
Decisão foi tomada após representante holandesa dizer que seu país não financiará a construção de um hospital no país da América Central. A Nicarágua suspendeu suas relações diplomáticas com a Holanda na sexta-feira (30), segundo comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores. O documento utilizou os termos “intervencionista e neocolonialista” para descrever o posicionamento do país europeu.
O texto anuncia a decisão de “descontinuar imediatamente as relações diplomáticas” entre as duas nações e afirma ainda que a Holanda “ofendeu e segue ofendendo famílias nicaraguenses”. A medida foi anunciada depois que o presidente Daniel Ortega disse, em evento oficial, que não quer manter vínculos diplomáticos com a Holanda.
Nicarágua declara embaixador da União Europeia ‘persona non grata’ no país
Reuters
Leia também:
Nicarágua: as ações do governo Ortega contra Igreja Católica no país
Ortega transformará imóvel de jornal na Nicarágua em centro cultural
“Não queremos relações com este governo intervencionista”, declarou Ortega. A reação do presidente se deu após uma visita da embaixadora holandesa para a América Central, Christine Pirenne, à capital Manágua, na quinta-feira. Na ocasião, Pirenne informou que a Holanda não financiará a construção de um hospital no país, o que irritou o presidente.
No início da semana, autoridades haviam determinado que o embaixador da União Europeia era persona non grata na Nicarágua e acrescentaram que o país não aceitaria o novo embaixador apontado pelos Estados Unidos, o que elevou as tensões entre o presidente Daniel Ortega e a comunidade internacional.
Trending
- Flávio confirma encontro com Vorcaro após banqueiro ter sido preso
- Camaçari avança na modernização da saúde com lançamento do Sistema de Dispensação de Medicamentos
- De forma inédita, Conviver passa a ofertar atendimento médico geriátrico a quase 700 idosos
- Caminhos da Reportagem debate impactos da escala 6×1 no Brasil
- Iniciativas tentam facilitar acesso e permanência de mães na ciência
- Dólar cai e fecha abaixo de R$ 5, após recuo de Trump no Irã
- Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realiza 80 cirurgias de mão em mutirão pelo SUS
- Abrantes ganha agência da Caixa Econômica Federal
