Apesar da queda no total de matrículas, o número de alunos matriculados em escolas de tempo integral cresceu como reflexo do novo ensino médio implementado neste ano em todo o país. Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Távora, no Recife
Reprodução/TV Globo
O número de matrículas no ensino médio em 2022 foi 5,3% menor do que em 2021, indicam os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica divulgados nesta sexta-feira (16).
Compartilhe esta matéria no WhatsApp
Compartilhe esta matéria no Telegram
No contexto de reabertura gradual dos colégios, após o pico de contaminação da Covid-19, há indícios de um aumento na evasão escolar na última etapa de ensino, justamente quando o risco de ingressar precocemente no mercado de trabalho é maior.
Comparando os números preliminares de 2021 e de 2022, o índice de matriculados no ensino médio caiu de 6.564.625 para 6.217.486.
Em dezembro, o Inep divulgará os dados finais, com eventuais correções solicitadas pelos municípios e estados. Será possível, então, traçar uma comparação com o balanço consolidado do ano anterior (6.446.002 matrículas).
LEIA TAMBÉM
2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil
Ideb 2021 pode passar impressões enganosas sobre a realidade da educação brasileira; ENTENDA
Cursos EaD têm maioria dos alunos pela 1ª vez, aponta exame do MEC
‘A preta do morro se formou’: filha de faxineira conclui faculdade de enfermagem e viraliza
Crescimento no ensino integral
Já é possível ver reflexos do novo ensino médio no Censo 2022.
Analisando os dados preliminares, mesmo com a redução no número total de matrículas, o número de alunos em tempo integral aumentou 10,5% – esse é justamente um dos pilares da reforma.
Números totais de matrículas
O ensino básico como um todo — da creche ao ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos — somou 35.760.081 matrículas em 2022.
O número é 2,07% menor se comparado aos dados preliminares de 2021. São 758.005 matrículas a menos na rede pública, que em 2021 tinha 36.518.086 estudantes.
Os dados sobre matrículas são importantes para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e para a execução de programas na área da educação.
VÍDEOS E PODCAST
Conheça os problemas que afetaram os dados do Ideb 2021
Trending
- Trump assina ordem executiva de tarifa de 50% sobre o Brasil
- STF se manifesta após sanções dos EUA a Alexandre de Moraes
- Bolsonaro diz não ter relação com sanções de Trump a Moraes
- Jerônimo prepara estratégias para frear efeitos de tarifaço na Bahia
- SineBahia divulga vagas de emprego para esta quinta (31) Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Mata, Simões Filho, Salvador;
- MP pede reprodução simulada e novas apurações sobre morte de jovens em ação policial ocorrida em Camaçari
- Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
- Destinos baianos estão entre mais buscados para se hospedar no 2º semestre de 2025