• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Câmara aprova regras para programas de fidelidade com milhas ou pontos

agosto 14, 2026

Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%

agosto 14, 2026

Abertura dos Jogos Escolares 2026 acontece no ginásio da Cidade do Saber

agosto 14, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Câmara aprova regras para programas de fidelidade com milhas ou pontos
  • Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%
  • Abertura dos Jogos Escolares 2026 acontece no ginásio da Cidade do Saber
  • Prefeitura empossa 54 novos servidores da educação
  • “A Carne Só Cai no Prato do Vegano” retorna a Camaçari em setembro
  • Prefeitura promove diálogo técnico para ampliar segurança e organização das corridas de rua em Camaçari
  • Dedicação e trabalho coletivo impulsionam resultados de escolas de Camaçari no Ideb
  • Instituto ProPulmão, na Bahia, aposta em rastreamento precoce no Agosto Branco 
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Camaçari»Prefeito e vereadores se reúnem com comissão de barraqueiros da Costa de Camaçari
Camaçari

Prefeito e vereadores se reúnem com comissão de barraqueiros da Costa de Camaçari

uesleiiclone8By uesleiiclone8março 4, 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
prefeito-e-vereadores-se-reunem-com-comissao-de-barraqueiros-da-costa-de-camacari
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com o objetivo de tratar mais uma vez sobre a decisão judicial federal que determina a entrega de um cronograma de execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2009, entre o município e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que dentre outras obrigações impõe ao ente público a remoção das estruturas instaladas irregularmente na faixa de areia em toda costa do Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo, se reuniu na tarde desta sexta-feira (3/3), com uma comissão de barraqueiros e vereadores. O subprocurador da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Bruno Helásio, e a titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, também participaram do encontro, que aconteceu na sala de reunião da Secretaria de Governo (Segov).

Na abertura do encontro, o gestor municipal explicou mais uma vez a situação. “Existe um TAC firmado com o município e a SPU, firmado em 2009, para retirada das barracas das praias. Precisamos observar que em outras cidades isso já aconteceu, como em Salvador e Lauro de Freitas e aqui o município veio postergando isso. Recentemente a justiça federal me notificou, por ter apresentado um cronograma e não ter executado. Por isso, demos início a execução nesta semana. E essa mesa aqui é para juntos podermos cumprir o que a justiça determinou”, disse.

Em seguida, o subprocurador Bruno Helásio esclareceu o que determina o TAC. “Esse TAC, firmado entre a União, Ministério Público Federal, Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e o gestor municipal da época, prevê uma série de obrigações, dentre elas, a retirada das barracas que ocupam, de forma irregular, a faixa de areia das praias. O cumprimento das obrigações previstas no TAC vem sendo cobrado pelo órgão federal ao longo de vários anos, mas nunca foi integralmente cumprido. Em razão disso, em 2015, a União, por meio da Advocacia-Geral da União, ingressou com uma ação de execução de título extrajudicial, pedindo que a Justiça Federal obrigasse a gestão municipal a cumprir as imposições do acordo. Desde então o Município tem adotado os mecanismos legais cabíveis para se defender nos autos da ação de execução, o que não afasta, todavia, a necessidade de cumprimento das obrigações previstas no documento”.

Na ocasião, a gestão se comprometeu em procurar áreas públicas do município para uma possível relocação, visando contemplar aqueles barraqueiros que estão dentro do TAC. “Nós já iniciamos a procura e os estudos para identificar áreas públicas que possam receber aqueles que se interessam em ser realocados. Como já sinalizamos em outros encontros com vocês. Existe também a possibilidade de indenização para aqueles que tenham interesse e que serão afetados pelo TAC. Estamos juntos com vocês”, enfatizou a titular da Sedur, Andréa Montenegro.

Atenta a tudo que foi exposto, a proprietária da Barraca Tradição, na Praia da Barra, em Itacimirm, Idma Ramos, agradeceu a oportunidade. “Eu estou nessa luta desde o início.  A minha e mais cinco outras barracas estão no TAC. Queria agradecer por essa mesa aqui hoje, vamos juntos buscar áreas para essa relocação, não podemos retroceder. Nos colocamos à disposição para qualquer coisa que possa contribuir com o cumprimento, mas que seja permitido para nós continuar trabalhando”, desabafou.

As medidas que a Justiça determinou ao município demandam que se apresente um cronograma definitivo para o cumprimento do TAC, demonstrando-se ainda as medidas que já estão em andamento. Deste modo, as intervenções que acontecem nas praias da costa visam cumprir o cronograma apresentado à Justiça, o qual decorre exclusivamente do cumprimento das próprias determinações judiciais. Tais ações permitirão demonstrar que o município não está descumprindo quaisquer das determinações emanadas da Justiça Federal, tão logo isso seja solicitado pela juíza responsável pelo processo.

A reunião contou ainda com a presença de representantes do Legislativo.

Elinaldo Araújo
Idma Ramos
Bruno Helásio
Andréa Montenegro
Foto: Jean Victor
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleCinco campeonatos de futebol agitam bairros de Camaçari neste fim de semana
Next Article STF torna Eduardo Bolsonaro réu por difamação contra a deputada Tabata Amaral
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

“A Carne Só Cai no Prato do Vegano” retorna a Camaçari em setembro

agosto 14, 2026

Prefeitura promove diálogo técnico para ampliar segurança e organização das corridas de rua em Camaçari

agosto 14, 2026

Nova Policlínica de Camaçari amplia oferta de exames e quadro de especialistas

agosto 13, 2026

Sesp publica edital de exumação de cemitérios da sede e da orla de Camaçari

agosto 12, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Câmara aprova regras para programas de fidelidade com milhas ou pontos

By Patriciaagosto 14, 20260

Foto: Ricardo Morgan/Aeroin/Arquivo O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (13), projeto de…

Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%

agosto 14, 2026

Abertura dos Jogos Escolares 2026 acontece no ginásio da Cidade do Saber

agosto 14, 2026

Prefeitura empossa 54 novos servidores da educação

agosto 14, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.