
Contrabando estava em um navio de pesca e foi descoberto durante uma verificação de rotina das tropas americanas. Sacos contendo mais de 50 toneladas de armas e munições foram colocados no convés da base marítima dos EUA no Golfo do Omã
Forças Navais dos EUA/NAVCENT
As forças navais dos EUA no Oriente Médio interceptaram um navio de pesca contrabandeando mais de 1 milhão de munição, além de armas, no Golfo de Omã, ao longo de uma rota marítima do Irã ao Iêmen, segundo um comunicado da marinha americana.
A tripulação da base área Lewis B. Puller, que atua também no Golfo Pérsico, no Mar Vermelho e no Canal de Suez, disse que descobriu a carga ilícita durante uma verificação de rotina.
“Essa interdição significativa mostra claramente que a transferência ilegal de ajuda letal e o comportamento desestabilizador do Irã continuam”, disse o vice-almirante Brad Cooper. “As forças navais dos EUA continuam focadas em dissuadir e interromper atividades marítimas perigosas e irresponsáveis na região”.
O fornecimento, venda ou transferência direta ou indireta de armas para os rebeldes houthis no Iêmen viola a Resolução 2216 do Conselho de Segurança da ONU e o direito internacional, diz o comunicado.
Trending
- Rio de Janeiro tem previsão de ventos fortes e ressaca até domingo
- Parapan de jovens: Brasil conquista 12 medalhas em dia de recorde
- Baixa vacinação acende alerta para avanço da gripe H1N1 na Bahia
- Brasil lança Declaração de combate ao racismo ambiental em Cúpula dos Líderes da COP 30
- País bate recorde de exportação, importação e corrente de comércio no ano
- Governo do Estado autoriza ordem de serviço para construção de novo Hospital e Maternidade, em Paulo Afonso
- Estudantes terão transporte público gratuito nos dias de prova do Enem
- Com o tema “Ancestralidades em Cena”, Novembro Negro da Secult terá atividades na sede e orla

