• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Flu, Inter e Cruzeiro vencem e avançam na Copa do Brasil

maio 13, 2026

Myrian Pereira é a nova diretora de Jornalismo da EBC

maio 13, 2026

Coordenação de Eventos e comerciantes dialogam sobre estrutura do Camaforró 2026

maio 13, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Flu, Inter e Cruzeiro vencem e avançam na Copa do Brasil
  • Myrian Pereira é a nova diretora de Jornalismo da EBC
  • Coordenação de Eventos e comerciantes dialogam sobre estrutura do Camaforró 2026
  • MCMV: Prefeitura publica lista definitiva de contemplados e convoca para vistoria do Residencial Verdes Horizontes II
  • Jerônimo Rodrigues recebe Comenda 12 de Maio e título de cidadão eunapolitano
  • Governo lança programa de R$ 11 bilhões contra o crime organizado
  • Desenrola Fies: estudante pode renegociar dívida a partir desta quarta
  • Juros pressionam a dívida mais que gastos públicos, dizem economistas
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Minha Casa Camaçari
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Minha Casa Camaçari
Home»Economia»ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Economia

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 7, 2024Updated:setembro 7, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Para as chuvas que devem chegar às hidrelétricas neste mês, o órgão revisou para baixo sua projeção para as usinas da região Sul

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua estimativa para a carga de energia no Brasil em setembro, esperando agora um crescimento de 1,5% na base anual, a 78.367 megawatts médios, ante 0,3% previstos na semana anterior, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (6).

Para as chuvas que devem chegar às hidrelétricas neste mês, o órgão revisou para baixo sua projeção para as usinas da região Sul (36% da média histórica, ante 42% estimados há uma semana), ao passo que elevou a expectativa para o Norte (49%, ante 47%) e fez ajustes menores para o Sudeste/Centro-Oeste (49%, ante 50%) e Nordeste (43%, ante 44%).

O ONS também estimou que o nível de reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal subsistema para armazenamento de energia, alcançará 47,4% ao final de setembro, um pouco abaixo dos 48% previstos há uma semana.

A capacidade dos reservatórios da região deverá alcançar no período o menor patamar dos últimos três anos, mas ainda segue muito superior aos níveis criticamente baixos atingidos na mesma época de 2021, de cerca de 16%, em meio a uma crise hídrica que levou o país a se mobilizar para evitar apagões.

Mesmo assim, a escassez de chuvas neste ano preocupa o governo brasileiro, que vem tomando uma série de medidas para preservar o armazenamento das hidrelétricas até o fim do ano, quando se espera a chegada no próximo período úmido.

Nesta semana, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou novas medidas preventivas para fazer frente à seca, como o acionamento de mais termelétricas a gás natural liquefeito (GNL) e a entrada de novas linhas de transmissão, para reforçar o escoamento de energia.

O ONS estimou para a próxima semana que o Custo Marginal de Operação (CMO) — que equivale ao custo do megawatt-hora (MWh) para atender a um acréscimo de carga no sistema elétrico —, atingirá o valor mais alto desde outubro de 2021, a uma média de 346,13 reais/MWh, ante 277,76 reais/MWh calculados para a semana anterior.

O CMO se manteve praticamente zerado entre o final de 2022 e o início deste ano, depois que chuvas favoráveis ajudaram a recuperar os reservatórios das hidrelétricas após a escassez hídrica do ano anterior.

Em junho deste ano, o CMO passou a subir com a operação do sistema elétrico brasileiro refletindo a perspectiva de hidrologia desfavorável até o fim do período seco.

O nível do custo marginal de operação, porém, permanece muito abaixo dos picos verificados em meados de 2021, quando chegou a atingir 3 mil reais/MWh, e em setembro daquele ano, quando ainda superava os 500 reais/MWh.

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEm pronunciamento sobre 7 de Setembro, Lula defende democracia: “Nossa soberania não está à venda”
Next Article Calor extremo deve voltar neste sábado (7); veja como fica o clima pelo país
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Myrian Pereira é a nova diretora de Jornalismo da EBC

maio 13, 2026

Inflação desacelera e fecha abril em 0,67%, pressionada por alimentos

maio 12, 2026

Sesau realiza mutirão de ultrassonografia na USF Vila de Abrantes

maio 12, 2026

IR 2026: chance de inclusão no primeiro lote acaba neste domingo

maio 11, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Flu, Inter e Cruzeiro vencem e avançam na Copa do Brasil

By Patriciamaio 13, 20260

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C./Direitos Reservados A noite desta terça-feira (12) foi de classificação de Fluminense,…

Myrian Pereira é a nova diretora de Jornalismo da EBC

maio 13, 2026

Coordenação de Eventos e comerciantes dialogam sobre estrutura do Camaforró 2026

maio 13, 2026

MCMV: Prefeitura publica lista definitiva de contemplados e convoca para vistoria do Residencial Verdes Horizontes II

maio 13, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.