Presidente do Banco Central avaliou que investidor é apressado, afoito, tem de ter um pouco mais de boa vontade com o governo. Segundo ele, Haddad apresentou um plano fiscal com disciplina e está elaborando uma nova regra para as contas públicas. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta terça-feira (14) que houve uma mudança de expectativa no mercado em relação ao final do ano passado, quando as instituições previam início do corte de juros em junho deste ano, e avaliou que um prêmio de risco foi incorporado à curva de juros no mercado futuro por conta das últimas tensões.
Atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano, o maior nível em seis anos. Após críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do BC, citando uma possível mudança na meta de inflação, o mercado financeiro passou a prever que início da queda do juro básico será somente no final do mês de outubro.
Nesta segunda-feira, Campos Neto já tinha afirmado que a instituição “não gosta de juros altos”, negou atuação política à frente do BC afirmou ser contra alterar meta da inflação.
Em evento promovido pelo BTG Pactual nesta terça-feira, o presidente do BC acrescentou, porém, que é preciso ter “um pouco mais de boa vontade” com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O investidor é muito apressado, é muito afoito. A gente precisa ter um pouco mais de boa vontade com o governo, 45 dias é pouco tempo. Acho que tem tido uma boa vontade enorme do ministro Haddad, de falar: olha, temos aqui um princípio de seguir um plano fiscal com disciplina, tem um arcabouço que está sendo trabalhado. Já foram elaborados alguns objetivos. A gente precisa ter uma pouco de boa vontade”, declarou. Campos Neto
Trending
- Inteligência artificial reforça segurança do paciente no Hospital Metropolitano
- Hospital Estadual Costa dos Coqueiros devolve autonomia a pacientes e se consolida como referência em reabilitação pelo SUS
- Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção
- Sedap inicia recadastramento do Mais Pesca com atendimento em Arembepe
- Camaçari inicia 2026 com redução de 62,5% nos índices de homicídio
- Fundo Amazônia aplica R$ 80 milhões para produção agrícola comunitária
- Focada na educação baseada nos saberes dos territórios, Camaçari inicia oficialmente Jornada Pedagógica 2026
- 80 milhões de brasileiros já possuem uma conta Ouro no GOV.BR

