• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

julho 7, 2026

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho
  • Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas
  • Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro
  • Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça
  • Nova Policlínica de Camaçari inicia atendimentos nesta segunda-feira
  • PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula
  • Rio de Janeiro sedia encontro mundial de bandas sinfônicas em julho
  • PND 2026: prazo de inscrição é prorrogado até sexta-feira
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Política»Lewandowski diz que mudar papel da PF é inconstitucional
Política

Lewandowski diz que mudar papel da PF é inconstitucional

PatriciaBy Patricianovembro 12, 2025Updated:novembro 12, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, afirmou, na noite desta terça-feira (11), esperar que o projeto de lei Antifacção, de autoria do governo e encaminhado à Câmara no dia 31 de outubro, seja aproveitado “em 100% ou 90%”. Ele citou a “rapidez” com que foi apresentado o relatório sobre o projeto de lei e disse que parte do parecer relacionado à Polícia Federal é “inconstitucional”.

Lewandowski respondeu a perguntas de jornalistas sobre o projeto, ao participar da abertura do 26º Congresso Nacional do Ministério Público, em Brasília.

Após manifestações do relator do projeto, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), representantes do governo federal e também da Polícia Federal manifestaram preocupação com o texto final que será apresentado ao plenário da Casa, com previsão de ser votado nesta quarta-feira (12).

Entre as contrariedades, Derrite defendeu a equiparação de facções ao terrorismo e que a Polícia Federal pudesse ter atuação enfraquecida com suposta necessidade de autorizações por parte de governadores de Estado.

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, e Guilherme Derrite, negaram essas possibilidades durante entrevista nesta terça-feira. 

Lewandowski disse que assistiu à entrevista dos parlamentares, nesta tarde, e que entendeu que ambos garantiram “com todas as letras” não haver hipótese de alterações desse caráter no projeto original, mas ainda não tem certeza do teor do relatório final.

Inconstitucional

O ministro da Justiça considerou que condicionar a atuação da Polícia Federal a uma autorização dos governos estaduais é inconstitucional, pois as competências da corporação já estão previstas em lei, e não podem ser alteradas por uma lei ordinária.

“Não seria possível uma lei ordinária cercear a competência da Polícia Federal, especialmente estabelecer que a polícia só interviria nos estados para combater as organizações criminosas ou as facções criminosas se autorizadas pelo governador do Estado. Isso seria inconcebível, isso seria claramente inconstitucional. Apontamos outros pontos que consideramos contrários à Constituição”, afirmou.

Três relatórios em 72 horas

Apesar das declarações dos deputados, o ministro disse, aos jornalistas, que ainda não tem certeza sobre quais serão as alterações que Derrite apresentará no relatório à Câmara. Ele estranhou o fato de o texto final ser apresentado em pouco tempo para um projeto que foi elaborado em mais de seis meses.

“É um projeto muito discutido, muito trabalhoso, e, de repente, nós fomos surpreendidos com um relatório que foi feito em 24 horas. Em 48 horas, foi feito outro relatório. E com mais outras 24 horas, será apresentado um terceiro relatório”, criticou.  

Lewandowski voltou a defender o projeto elaborado pelo governo federal, ao aumentar as penas, considerar o crime de facção um crime hediondo e estabelecer a criação de um banco nacional de integrantes de organizações criminosas.

“Nós estabelecemos um mecanismo extremamente sofisticado de descapitalização do crime organizado. Portanto, é um projeto completo”, completou.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleAgentes da rede de proteção de crianças e adolescentes de Camaçari participam de curso de atualização
Next Article 1° Festival Gastronômico de Camaçari terá cozinha show e participação de 21 restaurantes
Patricia

Related Posts

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026

Governo Lula tem nova reunião com EUA para frear tarifaço

julho 6, 2026

Governo lança programa para renegociações de dívidas com descontos de até 70%

julho 5, 2026

Regras do período de defeso eleitoral começam a valer neste sábado

julho 4, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho

By Patriciajulho 7, 20260

Foto: Camila Souza/GOVBA A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes…

Espanha avança e elimina Portugal em adeus de Cristiano Ronaldo em Copas

julho 7, 2026

Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro

julho 7, 2026

Prouni 2026: inscrição gratuita para o 2º semestre começa nesta terça

julho 7, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.