• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa

maio 8, 2026

STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

maio 8, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa
  • STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB
  • EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas
  • Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos
  • Produção de veículos cresce 2,4% em abril, diz Anfavea
  • Sesau Itinerante leva assistência em saúde para população de Lagoa Seca
  • Nova distribuição de sementes beneficia mais de 100 agricultores de Barra do Pojuca
  • Camaçari fortalece agenda industrial e automotiva durante reunião na INDEX Bahia 2026
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Nordeste da Síria vive sob fogo cruzado, entre interesses de Ancara, Damasco e do grupo Estado Islâmico
Mundo

Nordeste da Síria vive sob fogo cruzado, entre interesses de Ancara, Damasco e do grupo Estado Islâmico

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 12, 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
nordeste-da-siria-vive-sob-fogo-cruzado,-entre-interesses-de-ancara,-damasco-e-do-grupo-estado-islamico
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Ataque em novembro em Istambul, que matou seis pessoas e foi atribuído aos curdos, teria sido estopim da operação militar da Turquia no norte da Síria. Em uma estrada perto de Qamichli, na Síria, um carro carbonizado após ser atingido por um projétil de um drone nesta quarta-feira (11)
Julien Boileau / RFI
O nordeste da Síria, sob administração curda, segue sob bombardeio turco desde o final de novembro. A operação foi lançada pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, após um ataque em Istambul atribuído aos curdos, que negam qualquer tipo de ação. Mas que outros interesses movem essa zona de conflito?
Os ataques turcos ao norte da Síria são menos intensos se comparados aos do mês passado, mas ainda há bombardeios esporádicos. Na quarta-feira (11), por exemplo, em uma estrada movimentada entre as cidades de Qamichli e Hassake, um carro foi alvo de um drone turco, de acordo com testemunhas. O incidente deixou dois feridos, um em estado grave, enquanto a carroceria fumegante do veículo interrompia o tráfego.
“Eu estava trabalhando na minha fazenda quando ouvi o barulho de um míssil. Depois a explosão. Fui olhar e vi um carro em chamas na estrada”, descreve uma das testemunhas.
“As pessoas se reuniram e fomos ajudar a levar as vítimas ao hospital. Um homem ficou gravemente ferido, acho que sua perna quase foi decepada. A esposa dele está bem, ela conseguiu nos ajudar a carrega-lo”, relata o morador. 
Perto da linha de frente entre os turcos e as forças curdas que governam esta região do nordeste da Síria, é possível visitar uma cidade semidestruída, onde boa parte da infraestrutura civil foi afetada. Alguns moradores fugiram para uma escola, situada a quilômetros de distância, ao ouvirem um bombardeio a distância.
As famílias refugiadas estão traumatizadas, desamparadas. Elas reclamam de não receberem nenhuma ajuda, mesmo em pleno inverno. Algumas famílias já estão no local há muitos meses, porque as operações turcas são recorrentes na região.
Por motivos de segurança
Um ataque em 13 de novembro em Istambul, que matou seis pessoas e foi atribuído aos curdos, teria sido o estopim da operação militar da Turquia no norte da Síria. Mesmo se os representantes curdos negaram qualquer envolvimento no episódio, o incidente é apresentado como principal motivação por Ancara para justificar a ação.
Mas há também razões políticas. Em plena campanha eleitoral, o presidente Erdogan se esforça para aumentar sua popularidade junto aos nacionalistas. De acordo com líderes políticos e militares entrevistados pela RFI, “se livrar dos inimigos curdos” no nordeste da Síria, para realocar refugiados sírios que são muito numerosos em território turco, quase 4 milhões, pode ser um argumento de grande apelo para a operação.
Para isso, Erdogan já lançou por diversas vezes a ameaça de uma ofensiva terrestre, o que ainda não aconteceu. Enquanto isso, outra questão parece ganhar mais relevância – ou preocupação – neste cenário já bastante conflituoso: uma possível reaproximação entre a Turquia e o regime sírio de Bashar al-Assad. Conversas com representantes de alto nível ocorreram recentemente entre estas duas partes, que têm em comum relações antagônicas com os curdos.
“Nosso projeto democrático desagrada a esses ditadores”, insistem líderes curdos entrevistados pela RFI.
Estado Islâmico
Vale lembrar ainda que Bashar al-Assad também gostaria, em última análise, de recuperar esta região do nordeste do país sob administração autônoma curda e que lhe escapa neste momento.
Se a aliança entre os turcos e o regime sírio se concretizar, os curdos afirmam que voltariam a ser perseguidos, o que poderia criar novos fluxos migratórios, principalmente em direção à Europa.
Além disso, os bombardeios turcos desviam as forças curdas de sua luta contra o grupo Estado Islâmico. Nas últimas semanas, ataques jihadistas se multiplicaram no nordeste da Síria. Os curdos, por sua vez, alertam os ocidentais: “é preciso pressionar a Turquia, devemos nos apoiar, caso contrário, todos pagarão pelas consequências”.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleUm dos filmes mais impactantes do cinema está na Netflix e não te deixará desviar os olhos nem por um milésimo de segundo
Next Article Com presença de Lula, Rita Serrano toma posse como presidente da Caixa
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Navio cargueiro do Irã é apreendido após tentar furar o bloqueio dos EUA

abril 20, 2026

Guerra no Oriente Médio tem mais bombardeios e mortes neste domingo

março 2, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa

By Patriciamaio 8, 20260

O clima junino já toma conta de Camaçari. A programação oficial do Camaforró 2026 foi…

STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

maio 8, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos

maio 8, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.