersão, aproveitando bares e restaurantes, normalmente fechados aos domingos.

São Paulo (SP), 15/02/2026 – As amigas Josi Madeyra (e) e
Estela Madeyra (d) conversa com Agência Brasil, durante apresentação do Bloco Afro na Rua, na Avenida São Luiz.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
As irmãs Josy e Estela Madeira recuperavam o fôlego próximo à Biblioteca Mario de Andrade – Paulo Pinto/Agência Brasil

Próximo à Biblioteca Mário de Andrade, a reportagem da Agência Brasil conversou com as irmãs Estela e Josy Madeira. A bibliotecária Estela, que já trabalhou na Mário de Andrade, contou que estava no terceiro bloco do final de semana, e que naõ seria o último.

“Está um pouco mais vazio, sabe. Deve ser por conta dos megablocos, que estão esvaziando um pouco os mais tradicionais, aqui do Centro. Claro que ainda estão bem maiores, hoje, do que quando o carnaval era na Tiradentes”, conta Estela.

As irmãs acompanham a festa desde antes dos desfiles de blocos se tornarem mais populares na cidade, há cerca de uma década. Certamente bem antes dos desfiles para dezenas de milhares, como alguns dos blocos da Consolação e do circuito do Ibirapuera.

“Tem uns muito legais. Ontem fomos no Bollywood, com indianos, e no Perdi Tudo na Augusta. Amanhã ainda não decidimos, mas acho que vamos para o Bixiga. Pena que perdemos o Esfarrapado”, disse Josy.

Se forem ao Bixiga na segunda, terão uma boa surpresa pois o bloco, que desfila desde 1947, festeja a partir das 10h, com os sambas da Vai-Vai. 

Quem voltou para a República no meio da tarde, por volta das 15h, além do mar de vendedores, em alguns pontos até desanimados pela aglomeração de guarda-sóis amarelos e movimento fraco, ainda encontrou o pequeno e animado público do Bloco SP Forró, que começava seu desfile.

São Paulo (SP), 15/02/2026 - Desfile do Bloco Afro na Rua, na Avenida São Luiz.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Desfile do Bloco Afro na Rua, na Avenida São Luiz – Paulo Pinto/Agência Brasil

Vestidos de Lampião e Maria Bonita, Juarez e Ana puxavam o bloco, organizado pelo amigo e produtor cultural Zé da Lua, com quem se apresentam durante o ano com a indumentária no Trio da Lua.

“A gente brinca sempre que pode, se apresenta o ano todo. Adoro”, conta Ana Freire, que é paraibana radicada em São Paulo, onde além das apresentações ensina música, principalmente violão.

O parceiro e Lampião é o arte educador e escultor Juarez Martins dos Anjos, baiano que está desde 1973 em São Paulo, morador de São Miguel, na zona leste. O bloco já tem seis anos de apresentações no carnaval, e seguia animado pelo meio da tarde. 

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleLula inaugura pronto-socorro do Hospital Federal Cardoso Fontes no Rio
Next Article Empresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet
Patricia

Related Posts

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho

julho 6, 2026

Com Haaland “carrasco”, Noruega vence e Brasil deixa a Copa do Mundo

julho 6, 2026

Ancelotti dá pista de Martinelli para vaga de Paquetá contra Noruega

julho 5, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

By Patriciajulho 7, 20260

Foto: Camila Souza/GOVBA A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes…

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026

Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça

julho 7, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.