• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Pix amplia participação nos pagamentos em bares e restaurantes

agosto 9, 2026

Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia

agosto 9, 2026

Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio

agosto 9, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Pix amplia participação nos pagamentos em bares e restaurantes
  • Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia
  • Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio
  • Mutirão de cirurgias de catarata beneficia mais de 120 pacientes em Camaçari
  • Com foco no protagonismo da juventude, 2ª edição do Conexão Estudantil será lançada na segunda-feira
  • MPE pede ao TRE-BA indeferimento da candidatura de Binho Galinha a reeleição
  • Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos
  • Em primeiro mês de funcionamento, nova Policlínica de Camaçari realiza mais de 8 mil atendimentos
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Sistema Cantareira fecha dezembro com 20,18% de volume útil
Brasil

Sistema Cantareira fecha dezembro com 20,18% de volume útil

PatriciaBy Patriciajaneiro 1, 2026Updated:janeiro 1, 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP-Águas) informam, nesta quarta-feira (31) que o Sistema Cantareira, principal fonte de água da região metropolitana de São Paulo, continuará operando na Faixa 4 – Restrição, a partir desta quinta-feira (1º de janeiro).

Isto ocorre quando o volume útil do Cantareira está entre 20% e 30%. No último dia do ano, o Sistema Cantareira registrou 20,18% de seu volume útil, apresentando decréscimo em relação aos 20,99%, observados em 30 de novembro.

O sistema opera por faixas baseadas na quantidade de água guardada.

 Como o volume ainda permanece acima do limite de 20%, a operação do sistema Cantareira em janeiro de 2026 seguirá na Faixa 4 – Restrição, Porém, se o nível do Cantareira cair abaixo de 20%, o sistema entraria na Faixa 5 – Especial, com restrições ainda mais severas.

Em comunicado oficial, a ANA e a SP Águas pedem que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) controle a demanda e que a população economize para evitar que o nível chegue ao volume morto ou à faixa de emergência e, desta forma, comprometa o abastecimento de água na região.

“As agências reforçam a importância da adoção de medidas operacionais de gestão da demanda pela Sabesp no âmbito dos serviços de abastecimento de água. Recomendam, ainda, a adoção de medidas pelos demais usuários para preservar o volume de água nos reservatórios do sistema”, diz a nota pública.

Retiradas

Com a permanência do Sistema Cantareira na faixa 4, a Sabesp continuará podendo retirar até 23 metros cúbicos por segundo (m³/s) em janeiro de 2026, como previsto na Resolução Conjunta, Nº 925/2017, da agência reguladora [https://www.gov.br/ana/pt-br/legislacao/resolucoes/resolucoes-regulatorias/2017/925 ] e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do estado de São Paulo.

Para abastecer a capital e região metropolitana, além deste volume (23 m³/s autorizados do Sistema Cantareira), a Sabesp poderá usar a água da bacia do Rio Paraíba do Sul, represada na da Usina Hidrelétrica (UHE) Jaguari, na região de São José dos Campos, para “ajudar” o Cantareira. Na prática, é como se fosse uma transfusão de água de um reservatório mais cheio para um que precisa de abastecimento.

Causa

Mesmo no chamado período úmido — época de chuvas que vai de outubro de 2025 a maio de 2026 — o sistema não se recuperou o suficiente em dezembro. Ao contrário, a queda do volume útil (de 20,99% para 20,18%), mantém o alerta ligado para o consumo dos recursos hídricos.

O Cantareira

 O Sistema Cantareira abastece cerca de metade da população da Região Metropolitana de São Paulo e contribui para o atendimento dos usos múltiplos da água, com destaque para o abastecimento de Campinas, nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O Cantareira é composto por cinco reservatórios interligados: Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro, com volume útil total de 981,56 bilhões de litros.

Desde 2018, conta também com a interligação entre a represa Jaguari (no rio Paraíba do Sul) e a represa Atibainha, o que amplia a segurança hídrica para a Grande São Paulo.

 Embora seus reservatórios estejam localizados integralmente em território paulista, parte das águas vem de rios de domínio da União, por terem nascentes e trechos no estado de Minas Gerais, compondo a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Por este motivo, a ANA e a SP Águas fazem o acompanhamento diário dos dados de níveis da água, vazão e volume armazenado e avaliam se as regras de operação vigentes são adequadas para a gestão dos recursos hídricos do Sistema.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleMEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
Next Article Ministério da Saúde renova contrato com Rede Sarah por R$ 7,5 bilhões
Patricia

Related Posts

Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio

agosto 9, 2026

Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos

agosto 8, 2026

Camaçari certifica mais de 250 educandos pelo Programa Brasil Alfabetizado

agosto 7, 2026

Vitória x Athletico: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo

agosto 6, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Empregos

Pix amplia participação nos pagamentos em bares e restaurantes

By Patriciaagosto 9, 20260

O Pix respondeu por 20,5% das vendas presenciais em bares e restaurantes do país, segundo…

Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia

agosto 9, 2026

Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio

agosto 9, 2026

Mutirão de cirurgias de catarata beneficia mais de 120 pacientes em Camaçari

agosto 9, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.