Deixando os espaços mais limpos e humanizados para que os familiares possam prestar homenagem aos entes queridos, neste domingo (2), data em que é celebrado o Dia de Finados, uma série de iniciativas de manutenção foram promovidas nos cemitérios municipais pela Secretaria de Serviços Públicos de Camaçari (Sesp). As unidades cemiteriais de Camaçari, que são: Jardim da Eternidade, na Gleba H; Gleba C; Arembepe; Parafuso; Vila de Abrantes; Monte Gordo; e Barra do Pojuca terão horário de funcionamento especial, recebendo os visitantes das 7h às 17h.
Entre as ações realizadas, esteve iluminação, com revisão elétrica e posteamento; limpeza; manutenção; conservação; pintura; e organização. Em Barra do Pojuca, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade, foi feita instalação e extensão de rede para iluminação.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor vinculado à Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), realizou, no cemitério da Gleba H, atividade de borrifação com aplicação do inseticida direcionada para a eliminação do mosquito adulto do Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
No Dia de Finados, o bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, presidirá missa às 16h, no Jardim da Eternidade. No mesmo local, haverá também celebrações às 8h e às 10h. Já no Cemitério da Gleba C, a Santa Missa será às 8h. No de Arembepe, haverá oração e benção, às 15h. Os locais e horários das celebrações foram definidos pela Diocese de Camaçari.
Para a realização das liturgias, a Secretaria de Governo (Segov) instalará equipamentos e toldos. No cemitério da Gleba H, a Sesp instalará balcões padronizados para comercialização de flores e arranjos.
Na data, as pessoas contarão, ainda, com equipe de apoio para ajudar na localização de túmulos e terão água mineral à disposição.

