• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

MPE pede ao TRE-BA indeferimento da candidatura de Binho Galinha a reeleição

agosto 8, 2026

Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos

agosto 8, 2026

Em primeiro mês de funcionamento, nova Policlínica de Camaçari realiza mais de 8 mil atendimentos

agosto 8, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • MPE pede ao TRE-BA indeferimento da candidatura de Binho Galinha a reeleição
  • Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos
  • Em primeiro mês de funcionamento, nova Policlínica de Camaçari realiza mais de 8 mil atendimentos
  • Camaçari avança no Ideb e reforça compromisso com a aprendizagem na rede municipal de ensino
  • Obras de macrodrenagem avançam no Rio Camaçari e no Riacho da Lama Preta
  • Lei garante frete mínimo no transporte de cargas; saiba o que muda
  • Camaçari certifica mais de 250 educandos pelo Programa Brasil Alfabetizado
  • Com foco na saúde mental, Prefeitura lança núcleo inédito de apoio aos profissionais da educação
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»Câmara aprova projeto que regulamenta transações com moedas virtuais, e texto vai à sanção
Economia

Câmara aprova projeto que regulamenta transações com moedas virtuais, e texto vai à sanção

uesleiiclone8By uesleiiclone8novembro 30, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
camara-aprova-projeto-que-regulamenta-transacoes-com-moedas-virtuais,-e-texto-vai-a-sancao
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Regulamentação ficará a cargo de órgão a ser estabelecido pelo Executivo; proposta, que segue para sanção, criminaliza a fraude utilizando ativos virtuais. A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29) um projeto que regulamenta operações com moedas virtuais no Brasil. Como já passou pelo Senado, o texto segue para sanção presidencial.
Para atuar no país, as empresas que prestam serviços usando ativos virtuais terão de obter autorização do governo e coibir práticas como a lavagem de dinheiro.
Segundo o texto, considera-se “ativo virtual” a “representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamentos ou com propósito de investimento”.
Não estão incluídas nas regras as moedas nacional e estrangeira; a moeda eletrônica (como, por exemplo, cartões pré-pagos); pontos e recompensas de programas de fidelidade: e representações de ativos cuja emissão, negociação ou liquidação já estejam previstos em regulamento.
Pela proposta, um órgão será escolhido pelo Executivo para fiscalizar o funcionamento dessas prestadoras e disciplinar quais tipos de moedas serão reguladas.
O texto ainda estabelece quais serão as diretrizes para a prestação de serviços das moedas virtuais:
livre iniciativa e livre concorrência;
boas práticas de governança e abordagem baseada em riscos;
segurança da informação e proteção de dados pessoais;
proteção e defesa de consumidores e usuários;
proteção à poupança popular;
solidez e eficiência das operações; e
prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa, em alinhamento com os padrões internacionais.
O texto do Senado era um pouco mais abrangente sobre as diretrizes, prevendo ainda o controle e manutenção de forma segregada dos recursos aportados pelos clientes, além de exigir a prevenção à ocultação de bens, direitos e valores e combate à atuação de organizações criminosas. Os dois dispositivos foram retirados pelos deputados na segunda votação.
A proposta também deixa claro que as operações conduzidas no mercado de ativos virtuais estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor.
Crimes
O texto inclui no Código Penal o crime de “fraude utilizando ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros”, com pena de prisão de quatro a oito anos e multa.
Pela proposta, o crime consiste em “organizar, gerir, ofertar ou distribuir carteiras ou intermediar operações envolvendo ativos virtuais, valores mobiliários ou quaisquer ativos financeiros com o fim de obter vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.
Além disso, o texto inclui as empresas que oferecem serviços de ativos virtuais – inclusive intermediação, negociação ou custódia – no rol das instituições que estão sujeitas à Lei do Crimes contra o Sistema Financeiro.
O texto também prevê o aumento da pena de um a dois terços para os crimes de lavagem de dinheiro cometidos de forma reiterada com o uso de ativos virtuais.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticlePresidente do Peru é alvo de 3º pedido de impeachment em 16 meses
Next Article MEC já teve corte de R$ 1,6 bilhão em junho e enfrenta segundo bloqueio em 2022; entenda cronologia da crise
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Obras de macrodrenagem avançam no Rio Camaçari e no Riacho da Lama Preta

agosto 8, 2026

CDL Salvador projeta aumento de 5% nas vendas do Dia dos Pais

agosto 7, 2026

Aposentadas do ISSM concluem curso de informática em parceria com o Senac

agosto 6, 2026

Em construção, nova UPA de Monte Gordo terá capacidade para quase 8 mil atendimentos por mês

agosto 5, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

MPE pede ao TRE-BA indeferimento da candidatura de Binho Galinha a reeleição

By Patriciaagosto 8, 20260

Foto: Reprodução O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)…

Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos

agosto 8, 2026

Em primeiro mês de funcionamento, nova Policlínica de Camaçari realiza mais de 8 mil atendimentos

agosto 8, 2026

Camaçari avança no Ideb e reforça compromisso com a aprendizagem na rede municipal de ensino

agosto 8, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.