• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dólar fecha no menor nível desde janeiro de 2024; entenda

maio 9, 2026

Em 2025, cerca de 18 milhões de família receberam auxílio do governo

maio 9, 2026

Fies 2026: pré-selecionados devem validar informações até segunda

maio 9, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Dólar fecha no menor nível desde janeiro de 2024; entenda
  • Em 2025, cerca de 18 milhões de família receberam auxílio do governo
  • Fies 2026: pré-selecionados devem validar informações até segunda
  • Davi Alcolumbre promulga PL da Dosimetria e abre caminho para redução da pena
  • São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa
  • STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB
  • EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas
  • Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Saúde»Aconselhamento de 3 minutos em serviços de saúde pode frear tabagismo
Saúde

Aconselhamento de 3 minutos em serviços de saúde pode frear tabagismo

PatriciaBy Patriciaagosto 29, 2025Updated:agosto 29, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Se todos os profissionais de saúde aproveitassem as consultas com pacientes fumantes para oferecer um breve aconselhamento sobre os perigos do tabaco, o Brasil poderia ter meio milhão de fumantes a menos. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e foi divulgada como alerta para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta sexta, 29 de agosto.

Esse número de 500 mil fumantes representa 2,5% dos cerca de 20 milhões de consumidores de tabaco que o instituto estima existirem no país. Tal redução já levaria a uma economia de R$ 1 bilhão, considerando os custos de todas as condições de saúde provocadas ou agravadas pelo cigarro.

“São números impressionantes para um país que tem tanta limitação de recursos e tantos lugares em que precisa aplicar esses recursos. É uma oportunidade que estava na frente de um profissional de saúde e que se perdeu”, lamenta o pesquisador da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Inca, André Szklo, um dos autores da pesquisa.

As estimativas foram feitas com base em dados de pesquisas oficiais sobre a saúde da população brasileira. A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2019 pelo IBGE, por exemplo, mostrou que 30,9% dos fumantes atendidos por médico ou dentista não foram perguntados sobre a dependência, e 18,1% foram perguntados mas não receberam nenhuma orientação depois de assumir que fumavam.

Somadas, essas duas proporções representam quase 10 milhões de pessoas. O pesquisador do Inca André Szklo ressalta que a proporção de pessoas que buscaram parar de fumar foi maior entre as pessoas que receberam aconselhamento, em comparação com as que não receberam. Ele lembra que todos os profissionais da área devem atuar em prol da diminuição do tabagismo, que ainda provoca 174 mil mortes por ano e gera R$ 153,5 bilhões em custos no Brasil.

“O INCA, por exemplo, lançou, este ano, uma cartilha, para os agentes comunitários de saúde, que são um elemento importante para oferecer o aconselhamento breve naquela visita de rotina nas residências. O programa Agora Tem Especialistas, que também acaba de ser lançado, tem como especialidades prioritárias ginecologia, ortopedia e oftalmologia, mas esses especialistas também podem aproveitar a consulta para fazer o aconselhamento breve”, complementa.

O aconselhamento breve em todas as consultas de rotina (com duração entre 30 segundos e 3 minutos) também é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com a entidade, evidências científicas apontam que a interação aumenta os níveis de abstinência e também pode estimular os pacientes a procurarem serviços de ajuda para parar de fumar. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento multidisciplinar e gratuito para os tabagistas.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEntenda o que muda para facilitar a recuperação de dinheiro roubado em golpes com PIX
Next Article Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 6ª parcela
Patricia

Related Posts

Conheça habilidades que podem proteger as crianças das redes sociais

abril 29, 2026

Iniciativa seleciona jovens para tratamento odontológico gratuito

abril 29, 2026

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

abril 23, 2026

Gastroplastia endoscópica é alternativa às canetas emagrecedoras? Entenda

abril 20, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Dólar fecha no menor nível desde janeiro de 2024; entenda

By Patriciamaio 9, 20260

Foto: Gary Cameron/Reuters O dólar hoje fechou em queda, apesar das incertezas em relação ao…

Em 2025, cerca de 18 milhões de família receberam auxílio do governo

maio 9, 2026

Fies 2026: pré-selecionados devem validar informações até segunda

maio 9, 2026

Davi Alcolumbre promulga PL da Dosimetria e abre caminho para redução da pena

maio 9, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.