• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Medida amplia prazo do ‘drawback’ para empresas afetadas por tarifas adicionais dos EUA

agosto 26, 2026

10 cursos gratuitos que abordam prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres

agosto 26, 2026

Mendonça propõe tese para julgamento sobre deep fake no TSE

agosto 26, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Medida amplia prazo do ‘drawback’ para empresas afetadas por tarifas adicionais dos EUA
  • 10 cursos gratuitos que abordam prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres
  • Mendonça propõe tese para julgamento sobre deep fake no TSE
  • Policlínica de Camaçari dá início a mutirão de ressonância aos fins de semana
  • Fila de espera do INSS cai para 1,2 milhão de requerimentos
  • Facebook falha em filtrar anúncio com desinformação eleitoral, diz ONG
  • Pé-de-Meia 2026: nascidos em março e abril recebem parcela nesta terça
  • Selo Camaçari Mulher: Semu lançará certificação para empresas
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Bahia»Bahia segue com mais de 800 casos de Febre Oropouche em agosto; maior parte dos pacientes são do sul do estado
Bahia

Bahia segue com mais de 800 casos de Febre Oropouche em agosto; maior parte dos pacientes são do sul do estado

uesleiiclone8By uesleiiclone8agosto 12, 2024Updated:agosto 12, 2024Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Doença viral é transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim.

Subiu para 851 o número de casos confirmados da Febre Oropouche na Bahia. Conforme os dados atualizados na segunda-feira (5), as cidades de Santo Antônio de Jesus, Jaguaripe e Jequié tiveram aumentos nos registros.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a doença foi mapeada em 58 cidades baianas no mês de agosto, uma a menos dos últimos registros de julho.

O ranking de números de casos segue o mesmo de julho: Ilhéus lidera a lista com 112 diagnósticos positivos. Logo em seguida, estão Gandu, com 82, e Uruçuca, com 71. Todas elas ficam no sul da Bahia.

Confira municípios com casos confirmados da doença:
Amélia Rodrigues (2)
Feira de Santana (1)
Conceição do Jacuípe (1)
Jacobina (1)
Itamaraju (6)
Teixeira de Freitas (1)
Porto Seguro (7)
Maragogipe (3)
Cachoeira (1)
Camaçari (3)
Lauro de Freitas (1)
Madre de Deus (2)
Salvador (16)
Santo Amaro (1)
Amargosa (66)
Aratuípe (2)
Castro Alves (1)
Elísio Medrado (26)
Jaguaripe (46)
Jiquiriçá (2)
Laje (29)
Muniz Ferreira (14)
Mutuípe (23)
Nazaré (2)
Presidente Tancredo Neves (16)
Santo Antônio de Jesus (15)
São Felipe (9)
São Miguel das Matas (6)
Teolândia (43)
Ubaíra (3)
Acajutiba (6)
Alagoinhas (1)
Caatiba (2)
Nova Canaã (1)
Cairu (7)
Camamu (41)
Gandu (82)
Igrapiúna (25)
Ituberá (41)
Piraí do Norte (4)
Taperoá (37)
Valença (14)
Wenceslau Guimarães (3)
Aurelino Leal (3)
Buerarema (1)
Camacan (2)
Ibicaraí (2)
Ibirapitanga (3)
Itabuna (23)
Ubatã (2)
Itacaré (4)
Ilhéus (112)
Uruçuca (71)
Una (1)
Itagibá (3)
Itamari (3)
Jequié (4)
Jitaúna (4)
Com as atualizações, algumas cidades podem sair da lista ou apresentar redução de diagnósticos positivos, se a investigação concluir que a origem partiu de outro município.

Febre Oropouche: mais de 400 casos foram confirmados até maio
👉 A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

👉 Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.

👉Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, apenas medidas focadas no alívio dos sintomas.

Com o aumento no número de casos, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou ações de investigação nas regiões em que houve registros. Técnicos da Vigilância Epidemiológica fazem captura do mosquito transmissor para identificar se estão infectados e compreender melhor o cenário.

Por meio de nota, a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, disse que o poder público está em alerta desde o primeiro caso confirmado.

“Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma.
Ainda de acordo com Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma. Ela destaca que, ao aparecer sintomas, deve-se buscar uma unidade de saúde.

Ministério da Saúde confirma mortes por febre oropouche na Bahia
As duas mortes por Febre do Oropouche ocorridas na Bahia neste ano foram as primeiras registradas em todo o mundo. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (25). Conforme o órgão, “até o momento, não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença”.

As mortes já tinham sido divulgadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que fez as investigações. O Ministério destacou que as vítimas são mulheres, moradoras do interior, com menos de 30 anos, sem comorbidades, que tiveram sinais e sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.

De acordo com a Sesab, os dois óbitos primeira morte por Febre do Oropouche no estado ocorreram na região do baixo sul. O primeiro foi registrado no dia 17 de junho. A paciente tinha 24 anos, morava em Valença, e a morte aconteceu no mês de março.

Na segunda-feira (22), foi registrada a segunda morte. A paciente tinha 21 anos. O óbito aconteceu em maio deste ano, mas só foi divulgado depois porque, assim como no primeiro caso, diversos exames precisaram ser feitos para que a causa fosse confirmada.

A Sesab detalhou que as mulheres foram internadas com febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômito, diarreia, dores em membros inferiores, dor retroorbital, dores musculares, além de fraqueza, falta de energia e cansaço.

Os sintomas evoluíram com sinais mais graves, como sangramentos nasal, gengival e vaginal, hipotensão, queda brusca de hemoglobina e plaquetas até o óbito

Fonte: g1

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleFrio em SP: capital tem a menor temperatura do ano; Campos do Jordão registrou -1,4°C
Next Article Sete unidades SAC passam a emitir a nova carteira de identidade em Salvador e na Região Metropolitana; confira
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Bahia fortalece agronegócio no Oeste com apoio à Barra AgroShow

agosto 21, 2026

Bahia recebe mais de 30 mil tubetes de insulina glargina para aplicação pelo SUS

julho 22, 2026

Anvisa aprova novo medicamento para linfoma não Hodgkin

julho 21, 2026

Mutirão de câncer de cabeça e pescoço identifica 31 novos casos

julho 21, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Medida amplia prazo do ‘drawback’ para empresas afetadas por tarifas adicionais dos EUA

By Patriciaagosto 26, 20260

Drawback suspende tributos para empresas, sob determinadas condições de prazo Empresas exportadoras brasileiras que tiveram…

10 cursos gratuitos que abordam prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres

agosto 26, 2026

Mendonça propõe tese para julgamento sobre deep fake no TSE

agosto 26, 2026

Policlínica de Camaçari dá início a mutirão de ressonância aos fins de semana

agosto 26, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.