
O governo japonês foi informado das resoluções russas pela via diplomática, de acordo com a mídia russa. Um diplomata da embaixada japonesa em Moscou foi convocado para discutir o assunto. Putin em discurso no dia 21 de setembro de 2022
Ilya Pitalev/Sputnik/Pool via REUTERS
A FSB, uma agência russa de espionagem e inteligência, anunciou nesta segunda-feira (26) que prendeu Motoki Tatsunori, cônsul-geral japonês em Vladivostok, no extremo leste da Rússia, por suspeita de espionagem, informaram agências de notícias locais.
As autoridades russas deram a Tatsunori 48 horas para deixar a Rússia.
De acordo com a nota da FSB, o diplomata japonês foi detido em flagrante quando recebia informações confidenciais em troca de dinheiro sobre a cooperação da Rússia com outro país da região Ásia-Pacífico.
Tatsunori foi declarado “persona non grata” por Moscou.
O governo japonês foi informado das resoluções russas pela via diplomática, de acordo com a mídia russa. Um diplomata da embaixada japonesa em Moscou foi convocado para discutir o assunto.
Pagar para obter informações
Segundo a FSB, Tatsunori queria organizar reuniões com as fontes e depois pagá-las para obter informações sobre a cooperação entre Moscou e um dos países da região da Ásia-Pacífico.
O diplomata japonês também teria tentado obter informações confidenciais sobre o impacto das sanções ocidentais na situação econômica da região russa de Vladivostok, localizada bem em frente ao Japão.
Em retaliação às sanções econômicas impostas a Moscou por sua ofensiva na Ucrânia, a Rússia proibiu, no início de maio, o acesso ao seu território a mais de 60 autoridades japonesas, incluindo o primeiro-ministro Fumio Kishida.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
Trending
- Hospital Geral de Bonsucesso chegou à marca de 450 leitos para o SUS
- Alcolumbre retira PEC da Segurança Pública da pauta do Senado
- Dólar sobe 1,15% e fecha a R$ 5,09 em dia de cautela
- ANICAM 2026 movimenta Cidade do Saber no fim de semana
- IBGE estima safra de grãos recorde em 2026: 354,5 milhões de toneladas
- Travessia Itaparica-Salvador reunirá provas de diversas categorias nos dias 14 e 15 de novembro
- Hospital Aristides Maltez e Instituto Protea realizam mutirão de câncer de mama
- Sedur promove vivência agroecológica e valoriza saberes tradicionais com estudantes de Camaçari
