• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

PT Bahia defende Jaques Wagner e critica ataques da oposição

junho 19, 2026

Planalto avalia como improvável que Brasil escape de tarifaço

junho 19, 2026

Bahia registra 5,3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 172 mortes

junho 19, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • PT Bahia defende Jaques Wagner e critica ataques da oposição
  • Planalto avalia como improvável que Brasil escape de tarifaço
  • Bahia registra 5,3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 172 mortes
  • Camaforró 2026 reunirá grandes nomes da música brasileira em quatro dias de festa; veja programação
  • Capacitação prepara ambulantes e comerciantes para atuar no Camaforró 2026
  • Prazo para declaração da TFF encerra nesta sexta-feira
  • Com foco na qualificação profissional, curso “IA para Jornalistas” é encerrado em Camaçari
  • Sejuv abre nesta quinta-feira inscrições para a tradicional Corrida 2 de Julho
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
Home»Política»Organizações sociais criticam derrubada de veto ao PL da Dosimetria
Política

Organizações sociais criticam derrubada de veto ao PL da Dosimetria

PatriciaBy Patriciamaio 1, 2026Updated:maio 1, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Organizações da sociedade civil manifestaram repúdio à derrubada de veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei (PL) da Dosimetria, que reduz a pena dos condenados por tentativa de golpe de Estado ligados ao 8 de janeiro de 2023. O veto foi derrubado nesta quinta-feira (30) pelo Congresso Nacional. 

Para as entidades, a medida representa um “grave e histórico retrocesso institucional”, naturaliza a violência e é um risco de impunidade em caso de repetição de ataques golpistas no futuro.

A nota da coalizão Pacto pela Democracia é assinada por mais de 20 organizações, aponta que a derrubada do veto pode ser vista como uma forma de relativizar ataques frontais ao regime democrático e substituir a soberania popular por projetos autoritários.

Segundo a nota, a derrubada fragiliza “o caminho que vinha sendo construído para a devida responsabilização daqueles que atentaram contra a ordem constitucional democrática no país, no contexto da tentativa de golpe de Estado após as últimas eleições presidenciais.”

O texto, assinado por organizações como o Instituto Vladimir Herzog, Instituto Marielle Franco e a Transparência Eleitoral Brasil, destaca ainda que a medida não promove pacificação e que setores do parlamento que votaram pela derrubada do veto abdicam do papel de guardiões constitucionais, nem atuam no sentido de  “corrigir excessos”.

“Na prática, trata-se de um movimento que, além de não contar com respaldo popular nem sólido fundamento constitucional, reabre espaço para a naturalização da violência política contra a democracia e enfraquece a construção da memória coletiva sobre um dos episódios mais graves da história republicana recente”, diz o documento.

As organizações alertam ainda que reduzir a gravidade desses fatos por meio da revisão de penas significa reescrever a história em favor da impunidade. O documento diz que o debate sobre a flexibilização de penas exige cautela e reflexão responsáveis, principalmente por seus possíveis efeitos em outros âmbitos do sistema penal.

“No 8 de janeiro, o povo brasileiro assistiu, atônito, ao vandalismo e ao ódio dirigidos às sedes dos Três Poderes por aqueles que buscavam desacreditar o resultado das eleições e substituir a soberania popular por um projeto autoritário; a perplexidade coletiva não foi apenas reação à violência, mas o reconhecimento imediato de um ataque frontal ao regime democrático”, diz a nota.

“Ficou evidente que não se tratava de mero vandalismo, mas da expressão organizada de uma trama que visava deslegitimar o processo eleitoral e instaurar, pela força e pelo caos, uma ruptura institucional”, diz o documento.

O texto afirma ainda que a derrubada do veto ao PL abre brechas concretas para a repetição desses ataques no futuro.

“A democracia não se sustenta apenas por eleições periódicas, mas pela capacidade de reconhecer seus traumas, responsabilizar seus agressores e impedir que a violência golpista seja incorporada à normalidade institucional. A derrubada deste veto caminha no sentido da normalização da violência”, diz a nota.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleApostador de Curitiba ganha prêmio de R$ 127 milhões da Mega-Sena
Next Article Lula determina apoio federal para cidades atingidas por chuvas em PE
Patricia

Related Posts

PT Bahia defende Jaques Wagner e critica ataques da oposição

junho 19, 2026

Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar

junho 18, 2026

No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades

junho 17, 2026

Tarifaço: Moraes nega adiar julgamento de Eduardo Bolsonaro no STF

junho 16, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

PT Bahia defende Jaques Wagner e critica ataques da oposição

By Patriciajunho 19, 20260

Foto: Reprodução O Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT Bahia) saiu em defesa do senador…

Planalto avalia como improvável que Brasil escape de tarifaço

junho 19, 2026

Bahia registra 5,3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 172 mortes

junho 19, 2026

Camaforró 2026 reunirá grandes nomes da música brasileira em quatro dias de festa; veja programação

junho 19, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.