• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

maio 7, 2026

Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 anuncia vencedores da 2ª etapa

maio 7, 2026

Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos

maio 7, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena
  • Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 anuncia vencedores da 2ª etapa
  • Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos
  • Anvisa determina recolhimento de canela após identificar pelos de roedores
  • Faculdade Baiana de Direito oferece bolsas integrais em Programa Étnico-Racial
  • Conselho de Ética suspende Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara
  • Moraes quer proibir assembleias de derrubar prisão de deputados estaduais
  • PERBA realiza primeira cirurgia ginecológica por videolaparoscopia e avança na assistência à saúde da mulher
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Brasil»O que é a onda de calor que afetará o Sul do Brasil?
Brasil

O que é a onda de calor que afetará o Sul do Brasil?

uesleiiclone8By uesleiiclone8fevereiro 7, 2024Updated:fevereiro 7, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

As temperaturas devem se elevar de 3°C a 5°C acima do normal para esta época do ano e por 5 dias. Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ter novos recordes

Uma nova onda de calor que atinge a Argentina tem avançado para o Sul do Brasil e elevando as temperaturas na região. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul devem enfrentar calor extremo nos próximos dias.

As temperaturas devem se elevar de 3°C a 5°C acima do normal para esta época do ano e por um período acima de 5 dias. Restrita ao Sul, a onda não deve avançar para outras regiões do país.

Até o sábado (10), os termômetros devem permanecer em marcas elevadas, principalmente no Rio Grande do Sul, onde algumas cidades já atingem quase 40°C, de acordo com o Climatempo.

A onda de calor acontece quando as temperaturas ficam 5°C acima da média, por permanência, por ao menos cinco dias consecutivos. Em entrevista à CNN, Willians Bini, meteorologista head de comunicação da ClimaTempo, lembra que ainda estamos com o fenômeno El Niño ativo, e com forte intensidade, e uma das consequências do fenômeno é manter a atmosfera mais quente. Isso explica porque as temperaturas estão elevadas no Brasil e no mundo, quando o fenômeno começou a atuar.

As instabilidades devem ficar concentradas na região central do Brasil, ou seja, não chegam ao no Sul do país e na Argentina. “Somado a isso, como não há previsão de frentes frias nos próximos dias, a atmosfera vai ter todos os elementos para se manter quente”, afirma o meteorologista.

Em Porto Alegre (RS), há possibilidade de sucessivos recordes nos dias de Carnaval. Para a sexta (9), a Climatempo prevê temperatura máxima de 36°C. No sábado de Carnaval, a temperatura poderá chegar aos 37°C e no domingo, aos 38°C. O recorde de calor atual é de 36,5 C no dia (14) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as temperaturas máximas devem alcançar de 36°C e 38°C no Grande Oeste de Santa Catarina, podendo chegar aos 40°C em áreas próximas à divisa com o RS e na fronteira com a Argentina.

A previsão é de que no Vale do Itajaí o calor também será bastante intenso, com máximas de 38°C na terça (7) e na quarta-feira (8), e no restante da semana, as máximas devem ficar próximas dos 35°C.

O Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina (SMN) emitiu um alerta de calor intenso, sentido em dez cidades do centro e norte do país. A temperaturas superaram os 40 °C na sexta-feira (2).

Em Las Lomitas, os termômetros bateram 41,0°C , na província de Formosa, 40,2°C em Presidente Roque Sáenz Penã, na província do Chaco) e 39,2°C, em Santiago Del Estero, mas na mesma província. Para Willians Bini, a onda só vai cessar com uma nova frente fria, que vai reduzir esse calor.

*(Sob supervisão de André Rigue)

Fonte: CNN Brasil

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleGoverno amplia isenção do Imposto de Renda para quem recebe até dois salários mínimos
Next Article Governo Milei interrompe votação de megaprojeto de lei, devolve texto a comissões e fala em plebiscito
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Anvisa determina recolhimento de canela após identificar pelos de roedores

maio 7, 2026

Morre mãe do ativista brasileiro Thiago Ávila, preso em Israel

maio 6, 2026

Síndromes respiratórias graves crescem 120% no Hospital do Oeste

maio 5, 2026

Bahia registra cerca de 8 mil casos prováveis de dengue em 2026

maio 4, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Mundo

Cruzeiro atingido por hantavírus deixa Cabo Verde após quarentena

By Patriciamaio 7, 20260

Foto: Foto Reuters O navio de cruzeiro de luxo atingido por um surto de hantavírus…

Circuito Baiano de Skateboard Street 2026 anuncia vencedores da 2ª etapa

maio 7, 2026

Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos

maio 7, 2026

Anvisa determina recolhimento de canela após identificar pelos de roedores

maio 7, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.