• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Abrantes ganha agência da Caixa Econômica Federal

maio 18, 2026

Ação leva profissionais para conversar com estudantes da rede pública

maio 18, 2026

BDRs ampliam acesso de brasileiros a ativos estrangeiros

maio 18, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Abrantes ganha agência da Caixa Econômica Federal
  • Ação leva profissionais para conversar com estudantes da rede pública
  • BDRs ampliam acesso de brasileiros a ativos estrangeiros
  • Investimento em agroecologia cresce na Bahia 185% e supera R$ 300 milhões
  • Kleber Rosa rebate fala da Vinci e defende motoristas de app no aeroporto
  • IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas
  • Iniciativas tentam facilitar acesso e permanência de mães na ciência
  • Maio Laranja: Prefeitura e TJBA se unem em ação para proteção de crianças e adolescentes
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Minha Casa Camaçari
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Minha Casa Camaçari
Home»Política»Governo estuda fazer “Desenrola” para campo
Política

Governo estuda fazer “Desenrola” para campo

uesleiiclone8By uesleiiclone8agosto 18, 2024Updated:agosto 18, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Lula se reuniu com 35 representantes do MST e ouviu demandas por reassentamentos de 65 mil famílias acampadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou ao Banco do Brasil e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um programa de renegociação de dívidas nos moldes do “Desenrola” voltado à famílias do campo.

A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após um encontro de Lula com 35 representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na Granja Torto, neste sábado (17) em Brasília.

Foi o primeiro encontro de Lula com os dirigentes nacionais neste terceiro mandato como presidente da República.

“Esse vai ser o primeiro passo [o Desenrola para o campo]. Segundo, nós descobrimos um recurso para habitação, que também é um segundo passo que nós estamos tomando neste momento. Tem também uma votação na Câmara de um recurso para acelerar a compra de terras. Então são passos que estão sendo dados no curto prazo, mas a nossa preocupação também é fazer com que nós possamos recuperar o orçamento da pasta para fazer face a todas essas demandas do campo, que não são pequenas”, afirmou Paulo Teixeira.

Uma comissão formada por diferentes pastas do governo governo vai estudar as demandas apresentadas pelo MST. A expectativa é para que os trabalhos durem até 40 dias e que seja convocada uma nova reunião depois.

Uma das demandas consideradas mais emergenciais é o reassentamento de famílias acampadas. Em todo o país, são 65 mil nesta situação.

O MST apresentou à Lula um Plano Agrário que entende ser necessário para permitir o avanço da Reforma Agrária Popular, com políticas ligadas ao assentamento das famílias acampadas, massificação da agroecologia, acesso a crédito para produção de alimentos saudáveis, combate à violência no campo e recuperação ambiental.

Os líderes defenderam ainda a necessidade de fortalecimento e reestruturação de órgãos ligados à reforma agrária, como INCRA e CONAB.

A reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram nove assentamentos da reforma agrária no estado foi outro assunto abordado. Ao todo, foram perdidos mais de dois mil hectares de arroz pelas famílias.

Em nota divulgada após o encontro com Lula, a direção nacional do MST avaliou a reunião como “importante e positiva” e afirmou que houve um “tom sincero” e a “renovação do compromisso com a Reforma Agrária Popular por meio do permanente diálogo”.

“O Movimento entende o momento político delicado do país, mas ressalta que a saída para este cenário passa pela atuação do governo de modo a assegurar a conquista de direitos pela classe trabalhadora e pelo combate à fome por meio da Reforma Agrária. O Presidente, por sua vez, mostrou-se satisfeito com a visita. Destacou a importância do diálogo com organizações populares como um caminho para reconstrução do país”, afirma o comunicado.

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleSenado decreta luto oficial de três dias por morte de Silvio Santos
Next Article Projeto de gestão hídrica em Minas Gerais já é exemplo para mais de 400 cidades
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Kleber Rosa rebate fala da Vinci e defende motoristas de app no aeroporto

maio 18, 2026

IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas

maio 17, 2026

“É um caso de polícia”, diz Lula sobre relação entre Flávio e Vorcaro

maio 16, 2026

Boulos critica compensação a empresas pelo fim da escala 6×1

maio 14, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

Abrantes ganha agência da Caixa Econômica Federal

By Patriciamaio 18, 20260

Na manhã desta segunda-feira (18), Abrantes celebra um importante avanço para o fortalecimento econômico e…

Ação leva profissionais para conversar com estudantes da rede pública

maio 18, 2026

BDRs ampliam acesso de brasileiros a ativos estrangeiros

maio 18, 2026

Investimento em agroecologia cresce na Bahia 185% e supera R$ 300 milhões

maio 18, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.