• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim

agosto 17, 2025

Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia

agosto 17, 2025

Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”

agosto 17, 2025
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim
  • Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia
  • Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”
  • “Vontade de esculachar”, diz Renato Kayzer após empate do Vitória
  • Homem que atropelou atleta na Pituba é filho de vereadora de Salvador
  • Felca se pronuncia sobre prisão de Hytalo Santos e faz revelação sobre investigações
  • Cátia Raulino: condenada a 10 anos, saiba como falsa professora agia
  • Padilha diz ser “ato covarde” cancelamento de vistos da filha e esposa
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Saúde»Conheça a dieta que pode reduzir risco de Covid-19, segundo estudo
Saúde

Conheça a dieta que pode reduzir risco de Covid-19, segundo estudo

uesleiiclone8By uesleiiclone8agosto 27, 2024Updated:agosto 27, 2024Nenhum comentário7 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Pesquisadores revisaram seis pesquisas e descobriram que tipo específico de alimentação pode diminuir não só as chances de infecção como também gravidade da doença

Pesquisadores da Indonésia descobriram que seguir uma dieta mediterrânea pode reduzir o risco de contrair Covid-19. O achado foi publicado na última quarta-feira (21), na revista Plos One e mostra que manter uma dieta saudável é um fator potencialmente importante para reduzir o risco de infecção e de quadros graves da doença.

“Houve numerosos estudos que associaram fortemente a Covid-19 com a inflamação (no corpo), enquanto a dieta mediterrânea é conhecida há muito tempo por suas propriedades anti-inflamatórias”, diz o autor sênior do estudo, Andre Siahaan, um professor e membro do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade do Norte de Sumatra na Indonésia, por e-mail. “Por meio do nosso estudo, relatamos uma conexão que fortaleceu ainda mais a relação entre esses dois fatores, alinhada com nossa hipótese.”

A inflamação tem sido associada tanto ao desenvolvimento quanto à gravidade da Covid-19.

Desde que o coronavírus surgiu em 2019, foram registrados mais de 775 milhões de casos de infecção, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número ainda está crescendo, com mais de 47 mil casos relatados apenas na semana que antecedeu 4 de agosto — a estatística mais recente da entidade. Mais de 7 milhões de pessoas morreram de Covid-19.

Para investigar se o risco de infecção e a gravidade podem ser aliviados pela dieta mediterrânea, a equipe revisou seis estudos com mais de 55,4 mil participantes no total, de cinco países, publicados entre 2020 e 2023. Os participantes relataram sua adesão à dieta mediterrânea por meio de questionários.

Para determinar os casos de Covid-19, quatro estudos se basearam nos relatos dos participantes sobre se foram infectados, enquanto outro estudo identificou os casos por meio de autorrelatos e testes de anticorpos. Todos os estudos com descobertas sobre a gravidade dos sintomas também foram baseados nas recordações dos participantes.

Três estudos encontraram uma associação “significativa” entre a dieta mediterrânea e a redução do risco de infecção pelo coronavírus, enquanto dois outros estudos mostraram resultados não significativos. Em todos esses estudos, os participantes que seguiram a dieta mediterrânea tiveram um menor risco de infecção — o que não pode ser quantificado de forma confiável em um número específico, em parte devido à variação na significância entre os estudos, segundo Siahaan.

No entanto, se a dieta também poderia reduzir o número de sintomas ou a gravidade da doença não é tão claro, de acordo com os autores, que classificaram a evidência sobre esses aspectos como “de baixa certeza”.

Apenas um estudo relatou uma relação significativa entre maior adesão à dieta mediterrânea e menos sintomas de Covid-19, mas três outros encontraram uma relação não significativa. Um estudo descobriu que a dieta reduziu a probabilidade de Covid-19 grave, enquanto dois outros tiveram descobertas inconsistentes.

Entre as categorias de alimentos medidas em alguns estudos, o maior consumo de azeite de oliva, frutas e nozes; o menor consumo de cereais e carne vermelha; e a ingestão moderada de álcool foram associados a um menor risco de infecção pelo coronavírus. Comer mais vegetais, frutas, leguminosas, nozes, peixe e grãos integrais foi associado a menores chances de Covid-19 grave.

“Esses resultados podem ter implicações significativas para a saúde pública, ressaltando a importância de uma nutrição ideal na prevenção tanto de doenças transmissíveis quanto não transmissíveis”, afirma Jordi Merino, professor associado no Novo Nordisk Foundation Center for Basic Metabolic Research na Universidade de Copenhague na Dinamarca. Merino não participou da revisão.

Questões não respondidas
A revisão oferece apenas insights preliminares, segundo Merino, então é importante considerar as limitações que afetam a confiabilidade dos resultados.

