• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu

junho 22, 2026

Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema

junho 22, 2026

Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027

junho 22, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu
  • Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema
  • Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
  • Integração de espaços fortalece tradições e amplia experiências no Camaforró
  • INSS: termina neste sábado prazo para contestar descontos indevidos
  • Governo fixa em R$ 5,1 mil novo piso nacional do magistério
  • Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles
  • Camaforró 2026 promove encontro entre Pablo e camaçariense Nil Sofrência no palco principal
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
Home»Mundo»Presidente da Argentina diz que ausência do Brasil em fóruns foi ‘evidente’ e que fortalecerá laço entre países
Mundo

Presidente da Argentina diz que ausência do Brasil em fóruns foi ‘evidente’ e que fortalecerá laço entre países

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 2, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
presidente-da-argentina-diz-que-ausencia-do-brasil-em-foruns-foi-‘evidente’-e-que-fortalecera-laco-entre-paises
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Fernández diz esperar visita de Lula à Argentina no dia 23 de janeiro. Em uma rede social, Lula afirmou que retomou a ‘amizade com nosso maior vizinho’. Presidente da Argentina, Alberto Fernández, em reunião bilateral com Lula no Itamaraty
Ricardo Stuckert/Divulgação
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta segunda-feira (2) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representa o retorno brasileiro aos fóruns internacionais e que Argentina e Brasil vão fortalecer seus vínculos.
Fernández fez uma declaração à imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília, após reunião com Lula. Após tomar posse, o presidente brasileiro dedicou a segunda-feira a encontros com lideranças estrangeiras.
Aliado de Lula e desafeto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fernández afirmou que os últimos anos da relação com o Brasil foram difíceis, mas que este momento está superado.
“Foi uma grande reunião também porque decidimos claramente voltar a colocar em marcha o vínculo entre Argentina e Brasil com toda a força que esse vínculo sempre teve”, disse Fernández.
“Argentina e Brasil são países indissoluvelmente unidos e nenhum momento político pode perturbar isso”, acrescentou.
Lula, por sua vez, escreveu uma rede social que saudou Fernández pelo tricampeonato mundial de futebol conquistou pela Argentina no mês passado, no Catar, e destacou a retomada do diálogo com o país vizinho.
“Retomamos o diálogo e a amizade com nosso maior vizinho, um dos principais parceiros do Brasil no mundo”, escreveu Lula.
Logo após vencer a eleição presidencial em outubro do ano passado, o petista se reuniu com Fernández em São Paulo.
Fóruns internacionais
Fernández afirmou que considera Lula um “líder regional” capaz de dar “impulso” à América Latina. Sem citar Bolsonaro, o presidente argentino disse o novo governo marca a “volta do Brasil a todos os fóruns internacionais”.
“A ausência do Brasil nos fóruns internacionais foi muito evidente. Não podemos permitir isso. O Brasil é um país muito importante na região para que se ausente”, declarou.
Lula na Argentina
Fernández disse que espera uma visita oficial de Lula à Argentina nos próximos dias 23 e 24 de janeiro.
O presidente do Brasil terá uma agenda em separado com Fernández, no dia 23. No dia seguinte, ambos participarão da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Em janeiro de 2020, o então chanceler Ernesto Araújo anunciou que o Brasil decidiu suspender sua participação na Celac porque o grupo mantinha em seus encontros líderes como o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Bolsonaro não reconhecia o governo de Maduro.
Auxiliares de Lula já declararam que o petista irá à Argentina para o encontro da Celac. Lula pretende fortalecer a presença do Brasil em fóruns internacionais.
Agendas bilaterais
Antes do encontro com Fernández, Lula teve audiências com o rei da Espanha, Felipe IV, e com os presidentes da Bolívia, Luis Arce; Guiné-Bissau, Umaro Sissoco; e do Equador, Guillermo Lasso.
Em uma rede social, Lula disse que falou a Sissoco que o Brasil voltará “a ter a África como uma prioridade nas suas relações com o mundo”.
Sobre a agenda com Arce, Lula declarou que conversaram a respeito da cooperação entre Brasil e Bolívia em políticas sociais, energia e fornecimento de fertilizantes.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleÚltimas medidas tomadas por Bolsonaro na área de tributos custam cerca de R$ 15 bilhões ao governo, diz Haddad
Next Article Ano de 2023 terá 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Trump fica mais encurralado com limitação dos poderes de guerra

junho 5, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Bahia

Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu

By Patriciajunho 22, 20260

O Recôncavo baiano ganhará um importante reforço na rede de saúde com um pacote de…

Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema

junho 22, 2026

Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027

junho 22, 2026

Integração de espaços fortalece tradições e amplia experiências no Camaforró

junho 22, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.