
Massacre aconteceu em 2018 na cidade da Parkland, nos EUA. Assassino que matou 17 em escola na Flórida é formalmente sentenciado à prisão perpétua
Amy Beth Bennett/Pool via REUTERS
Nikolas Cruz, que assassinou 17 alunos e funcionários com um rifle semiautomático em uma escola na cidade de Parkland, na Flórida, Estados Unidos, em 2018, foi formalmente condenado à prisão perpétua nesta quarta-feira (2).
Um júri votou no mês passado para poupar Cruz, de 24 anos, da pena de morte, escolhendo, em vez disso, a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional por um dos tiroteios em massa mais letais da história norte-americana. Quando o julgamento começou, em 2021, Cruz se declarou culpado por homicídio premeditado.
A juíza do circuito do condado de Broward, Elizabeth Scherer, concordou com um pedido de acusação para primeiro permitir que os parentes das vítimas de Cruz se dirigissem ao tribunal antes que a sentença fosse proferida. O processo de condenação começou na terça-feira com declarações de impacto dos familiares e conhecidos dos mortos.
Vários parentes das vítimas criticaram a decisão do júri e criticaram a exigência da lei estadual de que todos os 12 jurados fossem unânimes para sentenciar uma pessoa condenada a ser executada. Alguns parentes também repreenderam os advogados de defesa de Cruz, que se opuseram inutilmente ao juiz na terça-feira observando que Cruz tinha o direito constitucional de representação legal.
Os parentes de muitas vítimas se dirigiram diretamente a Cruz. Anne Ramsay, mãe de Helena Ramsay, de 17 anos, disse que ele era “puro mal”. Inez Hixon o chamou de “terrorista doméstico” por matar seu sogro, o diretor de atletismo da escola, Chris Hixon.
Cruz tinha 19 anos na época de seu ataque à Marjory Stoneman Douglas High School, em Parkland, cerca de 50 quilômetros ao norte do tribunal em Fort Lauderdale. Ele havia sido expulso da escola.
Alguns dos sobreviventes passaram a organizar um movimento liderado por jovens para regulamentações mais rígidas de armas nos Estados Unidos, que tem a maior taxa de posse de armas privadas do mundo e onde tiroteios em massa se tornaram recorrentes.
Trending
- Transporte público: STT implementa novos horários do Conecta Camaçari
- Cresce percentual de paulistanos que aposta em bets para elevar renda
- Prefeitura em Ação: serviços públicos na região dos Phocs passam por intensificação
- Salvador e outras cidades da Bahia estão em alerta para chuvas intensas
- Profissionais de saúde vencem desafios para vacinação em área indígena
- Municípios já podem manifestar interesse em executar PAA em 2026
- Brasil não é menor nem menos competitivo do que ninguém, diz Lula
- Com precatórios, previsão de déficit primário sobe para R$ 60,3 bi
