• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

agosto 11, 2026

Prazo para solicitação de voto em trânsito vai até dia 20 deste mês

agosto 11, 2026

Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil

agosto 11, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista
  • Prazo para solicitação de voto em trânsito vai até dia 20 deste mês
  • Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil
  • Prefeitura entrega primeira etapa das melhorias do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária
  • MCMV: Sehab convoca segunda lista de pré-selecionados dos Residenciais Montenegro I e II para entrega de documentos
  • Clima e tempo para Camaçari – BA
  • Jovens negros do Rio e da Bahia recebem bolsa para estudar no exterior
  • Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»Ministério da Agricultura declara emergência zoossanitária no RS após caso de Newcastle
Brasil

Ministério da Agricultura declara emergência zoossanitária no RS após caso de Newcastle

uesleiiclone8By uesleiiclone8julho 20, 2024Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A pasta reiterou que o consumo de carne de frango e ovos inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece seguro à população, inclusive da própria região afetada

O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul, após a constatação de um foco da doença de Newcastle em um aviário comercial no município de Anta Gorda. A medida terá validade de 90 dias, informou a pasta em nota. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19.

A emergência zoosanitária é o nível mais elevado de alerta em relação a questões sanitárias. “A declaração de emergência prevê uma vigilância epidemiológica de forma mais ágil com a aplicação dos procedimentos de erradicação do foco estabelecidos no Plano de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle”, esclareceu o ministério na nota.

A pasta lembrou que entre as ações previstas no Plano de Contingência constam sacrifício ou abate de todas as aves onde o foco foi confirmado, limpeza e desinfecção do local, adoção de medidas de biosseguridade, demarcação de zonas de proteção e vigilância em todas propriedades existentes no raio de 10km e definição de barreiras sanitárias. Na nota, a pasta reiterou que o consumo de carne de frango e ovos inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece seguro à população, inclusive da própria região afetada.

O ministério informou, ainda, que encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei referente a ações de enfrentamento à situações de emergência fitossanitária ou zoossanitária. A lei prevê, por exemplo, o acionamento de todo o sistema governamental – União, Estados e municípios – para atuarem em operações de defesa agropecuária convocadas pelo Ministério.

A doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas. O Ministério da Agricultura confirmou na quarta-feira a detecção do foco de DNC em um estabelecimento industrial de 14 mil animais em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério, o estabelecimento avícola foi “imediatamente interditado” e as aves estão sendo monitoradas. Os últimos casos no País haviam sido registrados em 2006 em aves de subsistência em Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A DNC é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleBrasil suspende exportações de carne de aves após caso de Newcastle no RS
Next Article Prouni do 2º semestre: confira datas, distribuição de vagas por estado, quem pode se inscrever e outros detalhes
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Governo do DF tentará empréstimo para socorrer BRB com resultados parciais

agosto 10, 2026

Petrobahia patrocina requalificação do Farol da Barra e reforça compromisso com a preservação do patrimônio

agosto 9, 2026

Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos

agosto 8, 2026

Camaçari certifica mais de 250 educandos pelo Programa Brasil Alfabetizado

agosto 7, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Economia

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

By Patriciaagosto 11, 20260

Foto: Divulgação No Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado neste sábado (8),…

Prazo para solicitação de voto em trânsito vai até dia 20 deste mês

agosto 11, 2026

Em Vila de Abrantes, Seduc lança 2ª edição do projeto Conexão Estudantil

agosto 11, 2026

Prefeitura entrega primeira etapa das melhorias do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária

agosto 11, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.