• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Camaçari se destaca no Nordeste e amplia de duas para quatroaspraias certificadas pelo Bandeira Azul

outubro 9, 2026

Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz

outubro 9, 2026

Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027

outubro 9, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Camaçari se destaca no Nordeste e amplia de duas para quatroaspraias certificadas pelo Bandeira Azul
  • Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz
  • Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027
  • Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º
  • Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI
  • Estudantes fazem ato no Rio de Janeiro em defesa de voto em Lula
  • STF retira crédito presumido do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins
  • Espetáculo “Da Missa ao Corpo” leva memória e improvisação ao palco do TCS
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»Com salário mínimo de R$ 1.302, MEI terá novo valor de contribuição; entenda
Economia

Com salário mínimo de R$ 1.302, MEI terá novo valor de contribuição; entenda

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 16, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
com-salario-minimo-de-r$-1.302,-mei-tera-novo-valor-de-contribuicao;-entenda
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Com os impostos, o MEI pagará mensalmente entre R$ 66,10 e R$ 71,10. MEI
Freepik
A contribuição mensal dos Microempreendedores Individuais (MEIs) é calculada com base no salário mínimo. Com o reajuste neste mês, confirmado pelo governo, a contribuição previdenciária passará a ser de R$ 65,10 (5% do salário mínimo), considerando o valor de R$ 1.302.
Já o MEI Caminhoneiro pagará R$ 156,24 de contribuição previdenciária (12% do salário mínimo).
O governo havia anunciado que o salário mínimo seria de R$ 1.320, mas o valor na proposta de orçamento para 2023 para custear o reajuste do piso prometido por Lula se mostrou insuficiente para elevar o valor para R$ 1.320. Assim, continua valendo o valor de R$ 1.302 proposto pelo governo anterior em dezembro do ano passado.
Haddad não garante salário-mínimo de R$ 1.320 em 2023 e diz que governo vai negociar com centrais sindicais
Lula diz que não consegue dar aumento do salário-mínimo porque tudo consideram ‘gasto’
Junto com a contribuição previdenciária, o MEI que exerce atividades sujeitas ao ICMS pagará adicionalmente R$ 1 (se desenvolver atividades de comércio e indústria). Quem exerce atividades sujeitas ao ISSQN (prestador de serviços) pagará mais R$ 5. No caso de ter de pagar os dois impostos, o valor sobe para R$ 6.
Assim, com os impostos, o MEI pagará mensalmente entre R$ 66,10 e R$ 71,10 – a depender da sua atividade. O MEI Caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 157,24 e R$ 162,24.
O novo salário mínimo representa um aumento de R$ 90 em relação ao piso nacional do ano passado (R$ 1.212), alta de 7,42%.
Esse novo valor de contribuição mensal dos Microempreendedores Individuais (MEIs) será calculado automaticamente no momento da emissão Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Para que serve a contribuição
O Sebrae alerta que é por meio do pagamento em dia do DAS que o MEI garante benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade.
O documento vence todo dia 20 de cada mês. O novo valor valerá para o pagamento da competência de janeiro de 2023, que vence no dia 20 de fevereiro.
Para emitir, o MEI deverá acessar a seção “Já Sou MEI” do Portal do Empreendedor e escolher a opção “Pague sua contribuição mensal”. Há três formas de pagamento disponíveis: débito automático, pagamento online ou boleto de pagamento.
Os sistemas estão sendo atualizados para que as guias relativas ao ano de 2023 já tragam os novos valores de pagamento mensal, informou o Sebrae.
Initial plugin text

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEm Davos, Oxfam recomendará aumentar tributo sobre os super-ricos para combater fome
Next Article Entenda por que a pensão alimentícia ganhou novos valores em 2023; ESTES são os motivos!
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI

outubro 8, 2026

ANP espera leiloar mais de 320 blocos de petróleo nesta quarta

outubro 7, 2026

Dólar cai a R$ 5, e bolsa sobe quase 8% após primeiro turno

outubro 6, 2026

Movimentação das bets cai R$ 652 milhões por dia após proibição

outubro 4, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

Camaçari se destaca no Nordeste e amplia de duas para quatroaspraias certificadas pelo Bandeira Azul

By Patriciaoutubro 9, 20260

Dos 75 destinos de sete estados avaliados pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, Camaçari…

Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz

outubro 9, 2026

Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027

outubro 9, 2026

Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º

outubro 9, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.