• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Luisa Stefani mira 15º título da carreira e retorno ao top-10 mundial

fevereiro 21, 2026

Missão Brasil-Índia: Anvisa aprova boas práticas de fabricação de empresas indianas

fevereiro 21, 2026

Fórum Empresarial Brasil-Índia impulsiona compromisso de expansão de negócios e inovação

fevereiro 21, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Luisa Stefani mira 15º título da carreira e retorno ao top-10 mundial
  • Missão Brasil-Índia: Anvisa aprova boas práticas de fabricação de empresas indianas
  • Fórum Empresarial Brasil-Índia impulsiona compromisso de expansão de negócios e inovação
  • Carnaval da Pracinha leva cores, música e alegria ao Phoc III
  • SEC abre inscrições para processo seletivo estadual do Programa Fulbright DAI
  • Mendonça devolve dados sigilosos de Vorcaro à CPMI do INSS
  • Anvisa determina apreensão de lotes falsos de Mounjaro e botox
  • MDA orienta renegociação de dívidas do Pronaf para produtores de cebola
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Camaçari»MDA orienta renegociação de dívidas do Pronaf para produtores de cebola
Camaçari

MDA orienta renegociação de dívidas do Pronaf para produtores de cebola

PatriciaBy Patriciafevereiro 21, 2026Updated:fevereiro 21, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), divulgou na última semana (12), documento orientando instituições financeiras que operam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sobre a possibilidade de renegociação e prorrogação de parcelas de financiamentos para agricultores familiares dedicados à cultura da cebola no país.

A medida considera as dificuldades enfrentadas por produtores da cadeia da cebola, como oscilações de preços, entraves na comercialização e impactos temporários na renda das famílias. A orientação está amparada nas regras do Manual de Crédito Rural (MCR), que prevê mecanismos de renegociação em casos de comprovada dificuldade temporária de pagamento.

Como funciona a renegociação

As instituições financeiras poderão conceder prorrogação de operações de custeio por até 36 meses; prorrogação de parcelas de investimento por até um ano após o término do contrato; ou a diluição do valor nas parcelas ainda a vencer. A renegociação, porém, não é automática. O agricultor ou agricultora familiar deve solicitar o pedido diretamente à instituição financeira onde contratou o financiamento. O MDA recomenda que os pedidos sejam formalizados preferencialmente antes do vencimento das parcelas, evitando a configuração de inadimplência.

Para que a operação seja analisada, é necessário:

  • Comprovação da dificuldade temporária de pagamento;
  • Documentação ou laudo técnico que evidencie a redução da renda e o impacto econômico;
  • Avaliação da viabilidade econômica do empreendimento após a renegociação.

Quando a dificuldade atingir uma quantidade maior de agricultores em determinado município ou região, poderá ser utilizado laudo técnico coletivo, sem prejuízo da análise individual das operações.

Garantia de continuidade produtiva

Para o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, a medida reforça o compromisso do Ministério com a estabilidade econômica da agricultura familiar. “A agricultura familiar é estratégica para o abastecimento alimentar e para a economia dos territórios. Quando ocorrem oscilações de mercado que afetam temporariamente a renda dos produtores, é papel do Estado atuar de forma responsável e técnica para preservar a capacidade produtiva das famílias. Essa orientação garante segurança jurídica, previsibilidade e continuidade da produção”, afirmou o secretário.

Ziger também destacou que o Pronaf é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar no país. “Estamos falando de famílias que produzem alimento, geram renda e mantêm viva a dinâmica econômica dos municípios. A renegociação, quando necessária e devidamente comprovada, é um mecanismo legítimo para proteger o produtor e assegurar que ele continue produzindo.”

Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar – PGPAF

Além da possibilidade de renegociação, os produtores de cebola também podem contar com o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), política pública que protege a renda da agricultura familiar assegurando bônus de desconto nas parcelas de financiamentos do Pronaf sempre que o preço de comercialização do produto estiver inferior ao preço de garantia definido pelo Governo Federal, com base nos custos de produção. O desconto é aplicado automaticamente pela instituição financeira no momento do pagamento da parcela, desde que o agricultor esteja adimplente.

No caso da cebola, produto contemplado pelo programa, os agricultores familiares que optarem por realizar o pagamento de suas operações de financiamento no âmbito do Pronaf, em vez de solicitar a prorrogação , terão automaticamente um desconto no valor a ser pago. O desconto, percentual determinado sobre o valor da operação e por Unidade da Federação, para o mês de fevereiro, é de 44,29% para o Paraná, 58,57% para o Rio Grande do Sul e de 46,43% para Santa Catarina, limitado a R$ 5 mil por beneficiário.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleSehab terásuporte presencial para dúvidas sobre novas inscrições e atualização cadastral do Minha Casa Minha Vida
Next Article Anvisa determina apreensão de lotes falsos de Mounjaro e botox
Patricia

Related Posts

Carnaval da Pracinha leva cores, música e alegria ao Phoc III

fevereiro 21, 2026

Sehab terásuporte presencial para dúvidas sobre novas inscrições e atualização cadastral do Minha Casa Minha Vida

fevereiro 21, 2026

Sefaz intensifica campanhas digitais para orientar contribuintes sobre regularização do IPTU 2026

fevereiro 21, 2026

CIAT disponibiliza 38 vagas de emprego para esta sexta-feira

fevereiro 20, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Educação

Luisa Stefani mira 15º título da carreira e retorno ao top-10 mundial

By Patriciafevereiro 21, 20260

Foto: Divulgação/WTA/Direitos Reservados A manhã deste sábado (21) pode ser de título para o tênis…

Missão Brasil-Índia: Anvisa aprova boas práticas de fabricação de empresas indianas

fevereiro 21, 2026

Fórum Empresarial Brasil-Índia impulsiona compromisso de expansão de negócios e inovação

fevereiro 21, 2026

Carnaval da Pracinha leva cores, música e alegria ao Phoc III

fevereiro 21, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.