O governo dos Estados Unidos ainda não bateu o martelo sobre quem serão os representantes do país na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro. Os americanos, no entanto, já se preparam para enviar uma comitiva grande a Brasília.
O país reservou 200 dos 260 apartamentos disponíveis em um hotel na capital federal. Segundo fontes do governo dos EUA, o procedimento é praxe e haverá duas comitivas: uma para preparar a visita e outra acompanhando o representante oficial para a posse.
A Casa Branca não decidiu, até o momento, se enviará a vice-presidente Kamala Harris ou até mesmo o presidente Joe Biden. A tendência mais forte é de que o país seja representado por algum outro membro do governo – o secretário de Estado, Antony Blinken, ou o Alto Representante para o Clima, John Kerry, por exemplo.
Cotado para assumir o Ministério da Fazenda, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) afirmou nesta quarta (30) que Lula deve viajar aos Estados Unidos entre a diplomação da chapa, no próximo dia 12, e a posse. A previsão é de um encontro com Biden.
Na manhã desta quarta, o blog revelou que o secretário de Segurança dos EUA, Jake Sullivan, fará o convite formal da visita a Lula na próxima segunda-feira (5).
Ao contrário dos norte-americanos, o presidente de Portugal já decidiu: Marcelo Rebelo de Sousa virá a Brasília para a posse de Lula.
Joe Biden quer encontrar Lula em breve
Trending
- Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim
- Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia
- Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”
- “Vontade de esculachar”, diz Renato Kayzer após empate do Vitória
- Homem que atropelou atleta na Pituba é filho de vereadora de Salvador
- Felca se pronuncia sobre prisão de Hytalo Santos e faz revelação sobre investigações
- Cátia Raulino: condenada a 10 anos, saiba como falsa professora agia
- Padilha diz ser “ato covarde” cancelamento de vistos da filha e esposa