• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

França é a primeira semifinalista da Copa após 2 a 0 sobre Marrocos

julho 10, 2026

Feriado de 9 de julho: do levante de oposição a Vargas à data cívica

julho 10, 2026

Imposto de 12% sobre exportação de petróleo é estendido por 60 dias

julho 10, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • França é a primeira semifinalista da Copa após 2 a 0 sobre Marrocos
  • Feriado de 9 de julho: do levante de oposição a Vargas à data cívica
  • Imposto de 12% sobre exportação de petróleo é estendido por 60 dias
  • Alunas do Qualifica Mulher apresentam projeto de conclusão de curso no Conviver
  • Sesp abre cadastramento e recadastramento para o semestre do transporte universitário
  • Congresso aprova medidas de divulgação em massa do Ligue 180
  • Quartas de final da Copa começam nesta quinta com 6 seleções europeias
  • Associação dos Magistrados Aposentadosda Bahia (AMAP) empossa nova diretoria
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Saúde»Governo intensifica ações de combate a coqueluche na TI Yanomami
Saúde

Governo intensifica ações de combate a coqueluche na TI Yanomami

PatriciaBy Patriciafevereiro 19, 2026Updated:fevereiro 19, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde reuniu uma equipe emergencial para reforçar o atendimento na base polo de Surucucu, na Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima. A iniciativa divulgada na última quarta-feira (18) é uma resposta do Governo Federal ao aumento das infecções por coqueluche entre crianças da região, que já soma oito casos e três óbitos. 

A coqueluche é uma infecção respiratória bacteriana e contagiosa, cujos primeiros sintomas são crises de tosse seca. A equipe enviada pelo Ministério da Saúde chegou à região na última segunda (16) e foi acompanhada por especialistas do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, com experiência na contenção de possíveis surtos ou aumento de casos de doenças infecciosas.

O grupo vai atuar em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami, que já estava em Surucucu realizando coletas de material e trabalhos de prevenção com aldeias adjacentes. Ao todo, 50 profissionais vão reforçar a prevenção de novos casos e a assistência local.

As crianças infectadas estão em tratamento em hospitais de Boa Vista, capital do estado. Duas já foram liberadas para suas respectivas aldeias, e todos os casos suspeitos seguem em investigação e acompanhamento. 

Vacinação

A vacinação é o principal meio de prevenção contra a coqueluche, e, no Brasil, a vacina é disponibilizada através do SUS para crianças de até 7 anos e gestantes, em Unidades Básicas de Saúde. 

De acordo com o Dsei Yanomami, o esquema vacinal completo das crianças com menos de 1 ano de idade quase dobrou entre 2022 e 2025, passando de 29,8% para 57,8%. Entre os menores de 5 anos, esse índice passou de cerca de 52% para 73% no mesmo período. 

Desafios

Em 2023, o Governo Federal decretou estado de emergência na Terra Indígena Yanomami, por causa do alto índice de desnutrição, malária e mortes por causas diversas.

A partir disso, foram instituídas ações para combater a crise sanitária, resultante do garimpo ilegal. A iniciativa envolveu os ministérios da Saúde, Defesa e Povos Indígenas, para estruturar os serviços de saúde pública e segurança. 

Foram tomadas medidas como fechamento de garimpos ilegais e destinação de recursos para controle do espaço aéreo, além ações para despoluição dos rios, tratamentos de água potável e construção de unidades especializadas de saúde.

Em 2023, o Dsei contava com 690 profissionais. Desde então, mais 1.165 profissionais foram contratados ─ um crescimento de 169%.

Segundo dados de 2025 do Ministério da Saúde, desde a decretação do estado de emergência, a mortalidade na região caiu 27,6%. Lideranças indígenas reforçam, entretanto, que ainda existem muitos desafios a serem ultrapassados.

Com uma população de mais de 30 mil pessoas e cerca de 376 comunidades, a TI Yanomami é o maior território indígena do país.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleLula e Macron tratam de defesa, ciência e tecnologia e comércio
Next Article Amazon pode ser processada por suicídios ligados ao nitrito de sódio
Patricia

Related Posts

Hospital do Homem completa dois anos com mais de 16 mil cirurgias realizadas

julho 6, 2026

Vacina BCG segue como principal proteção contra formas graves da tuberculose

julho 4, 2026

Junho Laranja alerta para os riscos de anemia na Bahia

junho 24, 2026

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha, interior de SP

junho 18, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

França é a primeira semifinalista da Copa após 2 a 0 sobre Marrocos

By Patriciajulho 10, 20260

Foto: Reuters/David Butler Li/proibida reprodução/AgênciaBrasil Em uma reedição de uma das semifinais da Copa do…

Feriado de 9 de julho: do levante de oposição a Vargas à data cívica

julho 10, 2026

Imposto de 12% sobre exportação de petróleo é estendido por 60 dias

julho 10, 2026

Alunas do Qualifica Mulher apresentam projeto de conclusão de curso no Conviver

julho 10, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.