• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

STF debate valor do mínimo existencial para evitar superendividamento

abril 23, 2026

MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários

abril 23, 2026

CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1

abril 23, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • STF debate valor do mínimo existencial para evitar superendividamento
  • MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários
  • CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1
  • Camaçari sedia 2ª etapa do Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 neste final de semana
  • Pessoas jurídicas devem declarar receita bruta até 1º de junho para cálculo da TFF 2026
  • Reunião de Alinhamento com os comerciantes de Camaçari
  • Camaçari: Estão abertas inscrições para o Programa de Preparo para Aposentadoria 2026
  • Plataforma do BB reduz em 72% perda de comida em escolas públicas
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Vacina Reumato de Amor
Home»Camaçari»Bahia Pesca inova e promove o cultivo consorciado de tilápia e camarão em composto salino
Camaçari

Bahia Pesca inova e promove o cultivo consorciado de tilápia e camarão em composto salino

PatriciaBy Patriciafevereiro 28, 2026Updated:fevereiro 28, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O que antes era apenas um tanque destinado ao armazenamento de composto salino agora é uma unidade produtiva do semiárido baiano. O rejeito da água do dessalinizador implantado há 10 anos pelo Programa Água Doce (PAD) no povoado de Italegre, município de Baixa Grande, transformou-se numa fonte de cultivo de milhares de tilápias e camarões em pleno desenvolvimento.

O “milagre” é na verdade resultado do projeto Pesque PAD, realizado pela Bahia Pesca em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), cujo objetivo é transformar um resíduo ambiental em fonte de renda e alimento para comunidades em situação de vulnerabilidade. O projeto-piloto foi implantado em 2024, na comunidade de Mandassaia, em Riachão do Jacuípe. Em Baixa Grande, o Pesque PAD é desenvolvido em parceria com a Associação de Mulheres Produtoras de Italegre e conta com o apoio da secretaria de Agricultura municipal de Baixa Grande.

Um dos destaques desta nova etapa é o sistema consorciado de produção. Segundo o gerente de projetos da Bahia Pesca, Júnior Sanches, a iniciativa utiliza ração exclusivamente para a tilápia, enquanto o camarão se alimenta dos resíduos da ração e dos dejetos produzidos pelos peixes. O modelo reduz custos de produção e otimiza o aproveitamento de nutrientes no tanque, tornando o sistema mais eficiente e sustentável. 

“Implantamos há dois meses 12.000 pós-larvas de camarão e 5.000 alevinos de tilápias que vem apresentando um desenvolvimento muito satisfatório”, avalia o profissional, que após a realização da primeira biometria nesta quinta, 26, prevê a despesca para o início do mês de junho.

Segundo a presidente da Associação de Mulheres Produtoras de Italegre, a implantação do Pesque PAD é uma conquista da população local, que foi contemplada em edital de chamamento público da Bahia Pesca em 2023, mas que teve de lutar por três anos para conseguir levar energia elétrica ao aerador que oxigena a água do tanque antes de ver o projeto ser colocado em prática. 

Para uma comunidade tradicionalmente focada na produção de gado de leite e de corte, o cultivo consorciado de tilápias e camarões gera diversidade e encantamento. “Peixe a gente tem aqui na região: tilápia, traíra…, mas camarão é novidade. Eu mesmo fiquei encantada”, relata Edna, que já tem planos para o primeiro lote da produção, daqui a quatro meses. “A gente vai vender o produto para poder comprar ração e alevinos e para continuar gerando renda para a nossa comunidade”.

Ascom Bahia Pesca

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleSérie de agendas fortalece diálogo entre Prefeitura e setor industrial
Next Article Lula sobrevoa neste sábado áreas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais
Patricia

Related Posts

Camaçari sedia 2ª etapa do Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 neste final de semana

abril 23, 2026

Reunião de Alinhamento com os comerciantes de Camaçari

abril 22, 2026

Camaçari: Estão abertas inscrições para o Programa de Preparo para Aposentadoria 2026

abril 22, 2026

Estão abertas inscrições para o Programa de Preparo para Aposentadoria 2026V

abril 20, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

STF debate valor do mínimo existencial para evitar superendividamento

By Patriciaabril 23, 20260

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (22) o…

MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários

abril 23, 2026

CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1

abril 23, 2026

Camaçari sedia 2ª etapa do Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 neste final de semana

abril 23, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.