Texto defende que referendos não podem servir como base para alterações no status das regiões da Ucrânia. Rússia comemora com shows a anexação ilegal de territórios da Ucrânia
Nesta sexta-feira (30), a Rússia vetou no Conselho de Segurança da ONU a resolução da entidade que condena os referendos de anexação realizados por Moscou em quatro regiões da Ucrânia.
O texto, proposto por Estados Unidos e Albânia, foi submetido à votação dos 15 países-membros do Conselho. Dez países votaram a favor da resolução, a Rússia votou contra e quatro países se abstiveram: Brasil, China, Gabão e Índia.
A resolução condena os referendos, chamando-os de “ilegais” e dizendo que “não têm validade”. Também de acordo com o texto, os referendos “não podem formar a base de nenhuma alteração do status destas regiões”, incluindo “qualquer pretensa anexação”.
Trending
- Hospital Geral de Bonsucesso chegou à marca de 450 leitos para o SUS
- Alcolumbre retira PEC da Segurança Pública da pauta do Senado
- Dólar sobe 1,15% e fecha a R$ 5,09 em dia de cautela
- ANICAM 2026 movimenta Cidade do Saber no fim de semana
- IBGE estima safra de grãos recorde em 2026: 354,5 milhões de toneladas
- Travessia Itaparica-Salvador reunirá provas de diversas categorias nos dias 14 e 15 de novembro
- Hospital Aristides Maltez e Instituto Protea realizam mutirão de câncer de mama
- Sedur promove vivência agroecológica e valoriza saberes tradicionais com estudantes de Camaçari