Essas limitações incluem o fato de que todos os estudos foram observacionais, portanto, os resultados oferecem correlações, mas não provam se a dieta mediterrânea tem ou não efeitos protetores contra a Covid-19, de acordo com Lisa Drayer, nutricionista, autora e colaboradora de saúde e nutrição da CNN, que não participou da revisão.

“Essa é uma grande limitação na pesquisa nutricional, pois apenas examina associações entre fatores de estilo de vida e resultados de saúde”, diz Drayer por e-mail. “Fatores além da dieta, mas associados à dieta mediterrânea, podem desempenhar um papel nos resultados.”

Esses aspectos que podem afetar os resultados se não forem controlados são conhecidos como fatores de confusão. Muitos dos estudos não levaram esses fatores em conta, o que poderia ter influenciado as descobertas sobre a eficácia da dieta.

Esses fatores incluem condições críticas que têm sido bem estabelecidas como contribuintes para o risco e a gravidade da Covid-19, como obesidade, diabetes e determinantes sociais da saúde, incluindo acesso a alimentos saudáveis, explica Merino. A interação entre esses fatores “é complexa e não pode ser totalmente compreendida isoladamente”, acrescenta.

“Os estudos que não ajustaram para fatores de confusão relataram associações significativas, enquanto dois estudos que ajustaram para fatores de confusão relataram associações não significativas”, escreveram os autores.

Além disso, o autorrelato de informações de saúde — neste caso, histórico de Covid-19 e dieta — está sujeito a respostas tendenciosas, como memória imprecisa do que alguém comeu ou quanto consumiu de certos alimentos, de acordo com o estudo.

A exposição à Covid-19, que não foi medida nos estudos, é outro fator importante na determinação do risco de infecção de uma pessoa, segundo Drayer — “muito mais do que a dieta.”

Dado esses pontos em aberto, mais pesquisas são necessárias antes que conclusões definitivas possam ser tiradas, disseram os autores.

Melhorando a dieta para o risco de doenças
Embora mudanças dietéticas de curto prazo possam ter um impacto limitado no risco de Covid-19, os benefícios de longo prazo de uma dieta saudável e sustentada podem ser maiores, segundo Merino.

“Esses alimentos são ricos em antioxidantes, fibras e micronutrientes que aprimoram a função imunológica e podem ajudar a fortalecer nosso microbioma natural e reduzir a inflamação”, afirma Sara Seidelmann, professora assistente de medicina clínica no Columbia Vagelos College of Physicians and Surgeons, por e-mail.

Independentemente de quão protetora a dieta mediterrânea possa ser contra a infecção por Covid-19 ou o desenvolvimento de sintomas graves, é “uma escolha de estilo de vida saudável e deliciosa” que Drayer recomenda e segue pessoalmente.

A dieta mediterrânea também tem sido considerada útil para reduzir o risco ou a gravidade de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), demência, câncer de mama, colesterol alto, perda de memória, depressão e mais.

“Estamos cientes de que mudar a dieta de alguém pode não ser fácil; no entanto, ajustar lentamente e incorporar os elementos da dieta mediterrânea um a um em sua vida seria uma boa ideia”, afirma Siahaan, o autor sênior.

Isso inclui frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas, nozes, peixe e azeite de oliva, enquanto se reduz carnes vermelhas e alimentos processados, segundo Seidelmann.

Mas, mais importante, a vacinação “permanece a melhor” e mais segura proteção contra hospitalização relacionada à Covid-19, resultados de saúde a longo prazo e morte, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Além de estratégias como vacinação e uso de máscara, “ao adotar práticas alimentares saudáveis e abordar as desigualdades de saúde subjacentes, podemos melhorar a resiliência populacional e melhorar os resultados de saúde geral”, afirma Merino.

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEmissões de dióxido de enxofre do vulcão da Islândia chegam à Europa
Next Article Corinthians anuncia contratação do atacante Héctor Hernández
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Ministério da Saúde anuncia investimento de R$ 25,4 milhões para assistência farmacêutica em 428 cidades

julho 23, 2025

HAM abre 200 vagas gratuitas para atender pacientes com suspeita de câncer

julho 22, 2025

Lula impulsiona SUS com investimento de R$ 6 bi na Bahia

julho 18, 2025

Nova tecnologia é adotada para combater arboviroses em Salvador

julho 17, 2025

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Bahia

Carille reconhece deficiência do Vitória, que volta a sofrer no fim

By wisleyagosto 17, 20250

Jogos do Vitória amargam o mesmo roteiro: resultado cedido nos minutos finais O Vitória trocou…

Empresa de ônibus abre 80 vagas para motorista na Bahia

agosto 17, 2025

Baiano reage a possível cassação de Eduardo Bolsonaro: “Perseguição”

agosto 17, 2025

“Vontade de esculachar”, diz Renato Kayzer após empate do Vitória

agosto 17, 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2025 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.