O presidente da BYD Brasil, Alexande Baldir, afirmou que uma definição sobre a instalação da fábrica de baterias em Camaçari será tomada até o final de junho pela. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (28), durante o lançamento de dois novos carros, Song Plus e Song Premium, da montadora.
“Toda essa estratégia de nacionalização de componentes, ela vai ser anunciada nos seus momentos. São marcos fundamentais para que a gente consiga, após esses 12 meses de início de produção local, que será iniciado no final de junho, para que a gente possa ter essa estratégia, ter esses anúncios e determinar a importância do Brasil nesse novo marco da indústria automobilística global com a inovação tecnológica de um carro híbrido plug-in e de um carro elétrico”, disse Baldir.
Em abril, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se com o vice-presidente da BYD na América Latina, Oscar Su, para falar sobre investimentos da empresa chinesa na produção de baterias. Além da fábrica de automóveis, foram iniciados estudos para a instalação de uma fábrica de baterias em Camaçari, o que auxiliaria na redução dos custos dos automóveis.
“Até o de junho, nós vamos ter uma definição se vai ser feita essa fábrica lá em Camaçari ou não. Vamos deixar as novidades boas para os seus devidos momentos”, acrescentou.
O repórter Thiago Teixeira está em São Paulo a convite da montadora BYD.