• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Começa hoje atendimento no Horto para cadastrados no Minha Casa Minha Vida

novembro 10, 2025

Governo do Estado reúne Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão e apresenta proposta para Unacon de Caetité

novembro 10, 2025

Participantes concluem primeiro dia do Enem 2025

novembro 10, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Começa hoje atendimento no Horto para cadastrados no Minha Casa Minha Vida
  • Governo do Estado reúne Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão e apresenta proposta para Unacon de Caetité
  • Participantes concluem primeiro dia do Enem 2025
  • O Brasil e o mundo já estão fazendo história em Belém. A Rede Gov também
  • Bahia mobiliza, em parceria com municípios, o Dia D de combate ao Aedes aegypti
  • Lojistas apostam em planejamento e redes sociais para vendas na Black Friday
  • Governo Lula lança rede inédita de combate ao tráfico de armas no país
  • Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Entretenimento»Feira de Santana»Medo da violência nas eleições em Feira
Feira de Santana

Medo da violência nas eleições em Feira

uesleiiclone8By uesleiiclone8setembro 22, 2022Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
medo-da-violencia-nas-eleicoes-em-feira
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Há três semanas fiz um texto sobre o clima eleitoral aqui na Feira de Santana. Naquele momento, registrei que o eleitor estava arredio, pouco disposto a externar suas predileções. Pois, passados 15 dias, pouca coisa mudou. Já é possível deduzir, inclusive, que estas serão as eleições menos vibrantes desde a redemocratização do Brasil. Desinteresse do eleitor pelo pleito, pelos destinos do País? Nada disso. Uma palavra resume o sentimento coletivo: medo.

Tudo bem que não faltem carros plotados com propaganda de candidatos a deputado circulando por aí. Mas a maioria, espertamente, evita referências aos candidatos à presidência da República. Talvez seja o receio – legítimo – de sofrer alguma violência política. Afinal, a extrema-direita não está para brincadeiras e sinaliza que não largará o suculento osso brasiliense sem conflitos. Daí a cautela, até mesmo de parte dos candidatos.

Imaginem, então, a situação do eleitor médio que, vergando sob a agruras impostas pelo desgoverno da extrema-direita, anseia por mudança, mas teme a violência política. Descontando a turma de Jair Bolsonaro, o “mito”, poucos ostentam adesivos ou camisetas de seus candidatos prediletos. Também não se veem adesivos em muros e portões de residências pela cidade. A exceção, mais uma vez, costuma aplicar-se à propaganda das candidaturas proporcionais, menos visadas.

O cenário atesta o nível de degradação da democracia brasileira. A imprensa já registrou dois assassinatos políticos cometidos por acólitos do “mito”. Isso para não mencionar incontáveis episódios de violência que não resultaram em mortes, embora sejam evidentes as tentativas de intimidação. Como se sabe, as mulheres estão mais expostas a esse tipo de violência. Inclusive as jornalistas.

Até aqui, tudo indica que o califado bíblico-miliciano que alguns fanáticos aspiram não se erigirá. Sobretudo em função das contundentes resistências externas. Mas os danos provocados por este quadriênio de delírios se estenderão, durante muitos anos o Brasil sentirá seus efeitos. Hoje, a propósito, eles são bem palpáveis, mancham o processo democrático que sempre foi festivo no País.

Faltam pouco mais de duas semanas para o primeiro turno das eleições. A tensão, até lá, tende a se acentuar. Mas é necessário que o eleitor não se intimide, compareça às seções eleitorais e ajude o Brasil a resgatar sua democracia, tão duramente conquistada há apenas três décadas e, hoje, ameaçada por lunáticos que cultuam a morte e vomitam o ódio…

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleFestival de quadrilhas é atração no Arraiá Salvador
Next Article Feira de Santana e Djalma Ferreira, aniversariantes do dia
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Projeto “HEC nas Escolas” encerra 4ª edição com ações educativas em Feira de Santana

outubro 24, 2025

Governo do Estado faz cessão de terreno para construção de policlínica em Feira

setembro 2, 2025

OAB Feira de Santana repudia violência policial contra mulher em abordagem e cobra apuração rigorosa

julho 17, 2025

Leo Santana, Tony Salles, Thiago Aquino e Tomate são atrações do último dia da Micareta de Feira; veja programação completa

maio 4, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

Começa hoje atendimento no Horto para cadastrados no Minha Casa Minha Vida

By Patricianovembro 10, 20250

A partir de segunda-feira (10), a Secretaria da Habitação de Camaçari (Sehab) estará com um…

Governo do Estado reúne Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão e apresenta proposta para Unacon de Caetité

novembro 10, 2025

Participantes concluem primeiro dia do Enem 2025

novembro 10, 2025

O Brasil e o mundo já estão fazendo história em Belém. A Rede Gov também

novembro 10, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.