Movimentando a rede pública municipal de educação de Camaçari, os Jogos Escolares 2026 seguem mobilizando estudantes, em uma ampla agenda que reúne diversas modalidades esportivas, em diferentes ginásios, campos e quadras da cidade.
Nesta terça-feira (25), o evento, promovido de forma integrada pelas secretarias de Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), reuniu meninos e meninas em disputas no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, na orla do município. Durante a manhã, os jogos foram na modalidade de vôlei, na categoria misto sub-16.
Entre os jovens atletas, Caroline Silva de Abreu, 15 anos, estudante do Marquês de Abrantes, ressaltou a integração entre os alunos da sede e da orla do município. “Nossa participação é de extrema importância, especialmente por sermos da orla. Assim, podemos ter a mesma oportunidade que as escolas da sede de Camaçari. Neste, ano minha expectativa é grande e espero que a gente consiga alcançar uma boa colocação nos jogos. Abrantes tem um potencial muito grande no vôlei”, defendeu a garota.
Já Aryel dos Santos Araújo, 15 anos, integra o time do Centro Educacional Tancredo Neves, localizado em Jauá, e participa dos Jogos Escolares pela primeira vez. “Acho uma oportunidade incrível. Comecei no vôlei tem pouco tempo, por incentivo do professor, e vim com o objetivo de conquistar a vitória”, afirmou.
Acompanhando os alunos do Tancredo Neves, o professor Hamilton Hasselmann reforçou a importância da iniciativa para a comunidade escolar. “A participação dos alunos está ótima, eles se sentem motivados e valorizados. É um estímulo pra eles, também, em sala de aula, porque aproveitamos os Jogos Escolares pra trazer essa prática pra dentro da sala, tentando condicionar uma coisa com a outra pra que eles tenham essa conscientização em relação ao estudo e à prática esportiva”, pontuou.
Competiram, ainda, nesta terça-feira, no vôlei misto sub-16, equipes do Centro Educacional Barra do Pojuca e das escolas municipais Edivaldo Machado Boaventura, Eustáquio Alves Santana e Caminho do Mar.
Na modalidade de futsal, na categoria masculino sub-16, as disputas do dia envolvem alunos do Centro Educacional Tancredo Neves e das escolas municipais Professora Lídia Coelho Pinto e Thomaz Camilo.
Os Jogos Escolares 2026 prosseguem até a primeira semana do mês de setembro, reunindo 4.500 estudantes dos anos iniciais e finais, além de adultos e educação inclusiva de 51 unidades escolares dos sete territórios do município.
As competições ocorrem em diversas modalidades. Entre as coletivas estão basquete, futsal, handebol, vôlei e baleado, esta última, destinada apenas aos anos iniciais. Já as modalidades individuais incluem dama, xadrez, tênis de mesa, jogos eletrônicos, atletismo indoor, bocha e dominó. Os jogos eletrônicos são destinados aos anos iniciais e à educação inclusiva, enquanto bocha e dominó são exclusivos da educação inclusiva.
Também há disputas individuais, em duplas ou coletivas nas modalidades futmesa, em caráter demonstrativo, dança, ginástica e capoeira. A programação inclui ainda a 2ª Corrida da Educação.
Fotos: Patrick Abreu
