Porta-oz do Kremlin negou que governo esteja por trás de um suposto ataque ao Nord Stream, o gasoduto que leva gás russo para a Europa e que registrou dois grandes vazamentos na terça-feira (28). O Kremlin disse na quarta-feira que as alegações de que a Rússia estava de alguma forma por trás de um possível ataque aos gasodutos Nord Stream eram estúpidas, acrescentando que Moscou viu um aumento acentuado nos lucros das empresas americanas que fornecem gás para a Europa.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse em uma teleconferência diária com repórteres que o incidente precisa ser investigado e os prazos para reparo dos oleodutos danificados não estão claros.
A Europa está investigando o que Alemanha, Dinamarca e Suécia disseram ser ataques que causaram grandes vazamentos no Mar Báltico de dois gasodutos russos no centro de um impasse energético.
Questionado sobre as alegações de que a Rússia pode estar por trás do possível ataque, Peskov disse: “Isso é bastante previsível e também previsivelmente estúpido”.
“Este é um grande problema para nós porque, em primeiro lugar, ambas as linhas do Nord Stream 2 estão cheias de gás – todo o sistema está pronto para bombear gás e o gás é muito caro… Agora o gás está voando para o ar. ”
“Antes de fazer qualquer reclamação, devemos esperar pela investigação dessas rupturas, se houve uma explosão ou não”, disse Peskov. Informações sobre o incidente podem ser esperadas da Dinamarca e da Suécia, disse ele.
A Nord Stream AG, operadora da rede, disse na terça-feira que três das quatro linhas offshore do sistema de gasoduto Nord Stream sofreram danos “sem precedentes” em um dia. Todo o gasoduto da Nord Stream não havia entregue gás no momento do incidente.
O Nord Stream 1 relatou uma queda de pressão significativa causada pelo vazamento de gás em ambas as linhas do gasoduto, enquanto o Nord Stream 2 disse que uma queda de pressão acentuada na linha A foi registrada na segunda-feira.
Trending
- Cesta básica registra queda de 2,62% em Salvador no segundo semestre de 2025
- Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas
- Com investimento de R$ 268 milhões, sete empresas vão operar a Infovia 02
- MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências
- Elmar negocia ida para o Avante com articulação de Rui
- Lula diz que governo Bolsonaro levou bets para “dentro das casas”
- Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome
- ‘Precisamos construir uma soberania energética’, diz Lula durante assinatura de contratos da Petrobras

