• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Pix amplia participação nos pagamentos em bares e restaurantes

agosto 9, 2026

Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia

agosto 9, 2026

Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio

agosto 9, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Pix amplia participação nos pagamentos em bares e restaurantes
  • Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia
  • Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio
  • Mutirão de cirurgias de catarata beneficia mais de 120 pacientes em Camaçari
  • Com foco no protagonismo da juventude, 2ª edição do Conexão Estudantil será lançada na segunda-feira
  • MPE pede ao TRE-BA indeferimento da candidatura de Binho Galinha a reeleição
  • Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos
  • Em primeiro mês de funcionamento, nova Policlínica de Camaçari realiza mais de 8 mil atendimentos
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Saúde»SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Saúde

SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

PatriciaBy Patriciadezembro 13, 2025Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde fará, neste sábado (13) e domingo (14), um mutirão com 61,6 mil cirurgias e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Deste número, 11,5 mil são cirurgias eletivas. Todos os estados e o Distrito Federal serão contemplados.

A mobilização nacional reunirá 188 hospitais — entre Santas Casas, unidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e institutos federais.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ação marca um esforço inédito do governo federal para acelerar o acesso à atenção especializada.

“Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo ‘Agora Tem Especialistas’ participarão de um esforço nacional conjunto”, disse o ministro.

O mutirão busca reduzir a fila reprimida de cirurgias em áreas como gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e plásticas reparadoras, além de ofertar consultas especializadas e exames como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias e endoscopias. O atendimento é voltado a pacientes previamente agendados no SUS.

As Santas Casas terão participação decisiva: 134 unidades filantrópicas devem realizar mais de 9 mil cirurgias em 19 estados. Entre os procedimentos programados estão bariátrica por videolaparoscopia, hernioplastias, plástica abdominal, colecistostomia e vasectomia.

Também integram o mutirão hospitais federais do Rio de Janeiro, como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o Instituto de Cardiologia (INC) e unidades como os Hospitais da Lagoa, Andaraí, Ipanema, Bonsucesso, Cardoso Fontes e dos Servidores.

O mutirão faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que tem como meta qualificar e acelerar o acesso a consultas, exames e cirurgias no SUS. Além das ações concentradas, o programa inclui carretas de saúde da mulher, oftalmologia e diagnóstico por imagem; ampliação de horários de atendimento; formação e provimento de especialistas; e parcerias com hospitais privados para atendimento gratuito mediante abatimento de dívidas com a União.

Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promovem a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Ao lado dos institutos e hospitais federais, a rede deverá realizar 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames.

As duas primeiras edições do Dia E, realizadas em julho e setembro, somaram mais de 46,7 mil procedimentos.
Fonte: Agência Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleOpas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
Next Article Rayan e Vegetti decidem e Vasco sai em vantagem na Copa do Brasil
Patricia

Related Posts

2 litros de água por dia: especialistas dizem se isso pode salvar seus rins

julho 22, 2026

Mutirão de câncer de cabeça e pescoço identifica 31 novos casos

julho 20, 2026

78,4% dos municípios baianos registraram casos de intoxicação por medicamentos

julho 15, 2026

Prevenção ganha força com cuidados e check-ups organizados entre mulheres

julho 10, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Empregos

Pix amplia participação nos pagamentos em bares e restaurantes

By Patriciaagosto 9, 20260

O Pix respondeu por 20,5% das vendas presenciais em bares e restaurantes do país, segundo…

Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia

agosto 9, 2026

Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio

agosto 9, 2026

Mutirão de cirurgias de catarata beneficia mais de 120 pacientes em Camaçari

agosto 9, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.