• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Duas federações e 12 partidos ficam fora da cláusula de barreira; veja quais

outubro 9, 2026

Camaçari se destaca no Nordeste e amplia de duas para quatroaspraias certificadas pelo Bandeira Azul

outubro 9, 2026

Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz

outubro 9, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Duas federações e 12 partidos ficam fora da cláusula de barreira; veja quais
  • Camaçari se destaca no Nordeste e amplia de duas para quatroaspraias certificadas pelo Bandeira Azul
  • Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz
  • Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027
  • Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º
  • Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI
  • Estudantes fazem ato no Rio de Janeiro em defesa de voto em Lula
  • STF retira crédito presumido do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Presidente da Argentina diz que ausência do Brasil em fóruns foi ‘evidente’ e que fortalecerá laço entre países
Mundo

Presidente da Argentina diz que ausência do Brasil em fóruns foi ‘evidente’ e que fortalecerá laço entre países

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 2, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
presidente-da-argentina-diz-que-ausencia-do-brasil-em-foruns-foi-‘evidente’-e-que-fortalecera-laco-entre-paises
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Fernández diz esperar visita de Lula à Argentina no dia 23 de janeiro. Em uma rede social, Lula afirmou que retomou a ‘amizade com nosso maior vizinho’. Presidente da Argentina, Alberto Fernández, em reunião bilateral com Lula no Itamaraty
Ricardo Stuckert/Divulgação
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta segunda-feira (2) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representa o retorno brasileiro aos fóruns internacionais e que Argentina e Brasil vão fortalecer seus vínculos.
Fernández fez uma declaração à imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília, após reunião com Lula. Após tomar posse, o presidente brasileiro dedicou a segunda-feira a encontros com lideranças estrangeiras.
Aliado de Lula e desafeto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fernández afirmou que os últimos anos da relação com o Brasil foram difíceis, mas que este momento está superado.
“Foi uma grande reunião também porque decidimos claramente voltar a colocar em marcha o vínculo entre Argentina e Brasil com toda a força que esse vínculo sempre teve”, disse Fernández.
“Argentina e Brasil são países indissoluvelmente unidos e nenhum momento político pode perturbar isso”, acrescentou.
Lula, por sua vez, escreveu uma rede social que saudou Fernández pelo tricampeonato mundial de futebol conquistou pela Argentina no mês passado, no Catar, e destacou a retomada do diálogo com o país vizinho.
“Retomamos o diálogo e a amizade com nosso maior vizinho, um dos principais parceiros do Brasil no mundo”, escreveu Lula.
Logo após vencer a eleição presidencial em outubro do ano passado, o petista se reuniu com Fernández em São Paulo.
Fóruns internacionais
Fernández afirmou que considera Lula um “líder regional” capaz de dar “impulso” à América Latina. Sem citar Bolsonaro, o presidente argentino disse o novo governo marca a “volta do Brasil a todos os fóruns internacionais”.
“A ausência do Brasil nos fóruns internacionais foi muito evidente. Não podemos permitir isso. O Brasil é um país muito importante na região para que se ausente”, declarou.
Lula na Argentina
Fernández disse que espera uma visita oficial de Lula à Argentina nos próximos dias 23 e 24 de janeiro.
O presidente do Brasil terá uma agenda em separado com Fernández, no dia 23. No dia seguinte, ambos participarão da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Em janeiro de 2020, o então chanceler Ernesto Araújo anunciou que o Brasil decidiu suspender sua participação na Celac porque o grupo mantinha em seus encontros líderes como o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Bolsonaro não reconhecia o governo de Maduro.
Auxiliares de Lula já declararam que o petista irá à Argentina para o encontro da Celac. Lula pretende fortalecer a presença do Brasil em fóruns internacionais.
Agendas bilaterais
Antes do encontro com Fernández, Lula teve audiências com o rei da Espanha, Felipe IV, e com os presidentes da Bolívia, Luis Arce; Guiné-Bissau, Umaro Sissoco; e do Equador, Guillermo Lasso.
Em uma rede social, Lula disse que falou a Sissoco que o Brasil voltará “a ter a África como uma prioridade nas suas relações com o mundo”.
Sobre a agenda com Arce, Lula declarou que conversaram a respeito da cooperação entre Brasil e Bolívia em políticas sociais, energia e fornecimento de fertilizantes.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleÚltimas medidas tomadas por Bolsonaro na área de tributos custam cerca de R$ 15 bilhões ao governo, diz Haddad
Next Article Ano de 2023 terá 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Trump cria “Força de IA” e nomeia “czar” para tecnologia nos EUA

setembro 20, 2026

‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília

agosto 16, 2026

EUA revogam visto da embaixadora do Brasil

agosto 5, 2026

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Duas federações e 12 partidos ficam fora da cláusula de barreira; veja quais

By Patriciaoutubro 9, 20260

A eleição para a Câmara dos Deputados no último domingo, 4, deixou 12 partidos políticos…

Camaçari se destaca no Nordeste e amplia de duas para quatroaspraias certificadas pelo Bandeira Azul

outubro 9, 2026

Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz

outubro 9, 2026

Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027

outubro 9, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.