• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Diretriz contraindica tratamento farmacológico isolado para obesidade

abril 2, 2026

Tabela de propina, códigos e saques rondam venda de sentenças no STJ

abril 2, 2026

Marina se despede do Meio Ambiente e cita COP30 como principal desafio

abril 2, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Diretriz contraindica tratamento farmacológico isolado para obesidade
  • Tabela de propina, códigos e saques rondam venda de sentenças no STJ
  • Marina se despede do Meio Ambiente e cita COP30 como principal desafio
  • Dólar cai e fecha a R$ 5,15 com otimismo por trégua na guerra; Ibovespa sobe
  • Ministério da Fazenda implementa a iniciativa Mulheres Líderes em Finanças
  • Pé-de-Meia contribui para queda de 43% no abandono escolar: ‘Oportunidade de continuar sonhando’, exalta Lula
  • Obras de macrodrenagem na Bacia do Rio Camaçari reduzirão riscos de alagamento e beneficiarão mais de 68 mil famílias
  • Semana Santa: população pode adquirir produtos na Feira do Peixe nesta quinta-feira
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Mundo»Brasil se oferece para acolher dissidentes nicaraguenses que tiveram nacionalidade retirada
Mundo

Brasil se oferece para acolher dissidentes nicaraguenses que tiveram nacionalidade retirada

uesleiiclone8By uesleiiclone8março 7, 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
brasil-se-oferece-para-acolher-dissidentes-nicaraguenses-que-tiveram-nacionalidade-retirada
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Governo do Brasil manifestou em reunião de conselho da ONU estar ‘extremamente preocupado’ com violações de direitos humanos na Nicarágua Brasil se oferece para acolher dissidentes da Nicarágua que tiveram nacionalidade retirada por governo
O governo brasileiro declarou nesta terça-feira (7) numa reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, que se dispõe a receber cidadãos nicaraguenses que tiveram sua nacionalidade retirada pela Justiça do país.
“O Brasil está preocupado com relatos de sérias violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático naquele país, particularmente execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos”, disse o representante brasileiro na reunião, o diplomata Tovar Nunes.
O Brasil afirmou estar “extremamente preocupado” com a decisão do regime de Daniel Ortega de “tirar a nacionalidade de mais de 300 cidadãos e reafirma seu compromisso humanitário de proteger pessoas apátridas”.
Nunes disse que o Brasil está pronto para explorar maneiras de abordar a situação “de forma construtiva”, conversando com o governo nicaraguense e atores relevantes envolvidos.
Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em discurso exibido na televisão no dia 9 de fevereiro de 2023
CANAL 6 NICARAGUA / AFP
Na última semana, o país não aderiu a uma declaração assinada por 55 países que criticaram duramente Ortega.
‘Crimes contra a humanidade’
Na quinta-feira passada, um relatório de um grupo de especialistas da ONU acusou o governo da Nicarágua de cometer violações sistemáticas dos direitos humanos, as quais constituem “crimes contra a humanidade”.
Divulgado em Genebra, o documento do Grupo de Especialistas em Direitos Humanos sobre a Nicarágua menciona execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura e privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país.
“Eles são cometidos de maneira generalizada e sistemática por motivos políticos e constituem crimes de lesa-humanidade de assassinato, prisão, tortura, incluindo violência sexual, deportação e perseguição por motivos políticos”, afirmou o especialista independente Jan Simon, citado em um comunicado.
“A população vive aterrorizada (…) Quase todos os meios de comunicação independentes e ONGs trabalham do exterior” e “a situação continua piorando”, insistiu Simon em entrevista coletiva em Genebra, junto da especialista colombiana Ángela María Buitrago.
A especialista colombiana destacou a “ameaça constante” que paira sobre os nicaraguenses “de serem chamados de traidores”, de que sua nacionalidade seja “cancelada” e de que sejam “deportados”.
Essa situação lembra “períodos muito sombrios da história”, enfatizou Simon.
O grupo de especialistas é um órgão independente criado por mandato do Conselho de Direitos Humanos da ONU para investigar suspeitas de violações de direitos humanos cometidas na Nicarágua desde abril de 2018. Nessa data, eclodiram no país protestos violentamente reprimidos, com um balanço de mais de 350 mortos e centenas de detidos.
Em 9 de fevereiro, o governo de Daniel Ortega libertou 222 opositores da prisão, expulsou-os para os Estados Unidos e retirou-lhes sua nacionalidade. Uma semana depois, 94 dissidentes já no exílio também tiveram sua nacionalidade cassada. Entre eles estão os escritores Sergio Ramírez e Gioconda Belli.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) advertiu que a legislação da Nicarágua que permite a privação da cidadania viola o direito internacional.
No poder desde 2007 e reeleito sucessivamente em pleitos questionados, o presidente Ortega enfrenta uma onda de condenações de diferentes países por sua inclinação autoritária.
O relatório destaca que os abusos “não são um fenômeno isolado”, mas resultado de um “desmantelamento deliberado das instituições democráticas e da destruição do espaço cívico e democrático”. Desde dezembro de 2018, pelo menos 3.144 organizações da sociedade civil foram fechadas, afirma o comunicado.
Execuções, torturas e perseguições
Simon acusou o governo da Nicarágua de “instrumentalizar os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Eleitoral para […] implementar um marco legal tendente a reprimir” as liberdades fundamentais e de “eliminar, por diversos meios, qualquer oposição no país”.
Segundo o grupo de especialistas, Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, cometeram e continuam cometendo esses crimes.
No informe, o grupo pede à comunidade internacional que tome medidas legais contra os responsáveis por essas violações e que se aumente as sanções.
Simon insistiu em que o Estado e os indivíduos responsáveis por violações de direitos humanos devem ser responsabilizados, seja sob o direito penal internacional, a legislação nicaraguense, ou de terceiros países.
O documento relata que a polícia nacional e grupos armados pró-governo incorreram, de forma coordenada, em um padrão de execuções extrajudiciais durante os protestos de 2018. A revolta nas ruas durou quase cinco meses.
Também acusa policiais, agentes penitenciários e membros de grupos armados pró-governo de cometerem atos de tortura, incluindo violência sexual, durante os interrogatórios e a detenção de opositores.
“As autoridades têm buscado a perseguição, criminalização e eliminação de qualquer voz de oposição”, disse a especialista Ángela María Buitrago, citada no comunicado.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleProuni 2023: candidatos relatam instabilidade no acesso aos resultados; MEC diz que ‘trabalha para garantir consulta efetiva’
Next Article Cidadãos dos EUA sequestrados no México são encontrados mortos
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Guerra no Oriente Médio tem mais bombardeios e mortes neste domingo

março 2, 2026

China, África e países do Golfo Pérsico condenam ataques ao Irã

fevereiro 28, 2026

Narcotraficante mais procurado do México é morto em operação militar

fevereiro 22, 2026

Amazon pode ser processada por suicídios ligados ao nitrito de sódio

fevereiro 19, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Diretriz contraindica tratamento farmacológico isolado para obesidade

By Patriciaabril 2, 20260

Foto: Cristian Camilo/Divulgação Nova diretriz da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica…

Tabela de propina, códigos e saques rondam venda de sentenças no STJ

abril 2, 2026

Marina se despede do Meio Ambiente e cita COP30 como principal desafio

abril 2, 2026

Dólar cai e fecha a R$ 5,15 com otimismo por trégua na guerra; Ibovespa sobe

abril 2, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.