• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

MEC lança diretrizes para ensino de arte na educação básica

agosto 24, 2026

Provas do Encceja são realizadas neste domingo em todo o país

agosto 24, 2026

Planalto volta a vencer Realidade Jovem e vai à final da A3

agosto 24, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • MEC lança diretrizes para ensino de arte na educação básica
  • Provas do Encceja são realizadas neste domingo em todo o país
  • Planalto volta a vencer Realidade Jovem e vai à final da A3
  • Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
  • ONS suspende geração excedente de energia pela segunda vez no ano
  • Parque Verde I ganhará novo mercado, praça e campo de futebol
  • Alcolumbre envia PEC do fim da escala 6×1 para CCJ
  • Sicredi cresce 59% em crédito para economia verde na Bahia em um ano
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Nova Policlínica de Camaçari - Investimento de R$ 50 Milhões
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Nova Policlínica de Camaçari - Investimento de R$ 50 Milhões
Home»Educação»Entenda decisão da Unicamp que exclui pretos e pardos de escolas particulares no ingresso via Enem para o Vestibular 2023
Educação

Entenda decisão da Unicamp que exclui pretos e pardos de escolas particulares no ingresso via Enem para o Vestibular 2023

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 4, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
entenda-decisao-da-unicamp-que-exclui-pretos-e-pardos-de-escolas-particulares-no-ingresso-via-enem-para-o-vestibular-2023
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Decisão foi tomada pelo Conselho Universitário em agosto e veio à tona nesta terça após protesto de universitários, que suspenderam aulas. Inscrições acontecem em 1 de novembro, mas edital ainda não saiu Vista aérea da Unicamp, em Campinas
Antoninho Perri/Ascom/Unicamp
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), em Campinas (SP), confirmou ao g1 nesta terça-feira (4) que os candidatos ao Vestibular 2023 autodeclarados pretos e pardos que tenham concluído o ensino médio em escola particular não poderão optar mais pela modalidade de ingresso via Enem.
A mudança aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em agosto veio à tona nesta terça como uma das pautas reivindicadas pelos estudantes em uma paralisação que resultou na suspensão de aulas.
Diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto disse ao g1 que a alteração não foi pensada após o resultado das inscrições no vestibular tradicional este ano – 30,2% dos 61.624 inscritos são estudantes da rede pública, o menor índice em seis anos e igual a 2017 – veja o gráfico abaixo.
Segundo ele, o que motivou foi a ampliação da diferença no rendimento entre alunos de escolas públicas e os de escolas particulares.
“A mudança não foi pensada por causa dos índices deste ano, mas foi pensada por causa de uma certa tendência de ampliação da diferença entre os rendimentos nas provas dos candidatos de escola pública e os candidatos de escola particular”, disse.
“Não há nenhuma diminuição dos índices de pretos e pardos na universidade. O que há é uma ênfase para que mais estudantes de escola pública estejam dentro da mesma universidade. E lembrando sempre que pretos e pardos de escolas privadas podem, e devem, concorrer pelo vestibular no sistema de cotas da ampla concorrência do vestibular da Unicamp”, completou José Alves.
A decisão do Conselho Universitário (Consu) é do dia 2 de agosto, e foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 5 do mesmo mês. Ela transfere o percentual de vagas antes destinadas a pretos e pardos sem definir origem escolar para o grupo autodeclarado e específico de escolas públicas – que inclui também indígenas.
“10% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas”, diz trecho do artigo 52 da deliberação do Consu de 2017.
Como era e como ficou
A modalidade Enem-Unicamp existe desde 2019, e é constituída de uma reserva de 20% das vagas totais disponibilizadas pela universidade no vestibular. O edital para as inscrições deste ano – para o vestibular de 2023 – ainda não foi publicado pela Comvest, o que deve acontecer mais próximo da abertura dos cadastros, marcada para o dia 1 de novembro.
A divisão funcionava da seguinte maneira:
10% do total de vagas de cada curso para alunos de escola pública (ou 50% das vagas Enem)
5% do total de vagas para autodeclarados preto ou pardos (ou 25% das vagas Enem)
5% do total de vagas para alunos de escola pública e autodeclarados pretos ou pardos ou indígenas (ou 25% das vagas Enem)
E agora passa a ser assim:
10% do total de vagas para estudantes do ensino médio de escola pública (ou 50% das vagas Enem)
10% do total de vagas para estudantes do ensino médio de escola pública e autodeclarados pretos ou pardos ou indígenas (ou 50% das vagas Enem)
“A mudança se deve a dois objetivos: primeiro, ampliar e dar maior oportunidade para estudantes de escola pública; segundo, fazer com que a concorrência seja mais adequada, considerando que nós temos mais candidatos de escola pública pretos e pardos do que candidatos de escola privada pretos e pardos concorrendo a 5% de vagas em cada um dos nichos anteriores”, explicou José Alves.
VÍDEOS: confira outros destaques da região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleChamadas por vídeo no WhatsApp poderão ter até 32 pessoas simultaneamente
Next Article Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

MEC lança diretrizes para ensino de arte na educação básica

agosto 24, 2026

Festival das Juventudes marca encerramento da II Semana da Juventude neste domingo

agosto 23, 2026

Disputas de futsal movimentam Jogos Escolares 2026 nesta sexta-feira

agosto 22, 2026

Com inscrição gratuita, seminário debate aplicações da Inteligência Artificial Generativa na pesquisa científica

agosto 21, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

MEC lança diretrizes para ensino de arte na educação básica

By Patriciaagosto 24, 20260

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil A rede escolar de educação básica tem agora diretrizes para ensino de arte na…

Provas do Encceja são realizadas neste domingo em todo o país

agosto 24, 2026

Planalto volta a vencer Realidade Jovem e vai à final da A3

agosto 24, 2026

Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente

agosto 24, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.