• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades

junho 17, 2026

O que acontece com o cérebro quando a pessoa não descansa

junho 17, 2026

Cursos de gastronomia estão com inscrições abertas na Carreta Escola do Senac instalada em Guarajuba

junho 17, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades
  • O que acontece com o cérebro quando a pessoa não descansa
  • Cursos de gastronomia estão com inscrições abertas na Carreta Escola do Senac instalada em Guarajuba
  • Salvador terá prova de natação em águas abertas voltada para iniciantes
  • Feira do Milho 2026 começa nesta quinta no Centro Comercial de Camaçari
  • Estudantes de Camaçari concluem Proerd com cerimônia de formatura
  • PIB do agronegócio baiano totalizou R$ 19,2 bi no 1º trimestre de 2026
  • Tarifaço: Moraes nega adiar julgamento de Eduardo Bolsonaro no STF
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
Home»Educação»Prefeitos se mobilizam contra proposta da Fazenda sobre piso dos gastos com Saúde
Educação

Prefeitos se mobilizam contra proposta da Fazenda sobre piso dos gastos com Saúde

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 5, 2023Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Na semana passada, área econômica do governo federal encaminhou ao TCU uma consulta para avaliar a possibilidade de não pagar o piso mínimo neste ano

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) enviou ofícios para o Senado e para o Tribunal de Contas da União (TCU) manifestando preocupação sobre a possibilidade de descumprimento do piso constitucional de Saúde em 2023.

Na avaliação da FNP, que reúne principalmente prefeitos de capitais e grandes cidades, isso pode comprometer o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.

Na semana passada, o Ministério da Fazenda encaminhou ao TCU uma consulta para avaliar a possibilidade de não pagar o piso mínimo neste ano.

Após a sanção do novo arcabouço fiscal, em 31 de agosto, foi revogado automaticamente o teto que suspendia a correção dos pisos atrelada à inflação. Com isso, os pisos da Saúde e da Educação voltaram a estar vinculados ao volume de receitas do governo.

No entanto, em 2023, apenas a Educação teria condições de financiar o valor mínimo a ser pago com o orçamento disponível. Já a Saúde pode gerar um rombo de R$ 20 bilhões nas contas do governo este ano, segundo a equipe econômica.

Nos ofícios enviados ao Senado e ao TCU, os prefeitos ressaltam que “negligenciar o cumprimento do piso constitucional da saúde pode comprometer gravemente a assistência de milhões de brasileiros, gerando impactos adversos a longo prazo”.

“É um absurdo a redução do repasse de recursos federais para a Saúde. Nos últimos anos, quem tem pagado a maior conta do SUS são os municípios. Em Campinas, há 20 anos, a União enviava quase que 70% dos recursos para a Saúde. Neste ano, a cidade atingiu 77% de gastos totais”, disse o vice-presidente da área de Saúde da FNP e prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos).

Campinas, por exemplo, aplicou 25% de recursos próprios no segundo quadrimestre de 2023 — o mínimo constitucional determina 15% e a lei orgânica do município, 17%.

Entre os fatores que têm influenciado no aumento do custo do SUS estão o envelhecimento da população, as doenças crônicas e complexas, o aumento no valor dos produtos da área da Saúde (medicamentos, equipamentos e insumos), migração de pacientes do setor privado para o público e emergências, como pandemias e epidemias.

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleProjeto que regulamenta mercado de carbono avança no Congresso
Next Article Defensoria Pública de Minas Gerais pede anulação das eleições dos conselheiros tutelares de Belo Horizonte
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Estudantes de Camaçari concluem Proerd com cerimônia de formatura

junho 17, 2026

Sejuv abre inscrições para turmas de basquete e jiu-jítsu na Cidade do Saber

junho 16, 2026

“Estudante deve errar, idealizar e construir”, diz professora premiada

junho 15, 2026

CIEE e Google renovam a parceria com oferta de 110 mil bolsas de estudo

junho 14, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades

By Patriciajunho 17, 20260

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta terça-feira (16) mais empenho dos países ricos…

O que acontece com o cérebro quando a pessoa não descansa

junho 17, 2026

Cursos de gastronomia estão com inscrições abertas na Carreta Escola do Senac instalada em Guarajuba

junho 17, 2026

Salvador terá prova de natação em águas abertas voltada para iniciantes

junho 17, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.