• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Acolhimento que protege: PM promove reencontro familiar em Camaçari

fevereiro 16, 2026

Balanço da SSP aponta redução da criminalidade e reforço tecnológico no Carnaval da Bahia 2026

fevereiro 16, 2026

Estudantes de Salvador empreendem com customização de abadás em shoppings de Salvador

fevereiro 16, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Acolhimento que protege: PM promove reencontro familiar em Camaçari
  • Balanço da SSP aponta redução da criminalidade e reforço tecnológico no Carnaval da Bahia 2026
  • Estudantes de Salvador empreendem com customização de abadás em shoppings de Salvador
  • Empresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet
  • Centro de São Paulo tem axé e outras surpresas no domingo de carnaval
  • Lula inaugura pronto-socorro do Hospital Federal Cardoso Fontes no Rio
  • Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca
  • Lula critica uso político de hospitais: “Exploração do povo brasileiro”
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Saúde»Lula critica uso político de hospitais: “Exploração do povo brasileiro”
Saúde

Lula critica uso político de hospitais: “Exploração do povo brasileiro”

PatriciaBy Patriciafevereiro 16, 2026Updated:fevereiro 16, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Divulgação/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (15/2), durante a inauguração do Centro de Emergência 24 horas do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, que a entrega da unidade representa a devolução de “um pouco de dignidade e decência ao povo brasileiro”. Em discurso, o petista também criticou o que classificou como uso político de hospitais federais ao longo dos anos.

“O que nós estamos entregando aqui hoje é entregando um pouco de dignidade e decência ao povo brasileiro”, declarou. Segundo ele, a estrutura da unidade se assemelha à de um hospital privado, mas deve garantir atendimento público com respeito e qualidade. “Qualquer pessoa que chega aqui, seja quem for, será tratada como se fosse o presidente da República, com respeito e dignidade.”

Lula afirmou que o hospital “sempre foi utilizado politicamente” e relatou que, no passado, estruturas federais no Rio teriam sido transformadas em moeda de troca eleitoral. “Você colocava um deputado para tomar conta de uma coisa, outro para outra. Até para tomar conta do estacionamento tinha gente que cobrava dos funcionários. Isso é caso de cadeia, isso chama-se exploração do povo brasileiro”, disse, sem citar nomes.

O presidente também defendeu que as unidades sob responsabilidade da União devem se tornar referência para o restante do sistema de saúde. Ele relembrou uma reunião com o então ministro Humberto Costa, em 2003, quando teria defendido a transformação dos hospitais universitários em centros de excelência. “Se está na mão do governo federal, nós temos a obrigação de fazer com que seja modelo para aquilo que faz o prefeito e o governo do estado”, afirmou.

Ao abordar gargalos históricos do atendimento público, Lula destacou a dificuldade da população em conseguir a chamada “segunda consulta”, com especialistas. Segundo ele, muitos pacientes aguardam meses entre o primeiro diagnóstico e exames mais complexos. “Às vezes só tem vaga daqui 10 ou 12 meses. Se der sorte, a pessoa sobrevive; se não der sorte, não vai fazer a segunda consulta”, disse.

O petista também citou a criação do Farmácia Popular do Brasil como medida para ampliar o acesso a medicamentos gratuitos e evitar que pacientes deixem de se tratar por falta de recursos. “Quantas pessoas morreram saindo do médico com a receita na mão e sem dinheiro para comprar remédio?”, questionou.

Durante o discurso, Lula mencionou ainda o programa Programa Agora Tem Especialistas, que, segundo ele, busca ampliar a oferta de consultas, exames e diagnósticos. O presidente afirmou que o governo pretende colocar em circulação dezenas de unidades móveis equipadas para realizar exames pelo país, incluindo rastreamento de câncer e ressonância magnética.

Ao lado do prefeito Eduardo Paes, Lula disse que o objetivo é garantir atendimento digno independentemente de renda, religião ou origem. “Não importa quem seja — basta ser brasileiro ou brasileira para ter direito a um tratamento digno neste país”, declarou.

Fonte: correio braziliense

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEquipe econômica vê fim da 6×1 como madura, mas texto pode afastar governo
Next Article Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca
Patricia

Related Posts

Anvisa determina recolhimento de produtos alimentícios por irregularidades

fevereiro 13, 2026

Fevereiro Laranja: Especialistas esclarecem dúvidas sobre leucemia

fevereiro 11, 2026

Brasil realiza 1,8 milhão de testes de HIV em 2025, aponta Abramed

fevereiro 11, 2026

Equipes de Saúde da Família e das UBS’s ajudam na busca pela plena segurança alimentar

fevereiro 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

Acolhimento que protege: PM promove reencontro familiar em Camaçari

By Patriciafevereiro 16, 20260

Recentemente, um gesto de atenção e empatia marcou a rotina do 12º BPM de Camaçari.…

Balanço da SSP aponta redução da criminalidade e reforço tecnológico no Carnaval da Bahia 2026

fevereiro 16, 2026

Estudantes de Salvador empreendem com customização de abadás em shoppings de Salvador

fevereiro 16, 2026

Empresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet

fevereiro 16, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.