• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

“Lula presidente é a certeza de maior cooperação Brasil-China”, afirma Caetano durante Fórum de Investimentos na Ásia

novembro 6, 2026

Secult abre inscrições para edital de premiação Trajetória Cultural Camaçari

novembro 6, 2026

De forma pioneira, Camaçari apresenta na China potencial econômico do município a investidores internacionais

novembro 6, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • “Lula presidente é a certeza de maior cooperação Brasil-China”, afirma Caetano durante Fórum de Investimentos na Ásia
  • Secult abre inscrições para edital de premiação Trajetória Cultural Camaçari
  • De forma pioneira, Camaçari apresenta na China potencial econômico do município a investidores internacionais
  • Sedec abre inscrições para LiveShop do programa Vende Mais Camaçari
  • Potencialidades de Camaçari serão apresentadas em Fórum de Promoção de Investimentos na China
  • Esgotamento infantil no fim do ano letivo: como identificar os sinais de sobrecarga nas crianças
  • Hospital Estadual do Litoral Norte amplia assistência com procedimento endoscópico para diagnóstico e tratamento de doenças do sistema biliar e pancreático
  • Hospital Ortopédico do Estado da Bahia reúne especialistas para debater o cuidado integral à infância
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Moraes é alvo de denuncia sigilosa na OEA por violar direitos humanos
Brasil

Moraes é alvo de denuncia sigilosa na OEA por violar direitos humanos

Márcia MarquesBy Márcia Marquesjulho 28, 2025Updated:julho 28, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), recebeu recentemente uma petição que acusa Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de violações recorrentes aos direitos humanos no Brasil.

Consultoria jurídica

O autor do pedido, que solicitou sigilo sobre sua identidade, argumenta que diversas ilegalidades teriam sido cometidas por autoridades do país após os atos de vandalismo registrados em 8 de janeiro de 2023.

O documento responsabiliza Moraes por ordenar “prisões preventivas em massa, sem fundamentação individualizada e por períodos indefinidos”, além de tomar decisões “sem garantir o contraditório e a ampla defesa”.

A petição menciona como exemplo as prisões realizadas em 9 de janeiro de 2023, quando cerca de 1,4 mil pessoas foram levadas a um ginásio da Polícia Federal. De acordo com o texto, os detidos teriam sido mantidos em condições precárias, e muitos teriam sido presos apenas por estarem próximos aos locais dos atos, sem análise individual de condutas.

Além do STF, o documento também cita a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Congresso Nacional e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o autor, a PGR se omitiu diante de “excessos cometidos pelo Judiciário”, enquanto o Executivo teria assumido uma postura “omissa e permissiva”, contribuindo para “a construção de uma narrativa oficial que rotula todos os manifestantes como ‘terroristas’”.

O TSE é acusado de promover censura prévia e perseguição a jornalistas, influenciadores e líderes religiosos sob a justificativa de combater a desinformação. Já o Congresso é descrito como “omisso na proteção do equilíbrio entre os Poderes”.

A petição também aponta que parlamentares da oposição, como Nikolas Ferreira, Gustavo Gayer, Bia Kicis, Damares Alves e Marco Feliciano, estariam sofrendo “perseguições judiciais, censura e intimidações institucionais”. O texto denuncia ainda o bloqueio de perfis em redes sociais e remoção de conteúdos de jornalistas e cidadãos, frequentemente sob decisões judiciais sigilosas e sem possibilidade de defesa.

Entre os nomes citados como alvos dessas medidas estão Allan dos Santos, Paula Schmitt e Rodrigo Constantino. Segundo o documento, plataformas como X (antigo Twitter), Instagram, YouTube e Facebook são pressionadas a remover conteúdos e cortar a recebimentos financeiros de perfis ligados à oposição.

O autor do pedido afirma que o Brasil atravessa uma “grave crise institucional”, com um sistema jurídico “enviesado, ineficiente e usado como ferramenta de perseguição política” — um cenário que configuraria “lawfare” e violação de princípios democráticos fundamentais, como a liberdade de expressão e o devido processo legal.

Ao final, o documento solicita que a CIDH adote medidas cautelares com urgência e leve o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos. O peticionário também pediu confidencialidade, alegando temer retaliações de agentes do Estado e citando casos de ameaças e perseguições a opositores. A CIDH ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.

(Foto: STF; Fonte: Metrópoles)

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleGoverno Trump confirma tarifa sobre Brasil em 1 de agosto: ‘sem adiamentos’
Next Article Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio e Ratinho Jr. por silêncio sobre anistia
Márcia Marques

Related Posts

Governo define minerais críticos prioritários para investimentos

novembro 6, 2026

Assédio eleitoral supera 7 mil denúncias, aponta ministério

novembro 5, 2026

Copom decide nesta quarta-feira se corta ou mantém a Taxa Selic

novembro 4, 2026

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

novembro 3, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

“Lula presidente é a certeza de maior cooperação Brasil-China”, afirma Caetano durante Fórum de Investimentos na Ásia

By Patricianovembro 6, 20260

O papel fundamental da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a ampliação…

Secult abre inscrições para edital de premiação Trajetória Cultural Camaçari

novembro 6, 2026

De forma pioneira, Camaçari apresenta na China potencial econômico do município a investidores internacionais

novembro 6, 2026

Sedec abre inscrições para LiveShop do programa Vende Mais Camaçari

novembro 6, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.