• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 anuncia vencedores da 2ª etapa

maio 7, 2026

Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos

maio 7, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena
  • Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 anuncia vencedores da 2ª etapa
  • Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos
  • Anvisa determina recolhimento de canela após identificar pelos de roedores
  • Faculdade Baiana de Direito oferece bolsas integrais em Programa Étnico-Racial
  • Conselho de Ética suspende Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara
  • Moraes quer proibir assembleias de derrubar prisão de deputados estaduais
  • PERBA realiza primeira cirurgia ginecológica por videolaparoscopia e avança na assistência à saúde da mulher
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»Filhos do Bolsa Família rompem ciclo da pobreza, revela pesquisa
Economia

Filhos do Bolsa Família rompem ciclo da pobreza, revela pesquisa

PatriciaBy Patriciadezembro 8, 2025Updated:dezembro 8, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Lyon Santos/ MDS

A maioria dos jovens que cresceu em famílias atendidas pelo Bolsa Família rompeu o ciclo da pobreza e deixou de depender do programa. É o que apontam os dados da pesquisa “Filhos do Bolsa Família: uma análise da última década do programa”, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A pesquisa mostra que, na chamada segunda geração de beneficiários, sete em cada 10 adolescentes atendidos em 2014 não precisam mais do auxílio em 2025. Considerando todos os beneficiários daquele ano, 60,68% deixaram o programa.

Entre os mais jovens, a transformação aparece com ainda mais nitidez, 68,8% dos que tinham entre 11 e 14 anos e 71,25% dos de 15 a 17 anos conseguiram superar o patamar de renda que os mantinha no Bolsa Família. Os percentuais caem nas faixas etárias mais jovens: 41,3% entre crianças de até cinco anos e 55,2% entre aquelas de 6 a 10 anos.

Segundo o ministro Wellington Dias, a virada social das últimas gerações está diretamente ligada à frequência escolar, responsável por transformar trajetórias familiares de longo prazo. “Mais de 70% dos jovens que eram beneficiários entre 15 e 17 anos em 2014 ascendem quando chegam aos 20, 25 anos. Principalmente por causa dos estudos”, disse o ministro durante a apresentação do estudo, no Rio de Janeiro.

Criado em outubro de 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa de transferência de renda atravessou diferentes reformulações ao longo dos governos. Em 2021, na gestão de Jair Bolsonaro, deu lugar ao Auxílio Brasil. Dois anos depois, com a volta de Lula ao Planalto, o Bolsa Família foi restabelecido.

O estudo também traz dados sobre a saída do CadÚnico, que reúne a população de baixa renda e orienta o público-alvo das políticas sociais. Entre os jovens de 15 a 17 anos que foram beneficiados, em 2014, 52,67% deixaram o cadastro. Desse grupo, 28,4% estão empregados com carteira assinada em 2025. Na faixa de 11 a 14 anos, 46,95% saíram do CadÚnico, e 19,1% já estão inseridos no mercado de trabalho formal.

Condicionalidades

A ascensão dos “filhos do Bolsa Família” é mais consistente quando a renda é combinada com educação e acesso a serviços públicos. As maiores taxas de saída estão em áreas urbanas e em famílias com melhor infraestrutura, emprego formal e maior escolaridade. Mas, mesmo nos contextos mais vulneráveis, mais da metade dos jovens deixou o programa.

O professor da Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e autor do estudo, Valdemar Pinho Neto, destacou que os melhores resultados estão associados a contextos mais favoráveis. Segundo ele, oportunidades locais, especialmente em regiões urbanas e economicamente dinâmicas, somadas às condições socioeconômicas das famílias, ao nível de pobreza e à qualidade da moradia, influenciam diretamente as chances de ascensão dessa geração.

“Um dos pontos de atenção é que o tipo de ocupação faz muita diferença. Quando o jovem consegue um emprego formal, as chances de deixar o programa aumentam significativamente. Quase 80% dos filhos de famílias que recebiam o Bolsa Família em 2014 e conquistaram um trabalho com carteira assinada não dependem mais do benefício”, explicou o pesquisador.

Fonte: Correio Braziliense

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleConta de luz deve fechar 2025 com aumento de 7%, projeta Aneel
Next Article Depois das canetas, o que vem por aí na nova era de combate à obesidade
Patricia

Related Posts

Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos

maio 7, 2026

BNDES anuncia R$ 500 milhões para obras contra enchentes em BH

maio 6, 2026

Sesab abre inscrições de processo seletivo Reda para contratação de 41 motoristas

maio 6, 2026

Tudo o que você precisa saber sobre o programa Desenrola 2.0

maio 5, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Mundo

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

By Patriciamaio 7, 20260

Foto: Foto Reuters O navio de cruzeiro de luxo atingido por um surto de hantavírus…

Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 anuncia vencedores da 2ª etapa

maio 7, 2026

Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos

maio 7, 2026

Anvisa determina recolhimento de canela após identificar pelos de roedores

maio 7, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.