• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025

junho 20, 2026

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

junho 20, 2026

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

junho 20, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025
  • Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil
  • Sesab reforça equipes para o período de festas juninas
  • Feira do Milho movimenta comércio e preserva tradição junina em Camaçari
  • Vila Maria Bonita Itinerante leva tradições juninas e manifestações populares ao Camaforró 2026
  • Em clima de Copa, Limpec entrega kit para os catadores cadastrados no Camaforró 2026
  • PT Bahia defende Jaques Wagner e critica ataques da oposição
  • Planalto avalia como improvável que Brasil escape de tarifaço
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Seu navegador não suporta a tag de vídeo.
Home»Justiça»Dino vota para anular regra que reduziu aposentadoria por invalidez
Justiça

Dino vota para anular regra que reduziu aposentadoria por invalidez

PatriciaBy Patriciaoutubro 25, 2025Updated:outubro 25, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Foto: Divulgação/Reproduçã

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu nesta sexta-feira (24) o seu voto no julgamento virtual que analisa as mudanças na reforma da Previdência que reduziram a aposentadoria por incapacidade permanente – antiga aposentadoria por invalidez. Quinto a votar na ação, ele foi o primeiro a considerar inconstitucional as mudanças na reforma de 2019. 

Para Dino, entre outras irregularidades, o cálculo introduzido pela reforma para as aposentadorias por invalidez fere princípios constitucionais que regem a Seguridade Social, entre eles o da irredutibilidade de benefícios. 

Isso porque o cálculo atual leva em consideração apenas as 60% maiores contribuições previdenciárias para estabelecer o valor da aposentadoria por invalidez. Isso resulta em um valor menor, por exemplo, do que o auxílio-doença, atual benefício por incapacidade temporária, cujo cálculo leva em consideração 80% das maiores contribuições. 

“A conversão de um benefício por incapacidade temporária em benefício por incapacidade permanente, sob a égide da nova regra, acarreta uma redução no quantum já percebido pelo segurado, caracterizando uma ofensa explícita a esta garantia constitucional fundamental”, entendeu o ministro. 

Dino votou para que seja aplicada aos casos de aposentadoria por incapacidade permanente a mesma regra que é aplicada quando o benefício é concedido por acidente de trabalho ou doença laboral: a média aritmética de 100% das contribuições. 

O ministro concluiu que “ao diminuir o valor para benefícios não decorrentes de acidente do trabalho, fere a dignidade da pessoa humana, opõe-se aos direitos constitucionais da pessoa com deficiência e à busca por uma sociedade livre, justa e solidária, e destroça os princípios da igualdade, razoabilidade e proporcionalidade”.

Julgamento 

Com o voto-vista de Dino, o placar fica em 4 a 1 para manter a redução da aposentadoria por invalidez. Em sessão anterior no mês passado, quatro ministros votaram para validar a mudança feita pela reforma: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin seguiram o voto do relator, o agora aposentado ministro Luís Roberto Barroso. 

Até a publicação da reportagem, restavam votar os ministros Cármen Lúcia, Edson Fachin, Dias Toffoli, André Mendonça, Kássio Nunes Marques e Luiz Fux. Eles têm até as 23h59 de segunda-feira (3) para votar.

Voto do relator

Ao votar, ainda em setembro, antes de se aposentar e quando era presidente do Supremo, Barroso negou o argumento de que a nova regra violaria o princípio da irredutibilidade. Para ele, o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez são benefícios distintos, não havendo, portanto, que se falar em redução de valor. 

Na ocasião, Barroso reconheceu que a mudança foi “ruim” para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas foi a maneira encontrada pelo Legislativo para resolver a solvência da Previdência Social. 

“Sem dúvida alguma, é ruim não poder garantir proventos integrais a quem se torne incapaz para o trabalho por sofrer de determinada doença grave, contagiosa ou incurável. Mas nem tudo que é ruim ou indesejável afronta cláusula pétrea [da Constituição]”, escreveu o ministro. 

No voto, Barroso escreveu ainda que “qualquer intervenção nesse campo pode produzir consequências desastrosas, dado o grande número de pessoas afetadas”. O ministro sublinhou que “a viabilidade financeira do regime previdenciário é condição indispensável à continuidade do pagamento dos benefícios”.

Fonte: Agência Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleChuvas provocam cancelamento de voos e transtornos em rodovias no sul da Bahia
Next Article Brasil tem 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
Patricia

Related Posts

Fachin cria grupo de trabalho para revisar penduricalhos de juízes

junho 8, 2026

Monique Medeiros deixa a prisão no Rio; MP vai recorrer da decisão

junho 5, 2026

Justiça condena Marinha a pagar R$ 200 mil por ofensas a João Cândido

maio 22, 2026

STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

maio 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025

By Patriciajunho 20, 20260

Foto: Lula Marques/Agência Brasil. O Plenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo…

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

junho 20, 2026

Sesab reforça equipes para o período de festas juninas

junho 20, 2026

Feira do Milho movimenta comércio e preserva tradição junina em Camaçari

junho 20, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.